Apoie os Scans


 Eu não me canso de dizer o quanto eu amo ler mangás, e, para alguém como eu, não tem nada mais terrível do que não conseguir achar o tão desejado mangá em português. Claro que, hoje em dia, aqui no Brasil, há muitos mangás sendo lançados, mas existe muito mais mangás que nem em sonho podem acabar sendo lançados aqui no Brasil e é ai que vem os Scans. Para pessoas como eu que amam muito mangás, principalmente os que contenham romance (shoujo, josei), Scans são verdadeiros heróis.
Existe uma série de blogs, sites que formam grupos de pessoas dispostas a traduzir mangás, trabalho feito sem fins lucrativos de fãs para fãs, e não é só mangás, também os que legendam animes e doramas. Um trabalho duro que toma muito tempo feito por pessoas que apenas tem o prazer de compartilhar mangás fantásticos (ou doramas e animes) com pessoas que gostam. Eu sou muito grata, dou pulinhos de alegria quando acho aquele mangá que eu nunca pensei que iria encontrar e meu coração se enche de gratidão quando encontro.


Mas também existem aqueles que roubam (para mim, é roubo) o trabalho alheio sem permissão e abrem um site online e colocam todo o trabalho duro de outras pessoas em facilidade para os outros verem. Eu sei que muitas vezes online é muito mais fácil de ler, contudo, se você lê em um site não autorizado pelo Scan que teve o trabalho de fazê-lo, vocês estão menosprezando o trabalho deles e também pedindo para que o Scan, muitas vezes, acabe desistindo do seu projeto por falta de se sentir valorizado.



Eu acompanho mais de 10 entre sites, blogs e forum, ou seja, muito mais de 200 mangás em aberto, eu faço questão de ver ele no próprio site por puro apoio, não quero que acabem, eu preciso deles, aprecio o trabalho deles e dou graças a Deus por existirem pessoas como eles que dão seu precioso tempo para compartilhar mangás que muitas vezes eles mesmos são capazes de ler na língua que encontraram. Então hoje quero pedir que você que gosta tanto quanto eu apoie, valorize o trabalho destas pessoas. Eu vejo, com frequência, pessoas exigindo o lançamento como se os tradutores fossem empregados ou ganhassem algo para fazer o projeto, mas eles não ganham, não são escravos ou empregados, são companheiro apenas compartilhando com a gente aquilo que eles sabem fazer muito bem.
Então não leiam os mangás em sites online não autorizados, leiam no próprio site, façam download. Comentem, assim estaremos apoiando aqueles que dão tão duro para nos trazer mais e mais bons mangás. 

0 comentário

Postar um comentário