Dia 1ª de abril, dia da mentira – Personagens mentirosos


Todo mundo sabe que dia primeiro de abril é dia  da mentira. Foi pensado nesse dia que me veio em mente: por que não falar  daqueles personagens mentirosos que mais me marcaram nesse mundo dos animes? Não foi muito fácil juntar  uma quantia x de personagens, pois o único que veio em minha cabeça assim que escutei a palavra “ mentiroso” foi, sem dúvida, Usopp. Aí, depois de forçar muito a memória, acabei lembrando de alguns outros personagens. Tenho certeza que têm muitos outros, mas não consigo lembrar.
         

   O primeiro que irei falar também foi o primeiro mentiroso de anime que conheci quando era muito pequena: Mr. Satan, do anime Dragon Ball Z. Não é segredo que eu sou louca por DBZ, já falei disso (link aqui).  Esse senhor conquistou o mundo através de uma grande mentira, se tornando o “ salvador do mundo”. Com isso, ele virou um dos homens mais poderosos, admirados e temidos do mundo.  Na verdade, para um homem comum, ele era realmente forte, mas quando o lance era  enfrentar algo fora do comum, ele não tinha nenhuma chance. Mesmo ele não fazendo nada na primeira vez, levou o crédito total, crescendo nas costas dos outros. 

            Embora ele vivesse uma vida toda de mentiras por um longo tempo, mais tarde, quando surgiu um grande inimigo novamente, acabou por não ser, assim, uma tão grande mentira que ele salvou a Terra. Eu daria um creditozinho para ele  na saga Majin Buu, em que ele virou amigo querido do vilão (mesmo que sendo falsidade no começo). Assim, conseguiu  enrolá-lo por um tempo. Mais tarde também, em um momento crítico, ele foi de grande ajuda: como ele era admirado e respeitado pelo mundo todo ( por causa de sua mentira), ele pediu para todo o povo do mundo ajudar o Goku a fazer uma genki dama. Bom, no final, mais uma vez, saiu ele como o grande salvador do mundo.


            O segundo personagem é Usopp, do anime One Piece. Se pararmos para pensar, suas características faciais fazem bastante referência ao Pinóquio. Esse é um dos personagens mais mentirosos que já conheci. Cada vez que ele abre a boca, uma mentirinha sai de seus lábios, ou seja: para contar um fato, uma aventura que nunca aconteceu ou para aumentar um fato, o que acaba por ser uma das suas maiores habilidades.  Desde pequeno, ele sempre viveu dessa forma, e por causa das suas inúmeras mentiras, em sua cidade, um dia, quando algo ruim de fato estava acontecendo, ninguém acreditou nele. Embora ele seja de fato um mentiroso, ele é um cara bom e um tanto medroso,  mas é um sonhador também. Seu maior sonho é ser um grande guerreiro do mar, por isso entrou para tripulação do Luffy.

             Apesar de ser muito medroso e muitas vezes quisesse mais é fugir de certas situações do que encara-las, ele nunca abandonou suas responsabilidades e com ajuda de alguma mentirinha ele encarava a batalha, suas mentiras são tão convincentes que ate seus próprios colegas já foram enganados . Usopp  era um dos tripulantes mas fracos além de mentir não tinha nada que ele era tão bom assim,  mas com muito treinamento e vontade de melhorar virou um dos melhores atiradores do bando do chapéu de palha. Eu acho que ele usa mentiras muitas vezes para  se auto dar coragem,  quantas vezes ele já encarou coisas que ele estava com muito medo, mas depois de inventar uma mentira  ele conseguia enfrentar a situação, não esquecendo de dizer o quão inteligente ele é, afinal para ser um bom mentiroso de fato  ser inteligente e um ponto chave na situação.

            O terceiro mentiroso é um dos meus vilões favoritos: Aizen, do anime Bleach, já falei desse anime aqui também (clique aqui). Esse não é um mentiroso como os demais, eu costumo dizer que é um dos mais perigosos, é daqueles que realmente fazem um grande estrago na vida das pessoas envolvidas, principalmente emocionalmente. Aizen era capitão do quinto esquadrão dos Shinigames, sua característica  era intelectual, tinha um olhar sereno, um homem gentil e humilde, essa era imagem que ele passava. Por isso, todos confiavam nele de olhos fechados, eu mesma fui enganada de forma bem dolorosa, porque antes de gostar dele como vilão, eu gostava de quem ele acostumava ser.


            O que ninguém fazia ideia, era que isso era apenas uma farsa da parte dele. Era a forma com que ele manipulava as pessoas ao seu redor enquanto cometia muitos crimes por baixos dos panos. Tudo que ele queria era poder.  De baixo daquela mascara, havia um homem totalmente oposto do qual nós conhecemos (devo confessar ele ficou muito sexy). Todas as suas mentiras, dolorosamente, foram  sendo descobertas. Assim como eu, acho que muitos ficaram desapontados. O que posso dizer é que esse tipo de mentira é uma das piores. Aprendi muito vendo esse personagem, ele disse uma coisa que realmente ficou gravada em meu coração e uso essa frase para sempre me manter alerta: “Qualquer traição que você pode ver é trivial, o que é verdadeiramente assustador e muito mais letal é a traição que você não pode ver”.
            Eu queria falar de mais alguns, como Light Yagame (Kira), do anime Death Note. Todos que conhecem esse anime sabem o quanto ele mentiu para encobrir seus crimes, na cara dura. E também o fofo Takashi Yamazaki, do anime Cardcaptor Sakura: ele costuma contar historinhas  cheias de mentiras. Mas bem, vou entrar em detalhes não, pois não quero esse texto muito grande. É isso aí, o que eu acho que observando esses personagens: aprendemos com eles, não to dizendo em aprender a mentir, mas reconhecer um mentiroso, saber como lidar com um mentiroso, ou até mesmo como lidar em uma situação como a do personagem Aizan, uma verdadeira pessoa falsa que nos faz confiar e gostar dele através de suas mentiras. Uma coisa que aprendi no longo da vida e até mesmo assistindo, é que uma pequena mentira que você conta pode virar um hábito. Então não pense que “ ah, é só uma mentirinha leve.” Pode ser de fato uma coisa boba, se isso virar um hábito, pode se tornar perigoso. Então, vamos ter cuidado, e tentar viver ao máximo em sinceridade.

4 comentários:

  1. Sabe sei lá, mas personagens ai fizeram eu lembrar da minha infância.
    E pensar que anos atras eu era "apaixonada" pelo Aizen <3

    Amei a postagem<3

    Amei seu Blog também <3

    Beijinhos!

    http://nuvem-imaginaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não consigo me lembrar de personagens mentirosos (tirando o Mr. Satan). E da sua lista, não conheço mais ninguééém :OOOOO
    Mas a ideia do post foi bem legal, parabéns o/
    Ahhhhh, lembrei de uma (não vou apagar o que já escrevi, haha) A Erika de Ookami Shoujo.. Já que ela mente que tem namorado e tals, conta né? :P
    Haha beeijos.
    www.prettythings.com.br

    ResponderExcluir