Orange - Sinopse/ Opinião


Eu comprei Orange sem hesitar quando ele chegou à banca. Eu não sabia exatamente sobre a história, porém eu sentia que era um bom mangá. Contudo, o deixei um bom tempo na minha estante, toda vez que ia pegar um mangá, eu olhava para ele e meu coração se apertava, eu sentia que não estava preparada para os sentimentos que aquele mangá ia me proporcionar.

Minha querida coleção

Eu já falei trilhões de vezes que não falo de mangás recentemente terminados, porque sigo a lista alfabética para não me perder, mas eu não consegui me conter, eu tinha que falar sobre esse mangá incrível que eu terminei na semana que se passou. Este mangá tem cinco volumes no Brasil, está previsto um live-action e anime, estou super na expectativa e todos que se encantaram com a história também estão.
A história começa com a Naho que, em seu primeiro dia de aula, recebe uma carta misteriosa de si mesma de 10 anos do futuro que dizia para ela não realizar certas ações. Não tendo muita fé no que dizia a carta, ela ignora, porém algumas coisas que estavam escritas na carta começavam a acontecer, o menino chamado Kakeru, vindo de Tokyo, que entrou em sua turma; seus amigos chamaram Kakeru para sair no final da aula; e na carta dizia para não chamar. Contudo, algo terrível aconteceu na vida dele que poderia, talvez, ter sido evitado se ele tivesse voltado cedo para casa.  A partir desse momento, ela percebe que o que a carta dizia era verdade, então, passa a seguir as instruções da carta de um futuro no qual o Kakeru não existia mais.


Naho é uma garota meiga, tímida e prendada, tem um grande extinto familiar. É o estilo de garota que geralmente atrai os garotos japoneses, pelo meu ponto de vista. Por causa da sua timidez, ela deixava de fazer muitas coisas que sentia vontade de fazer, acabou que muitas coisas passaram pelas suas mãos por causa dessas hesitações. Entretanto, a Naho, que recebeu a carta, teve suas chances de mudar para não se arrepender, não hesitar, não deixar o que pode fazer agora para amanhã e fazer seus sentimentos acontecerem para que não haja arrependimentos.


“Mesmo que eu me magoe. Ou que eu perca o carinho dele. O que eu não posso perder... É ele.”

Eu gostei muito da Naho, para a do futuro, eu posso imaginar o quão doloroso foi ter ficado com tamanho arrependimento, ainda mais quando descobrimos que tudo poderia ter sido diferente se tivéssemos tido mais coragem. A Nova Naho do passado resolveu juntar coragem de onde ela não tinha e tentar o melhor para evitar seus arrependimentos, ou melhor, evitar que a pessoa que ela tanto ama morra. “Por favor, salve essa pessoa que é querida para mim.”


Suwa, atlético, divertido e muito amigável.  Eu o acho o cara mais incrível desse mangá (eu me apaixonaria por ele), ele é uma pessoa que valoriza muito seus amigos, embora o do futuro se arrependa de ter fechados seus olhos para não enxergar certas coisas pelos seus próprios sentimentos, eu não acho que ele tenha culpa alguma por ser assim, na verdade, ele agiu normalmente, não atropelou nenhum momento os sentimentos dos seus amigos. Ele, provavelmente, só agiu porque o Kakeru, visualmente, não estava fazendo nada além de fazer a Naho sofrer. Ele se arrepende muito por não ter enxergado além sobre seu querido amigo e, por isso, se ele pudesse mudar tudo, ele largaria do seu futuro com a pessoa que ama para salvar seu amigo (me diz se isso não é incrível?).

Mas o Suwa do passado, no qual Naho recebeu a carta e começou a mudar algumas coisas no futuro, parece ser muito mais incrível, eram muito óbvios seus sentimentos por ela, mas ele sempre dava um empurrão nela para reagir sobre o Kakeru, embora parecesse doer, ele estava sempre torcendo para que eles conseguissem ser felizes. Mesmo eu vendo que o Kakeru precisava muito da Naho, em meu coração, eu shippei muito o Suwa.


Azu, uma garota muito alegre; Chino, uma garota tranquila com olhar ameaçador; E o Hagita, é um cara serio, muito na dele, que ama histórias de comédia (inimaginável). Esses são amigos incríveis também, mesmo depois de 10 anos, continuam muito amigos e também carregam um grande arrependimento por não conseguirem perceber as dificuldades de Kakeru e seus dois outros amigos ao redor.


Kakeru é um garoto que não demostra suas dificuldades, está sempre sorrindo, dificultando que as pessoas vejam o que se passa em seu coração. Talvez por ter sofrido muito na sua antiga escola, ele tenta agir da melhor maneira para poder cativar seus amigos, por causa de um momento de rebeldia, ele perdeu algo muito importante que acabou gerando sentimentos de culpa que o corroíam cada dia mais. 


Por esse motivo, ele não sabia mais como fazer escolhas, ele hesitava porque tinha medo de perder algo valioso novamente. “As pessoas dizem que... Se você morrer, vai fazer quem você ama sofrer. Mas isso só da para saber morrendo.”. “Mesmo que esteja difícil agora, as coisas vão melhorar.”. “Falar é fácil. Afinal viver é a coisa mais difícil”.
Eu acredito que, porque ele não confiava em seus amigos, aliás, não confiava em ninguém, ele não tinha coragem de se abrir, de contar à verdade que estava o matando todos os dias. Não tinha como seus amigos saberem, então, mesmo ele estando no meio de seus amigos, sorrindo alegremente, na verdade, ele traçou uma linha invisível que não o permitia chegar de fato tão próximo de seus amigos. Deve ter sido difícil aguentar tudo isso sozinho, quanta dor ele sentia todos os dias e ninguém era capaz de enxergar. Por ver como esse garoto, que era rodeado de bons amigos, mas, na verdade, era sozinho. Ninguém o pôde salvar naquela vez, porém, agora, será que eles vão conseguir salvá-lo?
Essa história me comoveu muito, tive vários sentimentos contraditórios, eu sempre tive essa dificuldade em entender pessoas que suicidam mas aquela frase do Kakeru me fez ficar pensativa, “Afinal, viver é a coisa mais difícil”.

By Ichigo Takano

Então, mais do que a história, o que a própria autora escreveu no final do mangá agarrou meu coração e me emocionou muito. Então como não amar, ou aprender tantas coisas boas desse mangá? Você termina de ler e sai tão cheio, amizade, amor, cumplicidade. O ponto mais forte desse mangá é a amizade que transcende o tempo tudo por amar apenas um amigo, por desejar a felicidade daquela pessoa, fazer de tudo, mesmo que mude o futuro, para que essa pessoa possa sorrir no futuro.  Então, faço das palavras da autora minhas palavras, dê sua mão amiga para alguém que precise, ok? E, também, faça o que pode ser feito agora para não gerar arrependimentos, porque não tem nada pior do que viver de arrependimentos.


Esse mangá também tem um oneshot muito kawaii no final, sobre 2 irmãs gêmeos. Eu tenho certeza que vocês vão amar esse mangá, acredito que ainda existe tempo de vocês fazerem suas próprias coleções desse maravilhoso mangá que vale muito a pena de se ter na estante, e também você comprando é mais um apoio para mangás como esse virem para o Brasil, então, vamos lá, se você ama mangá assim como eu, que tal tê-lo em sua coleção?

Nem preciso dizer que superindico o mangá, né? Falei um monte de como esse mangá é incrível.  Então, espero que vocês gostem, e vamos aguardar com muita ansiedade o live-action e o anime que só de pensar já fico toda arrepiada.


Gênero:  Romance, Drama, Slice of life
Autor: Ichigo Takano
Mangá: 5 Volumes

Sinopse

No primeiro dia de aula, Takamiya Naho recebe uma carta misteriosa de si mesma 10 anos no futuro, que a aconselha a não realizar certas ações. Mas ela ignora, os amigos de Naho convidam o novo menino que chega de Tóquio, Kakeru, para sair depois da escola. Mas algo terrível acontece a Kakeru nesse dia. Algo que poderia ter sido evitado se Kakeru regressasse à casa mais cedo.
A par disso, Naho decide seguir as instruções recebidas do futuro, onde Kakeru não existe.

2 comentários:

  1. GENTE! Eu amo Orange <3 (está sendo um dos meus shoujos favoritos, e um dos únicos que tenho gostado, juntamente com akatsuki no yona, ore monogatari e maid-sama)
    Não fazia ideia que existia mango físico dele aqui no Brasil (estava lendo as scans pelo manga rock) e muito menos que teria adaptação anime /o
    Adoro o lance de viagem no tempo/mundo paralelo♥ (e até que ler uma coisinha mais água com açúcar e com um pouquinho de feels faz bem~).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso mesmo né, eu fiquei surpresa de como e uma historia boa. Tbm amo Akatsuki no yona <3<3

      Excluir