Fruits Basket


Escrever sobre uma história maravilhosa é sempre muito difícil, pois você não quer fazer um texto mediano, você quer falar profundamente sobre tudo o que você viu e sentiu, e fazer com que as pessoas sintam quão maravilhosa é  aquela história que você passou a  amar de todo coração. Existem muitos outras histórias sobre as quais me sinto exatamente assim e “FRUITS BASKET” é, com certeza, uma delas.
O anime tem 26 episódios e ainda assim não foi suficiente, é um tanto antigo e  infelizmente não acompanhei o mangá até o final.  O mangá foi lançando aqui no Brasil há um bom tempo com 23 volumes. Para ser sincera, depois que assisti, nem fazia ideia sobre o mangá já ter sido lançado aqui, mas, depois de muitas viagens à São Paulo, acabei o encontrado nas minhas visitas ao Bairro Liberdade. Como ele já era antigo, não consegui todos, mas consegui uma quantia muito boa para saber da continuação após o final do anime.Há um tempo, houve um rumor, que ainda não vi confirmação, de que esse mangá seria relançado. Sinceramente, queria muito que fosse, assim poderia completar minha querida coleção novinha e folha, pois esse é um tipo de mangá que você relê diversas vezes com muito prazer.


Essa história arrancou várias reações de mim, tinha hora que eu rolava de rir, outras, eu chorava as pitangas e outras que ficava com sorriso de orelha a orelha. Toda vez que leio, eu sempre repito a mesma frase “essa história é muito boa”. Uma história com diversos tipos de pontos: pessoas e seus traumas, conflitos familiares e pessoais, pessoas dominadoras e possessivas, pessoas que tem capacidade de amar intensamente, pessoas com medo de amar, pessoas com medo de socializar, pessoas que carregam o peso da culpa, pessoas com medo de serem abandonadas, pessoas com medo de esquecer aqueles que se foram, pessoas que pensam mais nos outros do que em si mesmas.

Entretanto, existe algo realmente diferente nessa história, algo que faz todos esses conflitos serem piores do que o normal, uma maldição extremamente cômica que envolve toda a família Soma.  Por causa dessa maldição dos 12 signos (chineses), todos os 12 que foram premiados sofreram de várias formas.



Mas quem dá um toque de luz nessa história tão triste que chega a ser obscura é, com certeza, nossa personagem principal Honda Tohru. Eu, realmente, amo essa personagem, ela tem toda a minha admiração, se você pensar bem, ela tem uma vida realmente sofrida, órfã de pai e mãe, mas ainda consegue sorrir tão radiantemente ao ponto de mudar o coração das pessoas. Tohru está sempre pensando no bem-estar das pessoas em volta, não por interesse, apenas porque, para ela, as pessoas que a rodeiam são tão importantes que ela sente que deve tratá-las cuidadosamente. Quando eu lia o mangá, eu pensava: “eu realmente queria uma filha como ela”.
Quem a vê nem imagina as percas que ela teve e, mesmo diante a tanta dor, ela é capaz de abraçar a dor do seu próximo sem se importar com a sua própria. Ela tem o dom de enxergar o coração das pessoas e somente a sua presença é o  suficiente para fazer as pessoas se sentirem bem e confortáveis. Tohru foi alguém que trouxe vida para essa família tão cheia de dores e revoltas.



Eu fiquei realmente confusa sobre quem Shippar, mas depois nem tudo o que parecia era e isso me deixou um tanto chateada. Entretanto, no final, eu realmente gostei da pessoa escolhida pelo coração da nossa amada Tohru. Eu me identifiquei um tanto com o Yuki na questão dos conflitos internos dentro de si.




 Um dos meus garotos favoritos era o  Momoji (meu crush) no começo do anime, ele era todo fofo e eu já amava ele. Depois, no decorrer do mangá, ele cresceu e ficou um homem, cai mais ainda de amores por ele, eu realmente queria ver a família que um dia ele iria criar.



Eu fiquei um tanto interessada no Kyo, ele é alguém que sofreu muito, mas eu não acredito que um sofreu mais do que o outro, eu acredito que todos sofreram níveis suficientemente mortificantes de dor. Apesar de  cada um ter enxergado de forma diferente sempre achando que estavam sofrendo mais do que os outros, no final, todos eram pessoas lamentáveis.

O Akito foi alguém que me fez sentir muita raiva, assim como a Rin disse, não acho que seja tão fácil perdoar as coisas que ele fez e a revelação no mangá foi realmente chocante.


A história  dos pais da Tohru foi realmente linda demais, ver como a mãe dela também não teve uma vida fácil, mas encontrou de forma realmente linda e emocionante o pai da Tohru; ver o medo que ela sentiu quando engravidou, pois o exemplo materno que ela teve não foi nem de longe um dos melhores; o medo que ela sentiu de que seu filho acabasse se sentindo da mesma forma que ela se sentia sobre seus pais... Entretanto, por causa de seu marido, ela pôde sentir forças e conseguiu se sentir muito feliz por ter um filho.
Ela  teve dificuldade em superar as percas, quem não conseguiria entender os sentimentos dela? Mas, quando ela despertou novamente, passou a dedicar sua vida a criar sua amada filha, ela deve ser uma mãe muito orgulhosa, nunca vi uma mãe ser tão valorizada quanto a Tohru a valoriza e a respeita.


Eu vi muitos ângulos das vidas de muitas pessoas nessa história. Uma das coisas que observei bem foi a relações de pais e filhos, existem muitos tipos de pais, alguns bons, aqueles que dão boas influências, outros que, se  seus filhos  não atinjam suas expectavas, são capazes de abandoná-los sem hesitar. Outros que simplesmente usam seus filhos como objetos e outros que se acham no direito de controlar a vida de seus filhos friamente. Alguns que aprofundam a relação e outros que nunca nem olham para seus filhos. Também tem  aqueles que são capazes de culpar seus filhos de suas próprias consequências e aqueles que machucam seus filhos. Existem todos os tipos de pais, mas uma coisa é certa, nesse anime você pode ver o quão importante os pais são para a vida das crianças, como pais podem evitar tantas coisas ruins na vida de seus filhos dando apenas um pouco de atenção e amor, dizendo coisas de bom grado, sendo sinceros. Aprendi muito sobre como o amor materno é importante.


Quase todos os seres humanos são inseguros, nem todos conseguem atrair as pessoas e algumas, mesmo conseguindo atrair muitas, ainda assim se sentem solitárias, sozinhas no mundo. Acredito que, nesse anime, aprendi a importância de ter pelo menos uma pessoa especial que te ame e permaneça do seu lado em qualquer momento, pois tem pessoas que ficam tão envolvidas em querer que todos os olhem, todos os amem, todos os procurem, que acabam se sentido mais sozinhas incapazes de confiar se tornam cada vez mais solitárias e obsessivas. Mas se você abrir os olhos e perceber que tudo que precisa é apenas uma pessoa que possa chamar de seu, que deseje ficar do seu lado para sempre, isso se tornará suficiente (embora achar essa pessoa pode ser um caminho ardo, mas um dia você acaba achando).
 Muitos animes nos fazem pensar na vida, pensar sobre nos mesmos, reconhecer quem somos e o que precisamos, acredito que essa história nos ensina muito, nos desperta muito. Eu super indico o anime e, principalmente, o mangá que é maravilhoso, com muita sorte, talvez esse anime passe a ser lançado novamente, seria muita felicidade para uma Otome só.
Realmente essa é uma história que está em meu coração, e permanecerá para sempre.
Espero que todos possam apreciar da mesma forma que eu apreciei, que todos possam tirar tantas coisas boas quanto eu.
Se você ainda não assistiu, ou leu, não espere mais, assista e, se possível, leia até o fim. E vamos rir, chorar e nos sentirmos felizes de novo juntos, ok?

Se já assistiu, me diga o que achou, espero com muita alegria saber o que achou e sentiu.

0 comentário

Postar um comentário