Moda Lolita


Se existe algo que eu amo são coisas fofas, acho que isso não é segredo para ninguém. Quando eu era uma alienígena do mundo Otome, eu não tinha conhecimento algum de quão amplo poderia ser este mundo Kawaii, foi apenas aprendendo pouco a pouco sobre o Japão e me enturmando com pessoas que gostam do mesmo, que eu conheci a Moda Lolita, que, vamos lá, é uma moda muito kawaii mesmo quando está misturado com ghotico ou punk.
Fiquei encantada, antes de conhecer este universo Kawaii eu não tinha certeza de como nomear o meu estilo, eu não sou uma Lolita (infelizmente), mas nomeio meu estilo como Kawaii (fofo e adorável) no qual estou sempre me inspirando em todos os envolvidos, inclusive lolitas. Então eu sou apaixonada pela Moda Lolita e morro de vontade de me vestir e tomar o chá da tarde acompanhada de várias outras (My dream).
Mas vem cá, Krol, você está falando de Moda Lolita, mas o que é? Bem, no Japão, o termo Lolita faz referência a uma cultura underground (é usado para chamar uma cultura que foge dos padrões normais e conhecidos pela sociedade) cuja moda é influenciada pelas culturas kawaii japonesa (falaremos disso em breve). Roupas infantis do período Rococó europeu, com uma pitada de punk e gótico ocidental. Esta moda surgiu no final dos anos 70 quando alguns grupos de música começaram a subir no palco usando saias rodadas cheias de frufru.
A moda Lolita é dividida em vários sub-estilos, os quais vestem cada personalidade a seu caráter, vamos conhecer algumas principais como:


·        Sweet Lolita: como o próprio nome diz, é um estilo bem doce e bem kawaii onde se usa cores com tons em rosa, tons pastel, um pouco de marrom e preto. Um estilo que sempre busca inspiração na infância usando sempre estampas de doces, animais e também usando acessórios fofos.


·        Clássico Lolita: é inspirado na moda Vitoriana e Rococó (moda de períodos históricos), as cores mais usadas são tons envelhecidos (marrom e rosa velhos são os mais comuns) e tem estampas florais.

·        Gothic Lolita: é o mais conhecido no universo Lolita onde se mistura a moda gótica com a Lolita e se usa cores escuras e elegantes nas quais a cor preta predomina, contudo, sempre fazendo contraste com cores vibrantes, pálidas e sombrias. Maquiagem com tons escuros, mas sem exageros.


·        Punk Lolita: Mistura da moda punk com a Lolita, utilizasse sobreposições de xadrez e listras. Os acessórios mais comuns são caveiras e às vezes spikes (um dos meus favoritos).


·        Casual Lolita: Este é um dos que eu mais me assemelho no meu dia-a-dia, pois é um estilo que usa roupas diárias e comuns, usando saias  rodadas com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta  babylook com estampas fofas e sapato de boneca simples de salto baixo.


Estes são os mais principais, acredito eu, porém temos muitos outros como Country Lolita, Hime Lolita (este é belíssimo, amo),  Shiro Lolita (Shiroi significa branco em japonês, sendo assim, esta se veste toda de branco); Kuro Lolita (Kuroi significa preto em japonês, em contraste com Shiro, este se veste todo de preto).


Estes acima são usados a qualquer ocasião que as meninas que aderiram este estilo queiram usar, porém temos algumas que geralmente são somente usadas em photoshoots ou em eventos/encontros. Entretanto, nada as impede de usar quando quiserem, mas claro que não é comum, são estes: Guro Lolita (é uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum"); Ero Lolita (sensual, decotes e saias curtas); Wa Lolita (usam  roupas tradicionais japonesas misturada com alguns elementos da moda Lolita); Qi Lolita (usam roupas tradicionais chinesas com alguns elementos chineses); Deco Lolita (homens que se vestem de Lolita); Sailor Lolita (veste como marinheiro).



Então Lolita é uma estilo bem extenso, segundo  algumas pessoas, existe mais outros sub-estilos dentro dele que não são oficiais, no Japão tem lojas  especializadas para lolitas. Eu não conheço ninguém muito de perto que leve este tipo de estilo ao pé da letra, mas amaria conhecer e conversar muito para entender bem melhor. Tudo que aprendi foram coisas que li, se você tiver algo a incrementar que eu possa ter deixado passar, ficarei feliz em saber, diga abaixo, por favor. Diga-me o que acha deste estilo, eu gostaria de saber. Eu sou apaixonada.

1 comentários:

  1. Se tem uma coisa que Lolitas são é fofas,Eu acho que fofura com muito rosa não combina comigo, mas eu adora as clássicas e a Dark.
    Umas roupas com babados é tal não são mal, são até boninas e fofas.
    bjs

    ResponderExcluir