Dias da mães - Personagens Mães ( anime, mangá e dorama)


Todo mundo sabe que o mês de maio é um mês especial das mães. Pensando sobre esse dia tão importante, fiquei dias e mais dias pensando em quais personagens mães que se destacavam e valiam a pena falar, então, olhei todos meus mangás, olhei todos os animes e doramas que já havia visto, e tive uma surpresa, um tanto desagradável. Juntando todas as mães que conheço, existem mais mães ruins do que mães boas, por isso suspirei profundamente e  falei: “e agora? Como posso colocar a tona os feitos dessas mães?”
Bem... Existem milhões de mães nesse mundo, e, com isso, existem várias mães  de personalidades diferentes que transmitem seu amor maternal de modos diferentes, ou que nem chegam a ser dignas de serem chamadas de mães, mas não deixam de ser mães. Olhando minha lista de animes, achei nove casos de mães que: ou abandonaram, ou  causavam algum tipo de abuso ou dano em seus filhos. Segue a lista:


“Aishiteruze Baby(mãe largou a filha com parentes e sumiu); “Gakuen Alice” (Mãe abandonou pela segurança da própria criança); “Hanasaku Iroha” (mãe que foi embora com o namorado); “Skip Beat” (mãe exigente que, no final, abandonou com estranhos por causa da profissão); “Nana” (abandonou porque atrapalhava a vida dela); “Usagui Drop” (mãe imatura, abandono), “Bokura Ga Ita” (mãe depressiva que se suicidou, o que causou danos profundos na vida do filho); “Tokyo Ghoul” (mãe que se suícidou quando seu filho era pequeno); “Loveless” (mãe depressiva que batia no filho); “Fruit basket” (abandono, suicídio, maltrato de várias mães de uma única família); e “Soul Eater” (mãe que usava a filha(o) como experimento). Todos tem um tipo de história de mães que abandonaram por algum motivo, ou que abusavam de seus filhos.
Em Doramas o que é mais comum são mães ricas abusivamente controladoras como a de “Boy Before Flowers”, “Hana yori Dango”, “Secret Garden”, entre muitas outras que não me veem à memória agora. Também não deixa de ter aquelas mães que abandonam seus filhos por causa da profissão como em “You’re Beautiful”, ou até mesmo mães que causam mais problemas do que os próprios filhos como em “Akai Ito” (mãe viciada em drogas que causava uma série de problemas para seu filho/ e outra que suicido).
Não sei como processar a história de uma mãe que abandona seus filhos, pensando profundamente sobre isso, eu digo a mim mesma: “não vamos julgar, afinal cada um sabe a dor de ser quem é”. Enfim, não estou aqui para falar mal dessas mães, como eu disse, ainda que sejam mães ruins, não deixam de ser mães.
Então você pode pensar “nossa, mas o que esses japoneses pensam sobre mães?”. Quero lembrar que citei aqui apenas mães que causam um certo destaque, porque nos outros animes elas são sempre aquelas senhoras do lar sem muitos destaques nas histórias. Mas fiquem calmas, embora sejam poucas, não está tudo perdido, temos algumas mães incríveis sim, e são elas que vão representar nessa postagem todas as mães maravilhosas que cuidam com amor e dedicação de suas metadinhas, mesmo quando é muito difícil.


Para abrir com Chave de ouro, tenho que falar desta mãe que, embora não tenha chegado a poder cuidar de fato de seu filhote, foi uma mãe incrível, Kushina Uzumaki. Ela amava profundamente seu filho desde quando descobriu que estava grávida, quando ele nasceu, não pôde tê-lo por muito tempo em seus braços e ,por causa de seu amor, sacrificou sua vida para proteger seu filho, e mesmo depois de morta continuou protegendo-o. Me diz se ela não é uma mãe incrível? Eu me contorço imaginando como seria incrível se ela não tivesse perecido.
Créditos na imagem

Falando de mães, não podemos deixar de falar, é claro, da  Chichi (Dragon Ball Z) que é uma mãe extremamente rigorosa, dedicada e que ama seus filhos. Quem poderia imaginar quando viu a Chichi, na primeira série, que a pequena lutadora se tornaria uma mãe tão dedicada, uma mãe completamente do Lar? Só acho uma pena o fato dela não se cuidar muito como mulher, mas ela é uma mãe nota 10 mesmo sendo rigorosa.

Aproveitando, não posso deixar de citar uma mãe super moderna, a Bulma, nós, que a conhecemos desde mocinha, sabemos o quanto ela era um tanto assanhada com homem, quem diria que ela amarraria o vilão mais sexy, teria um filho tão bonito e filha e, ainda assim, não iria perder a pose? Ela não distribui seu amor materno do mesmo jeito que a Chichi, mas é uma ótima mãe também.

Uma mãe que eu não poderia deixar passar em branco é a Kyoko do anime “Fruits basket”, a querida e amada mãe dá Tohru. Ela não teve um bom exemplo de mãe em sua infância, o que a levou a ter uma vida um tanto rebelde, por sorte, sua vida foi mudada por seu professor, o que acabou em amor e em sua amada filha. Na realidade, quando ela descobriu que estava grávida, foi muito difícil, ela ficou muito mal, por nunca ter tido um bom espelho materno, ela teve muito medo de não ser capaz de amar seu filho assim como não foi por sua mãe. Mas seu marido a ajudou a superar esse medo, e nem ela sabia que viria a amar tanto esse pequeno ser em seu ventre.

Com um tempo, já mãe de uma mocinha de uns 3 ou 4 anos, seu marido veio a falecer, o que a deixou em choque, ela não fazia mais nada e nem lembrava de sua filha. A dor era muito forte, por perder a única pessoa que a amou tanto e que ela amava tanto, decidiu encontrar seu amado através do suicídio. Quando estava prestes a fazer isso, uma voz de filha e mãe a fez lembrar que tinha uma filha esperando em casa, então ela acordou e voltou correndo para casa e lá estava a única jóia que seu amado havia deixado, ela quase havia esquecido por causa da dor.


Então, mesmo sem ter um exemplo, nem ter tido privilégios de ser amada mesmo tendo uma mãe, mesmo tendo perdido a única pessoa que se importou com ela e por toda sua vida ter sido muito doloroso, ela superou tudo isso e criou sua filha sozinha, dedicou cada dia da sua vida para dar o melhor para ela, cuidou dela como se fosse seu verdadeiro tesouro até seu último dia de vida. Dava para ver que ela era uma mãe muito digna de ser amada, porque Tohru não deixa de cita-la em nenhum momento, inclusive, geralmente as filhas são muito apegadas  aos pais, mas a Tohru dizia ter muito ciúmes da sua mãe com o pai, ela dizia que parecia que ele estava roubando a mãe dela (isso são coisas que vemos mais nos mangás). Em meio a tanto amor materno, Tohru acabou sabendo como salvar uma família lamentável de mães lamentáveis.

Nesse mundo, onde talvez você tenha mães tão boas quanto essas que citei, no final, também existem mães que não foram capazes de serem mães, mesmo que não exista motivos para justificar o abandono ou maltratos de uma mãe para com seu filho. Muitas vezes não vemos o que nossas mães fazem pela gente, mas olhando para as mães horríveis que se encontram por ai, nós não temos que olhar para nossas mães e levantar as mãos para o céu? Mesmo que muitas vezes elas venham a ser chatas, não existe ninguém nessa vida com a capacidade de te fazer se sentir tão amada e importante em momentos críticos da vida. Então, se você é alguém que tem uma mãe que não te abandonou e  que, mesmo sendo muito chata as vezes, está ali para você e por você, então a valorize.


Deixando o sério de lado, e ai? Com que personagem sua mãe parece? E você pode citar alguma mãe bacana de anime, mangá ou dorama? Fala ai para nós. Minha mãe é estilo  Bulma, trabalhadora, está sempre cuidando da sua vida estética e está sempre mimando seus filhos. As vezes quer ser rigorosa, mas nem consegue (risos).

3 comentários:

  1. Eu gosto muito da Titi, e da bulma essa ai mitou pegando o vegeta e tendo o trunks.

    Eh triste que algumas mães sejam assim e deixe seus filhos ou os maltratem, então realmente temos que valorizar aquelas que nos criam, mesmo se as vezes não for mãe de sangue.

    Minha mãe seria difícil ja que as vezes ela e frágil mas também durona e as vezes brinca mais do que eu, e brincalhona.Eu não vivo mais com ela mais ela vem aqui em casa esse mês, fazer bagunça, e o que ela diz, ah minha mãe ainda hoje vira pra mim e chama anime do desenho dos Olhão, kkkk.

    ResponderExcluir
  2. Kushina e Kyoko TwwT foram realmente personagens incríveis, como eu chorei...

    http://www.manequim-alternativo.com

    ResponderExcluir
  3. AWWWWWN que post mais amor gente <3 Amei, a minha fav por questão de amor pelo anime é a Titi <3


    http://www.donab.net/
    https://www.facebook.com/donna14b/

    ResponderExcluir