Vocaloid


          A verdade é que eu não sei nada sobre Vocaloid. Até um tempo atrás, eu não tinha qualquer interesse, mas o que me despertou o interesse neles foram minhas amigas que fazem cosplay e gostam tanto dos personagens. Por esse motivo, lá foi a Hime  conhecer alguns Vocaloids e, quem sabe, até mesmo escolher uma para si. Acabou que gostei de alguns. Só que, o que eu sei sobre eles??? NADA!! Se me perguntam o que é  Vocaloid, eu não sei explicar de forma correta. Pensando em mim, totalmente leiga sobre o assunto, e as pessoas que sabem menos ainda que eu, fiz algumas pesquisas, o que me deu uma dor de cabeça terrível, mas vamos lá nos aprofundar e conhecer um pouquinho sobre o assunto.


            Vocaloid é um software desenvolvido pela YAMAHA desde o ano 2000, uma tecnologia que sintetiza a voz. Com esse software, você escolhe um cantor virtual e o faz cantar a música que quiser, apenas colocando a letra e a melodia. Com uma variedade de vozes e alguns personagens, você pode montar seu próprio show com um vocalista virtual e até mesmo fazer algumas mudanças na voz, conforme queira. Esse produto foi anunciado em 2003 com a primeira série, V1 (Vocaloid1), mas só caiu na praça em 2004, em inglês, com os Vocaloids Leon, Lola e Miriam, desenvolvidos pelo studio Zero-G. Logo depois, lançaram também em japonês os Vocaloids Meiko e Kaito,  desenvolvidos pela própria YAMAHA com a Crypton Future Media.


            A série Vocaloid2 foi anunciada em 2007, com uma tecnologia melhorada  e novas funções, mas não suportava o banco de vozes do seu antecessor. Os novos Vocaloids, em inglês, são Sweet Ann, Prima, Sonika, Big Ai, Tonio, Sonika e a Megurine Luka, que também tem em japonês. Em japonês: Hatsune Miku, Kagamine Rin, Kagamine Len, Kamui Gakupo, Megpoid, SF-A2 Miki, Kaai Yuki e Hiyama Kiyoteru. A YAMAHA parou a produção do Vocaloid1 e Vocaloid2 em 2011, interrompendo totalmente a venda  do V1 em 2014 e, em 2016, o V2.


            Em 2011, foi lançada a série Vocaloid3, com uma nova tecnologia, com capacidade de cantar outras línguas como coreano, chinês e espanhol. Com suas novas atualizações, também tem capacidade para suportar o banco de vozes do V2. Além disso, também foi incluído um novo software que da a capacidade de sintetizar vozes de forma mais natural. Os novos Vocaloids, em inglês: Oliver, Avanna, English Megpoid, e  Macne Nana. Em inglês e japonês:  Kaito V3, Hatsune Miku V3,  Yohioloid e Meiko V3. Em japonês: Mew, V3 Megpoid, VY1V3, Tone Rion, Cul, Yuzuki Yukari, Ia, V3 Lily, V3 Gackpoid, VY2V3, Mayu, Aoki Lapis Se, Mew Se, Zola Project, Kokone, Anon & Kanon, Vflower, Tohoku Zunk, Galaco Neo, Rana e Chika. Em chinês: Xin Hua, Yuezheng Ling e Luo Tianyi. Em espanhol: Bruno, Clara e  Maika. Em japonês e coreano: SeeU. Tem várias versões desses Vocaloids no próprio V3. Por sua vez, sem uma data específica, foi lançando o Vocaloid4, que, pelo que entendi, é uma fusão das 3 séries anteriores, com mais algumas funções de melhoria. Além dos Vocaloids que já existem em outras versões e até em outros idiomas, mas alguns outros Vocaloids novos.  Tecnicamente, Vocaloid é isso: um software que produz musica sintetizada para cantores virtuais ou para outros fins.
            Tudo é muito complexo sobre Vocaloid. Eu não fazia ideia do que realmente era. Tudo que eu conhecia era alguns personagens que acabaram por ficar muito famosos no mundo todo. Imagino que uma boa parte dos otakus conheçam a Miku Hatsune, pois ela é a personagem mais amada e famosa dos Vocaloids. Uma verdadeira idol virtual. Com uma série de versões de estilo, ela viralizou pelo mundo. Então, tem personagens cantores virtuais muito mais famosos que cantores reais, principalmente no Japão, imagino. Não disse isso antes, mas cada personagem  tem seu próprio provedor de voz e muitos são cantores conhecidos no Japão.

            Confesso que existe uma dificuldade enorme para vir aqui e explicar algo que nem eu mesma entendo direito. Pode ter faltado muitas informações sobre o assunto.  Porém, o motivo para eu explicar sobre isso é que logo falarei sobre personagens dos Vocaloids, então, queria entender o que realmente eles são e não só vir falar sobre os personagens. Acredito que esse programa foi feito para que pudéssemos nos divertir e trabalhar com a música de modo virtual,  mas os personagens criados acabaram ficando muito famosos e queridos pelo mundo. Existem personagens que foram criados pelos próprio fãs, até mesmo games e outras coisas. Já usaram até mesmo esse software para recuperar a voz de um cantor famoso que faleceu. Achei muito interessante, pois embora esse programa seja algo para divertir, pode se usar em coisas muito mais sérias.
            Outra hora venho aqui falar sobre os personagens de modo mais individual. Não sei se entenderam bem. Eu, sinceramente, ainda tenho minhas dúvidas e ninguém que entenda o suficiente para respondê-las.


2 comentários:

  1. Eu também não conhecia muito sobre vocaloids... apenas a Hatsune Miku que é tão famosa no mundo todo. É bem difícil de explicar mesmo kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir