"O que é mangá?"


Eu não sei quanto a vocês, mas eu amo mangá de paixão mesmo. Então estou sempre lendo, desde a espera em algum lugar até no banheiro, com o livro ou online. Nessas muitas vezes em que as pessoas me pegam fazendo isso, aquela pergunta vem:

- O que está lendo?

- Mangá do...

- Mangá? O que é isso?

Então, para responder com mais detalhes, é claro que fui estudar um pouquinho, e vim aqui responder com mais detalhes para até eu não ficar em dúvida na hora de responder. Esta palavra é usada para indicar histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês, porém, no Japão, esse termo serve para qualquer história em quadrinhos. Como já foi citado na postagem sobre “o que é anime?”, muitos mangás viram animes, filmes, ovas ou até mesmo jogos, apesar de também poder ser ao contrario.  O kanji que é usado para escrever mangá (漫画) pode ser traduzir como “desenhos irresponsáveis”.


As características do mangá já começam com a ordem de leitura que é a inversa da ocidental, ou seja, se inicia da capa do livro com a brochura (Miolo do Livro) à sua direita (correspondendo a capa ocidental). A leitura das páginas (e balões) é feita da direita para a esquerda. Com desenhos realistas de personagens, ambientes e objetos. Também é usado os olhos grandes em muitos personagens, a origem dessa característica se encontra na influência da Disney no estilo Osamu Tezuka.


No Japão, os mangás são lançados originalmente em revistas antológicas impressas em papel–jornal que parecem com listas telefônicas. Elas têm de trezentas a oitocentas páginas e são publicadas com diversas periodicidades  que vai de semanal à trimestral.
Contêm capítulos de diferentes séries, cada capítulo tem de 19 a 40 páginas, são impressas em preto e branco, mas ás vezes também contêm algumas coloridas que geralmente estão no início do capítulo. Uma vez que uma série chega a um número de páginas em torno de 160 a 200 é publicado um encadernado em formato de bolso. Dependendo do sucesso que a série atingir, ela ganha um novo formato de encadernado, maior e com mais qualidade.


A revista mais famosa no Japão é a Shounen Jump da editora Shueisha, que publicou clássicos como: “Dragon Ball”, “Saint Seiya” (Cavaleiros dos Zodíacos), “Yu Yu Hakushou” e também outras séries como “Naruto”, “One Piece” e “Bleach”. Também tem a Champion Red que publicou “Inu Yasha”, e a revista shoujo Nakayoshi que publicou “Sailor Moon”, “Sakura card captor” e “Fruits Basket”.



As editoras daqui do Brasil são superincríveis. Elas publicam aqui os encadernados muitas vezes com qualidade muito melhor do que as próprias lançadas no Japão. Temos a Editora JBC, que já lançaram “Sakura Card Captor”, “Tsubasa Chronicles”, “Nana”, “Another”, “Yu yu hakushou”, “Death Note”, “Diário do Futuro” (Mirai Nikki) e muitos outros mangás sensacionais. Os mangás deles são de alta qualidade, estão sempre procurando melhorar, porém o preço não é superbaratinho (mas nenhum mangá hoje em dia é baratinho).
Temos a editora Panini que traz vários encadernados superfamosos do Japão como “Dragon Ball”, “Naruto”, “One Piece”, “Bleach”, “Tokyo Ghoul”, “Kuroro no Basket”, “Ao Haru Ride”, “kimi no Todoki” e muitos outros. Temos a New Pop também com “Usagui Drop”, “Loveless”, “Madoka Magica”, “cinco centímetros por segundo” e muitos outros. O preço dos mangás só tem subido ultimamente, porém quem ama mesmo mangá não economiza nem um pouquinho na hora de comprar.

Eu amo mangá, tenho varias coleções concluídas e várias ainda em andamento. São os meus tesouros. Espero que, além de esclarecer dúvidas, tenha dado para conhecer algumas coisas que não sabíamos em detalhes. Em uma próxima postagem sobre mangás quero entrar mais a fundo sobre a história do mangá que é superinteressante.

Então, até a próxima.


Mata ne....

4 comentários:

  1. eu leio manga mas on-line tenho alguns, mas os que eu me interesso as vezes é difícil de achar em português ainda mais na banca de jornal da minha esquina, eu leio muito josei e estava lendo Aishitieu no baby baixei tambem loveless pois o anime me deixou querendo saber um milhão de coisas... Mas leio muito e josei, tenho até escritora favorita, pra ser sincera eu estou exatamente no clima de ler um manga mas não sei qual.
    bjs
    Otome Game br e +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loveless atualmente esta sendo lançado aqui no braisl <3 tbm gosot muito dele

      Excluir
    2. Já que se falou de Loveless, queria saber se são apenas 7 volumes a coleção inteira

      Excluir