The Garden of Words (Kotonoha no Niwa)

           

           Já tem mais de um ano, se eu não estiver equivocada, que tenho muita vontade de assistir a esse filme, mas nunca tinha coragem, pois, de alguma forma, eu sentia que essa história me traria sofrimento. Depois, apareceu o mangá dele na banca, o que eu, com certeza, comprei. Eu sempre ficava encarando-o em minha estante, enquanto escolhia algo para ler e dizia a mim mesma que ainda não estava pronta. Isso também acontece com outros mangás, então não é uma ação exclusiva para esse. Depois de ver que ele estava disponível na Netflix, resolvi encarar logo de uma vez. 

            O mangá foi adaptação do filme. Tem uma ilustração muito linda e a única coisa que me deixa triste é por ser curto. O filme foi escrito, dirigido e editado pela mesma pessoa, Makoto Shinkai, que fez um trabalho espetacular. Essa animação é tão viva e tão perfeita, que fiquei maravilhada em quão real parecia o jardim. Existe uma leve diferença  entre o mangá e o filme. Gostei mais do final do mangá, embora ainda queira uma continuação. A história tem o tipo de teor que gosto: um possível romance de Oneesan. Então, meninas que gostam desse gênero, assistam. Também coloca em questão o bullying, mas, ao invés ser entre adolescentes, são adultos passando por isso no trabalho.


            A história envolve um estudante que tem o sonho de ser sapateiro. Em toda a manhã chuvosa, ele matava a primeira aula e ia para um jardim, onde poderia ficar sossegado e desenhar seus sapatos. Entretanto, um dia, ao chegar lá, já havia uma mulher, que estava ali, em plena manhã, tomando cerveja. Com algum tempo, a mulher misteriosa se levanta e se despede, recitando Tanka (uma forma de poesia japonesa). Aquilo o deixou encabulado sobre qual era o significado daquilo. Dia após dia, todas as manhãs de chuva, ele ia para o jardim e lá estava aquela mulher, que o fazia companhia todas as manhas, e pela qual o adolescente não sabia nada a respeito. Pouco a pouco, eles começaram a compartilhar conversas. Todos os dias, ambos acordavam ansiando a chuva para que pudessem se encontrar novamente. Poderia ser que, nesses encontros, havia nascido algum sentimento entre eles? E quando a estação da chuva acabar?
( Atenção!!! Spolier)


            Takao Akizuki é um rapaz muito responsável e mora com seu irmão e mãe. Durante o filme, a mãe foi morar com o namorado e seu irmão mais velho se mudou, indo morar com a namorada. Takao passa todo o seu tempo desenhando e fazendo sapatos. Ninguém apoia seus sonhos, mas é algo que ele realmente anseia em fazer. Por isso, passava a maioria do tempo livre, e até na sala de aula, desenhando. Suas horas favoritas eram nas manhas chuvosas, que ele usava como desculpa na escola por perder a primeira aula e ia para um jardim, onde era calmo e quieto e ele poderia se dedicar apenas aos seus desenhos. Encontrar aquela mulher, no começo, não era nada. Ele ficava imaginando o que ela fazia ali, matando serviço, quase sempre tomando cerveja e comendo chocolate pela manhã.


            Depois que começaram a conversar, ela nunca dizia nada a respeito dela, então  não sabia nome, idade e onde trabalhava. Se a chuva parasse, talvez ele nunca mais a encontraria. Entretanto, o que havia de certo ali é que havia algo de errado com ela. Nunca ninguém havia apoiado seus sonhos, mas ela era diferente. Ela o deu gás e novo animo para continuar indo em frente com seu sonho. O adolescente estava a cada dia mais apaixonado e depois de decidir fazer um sapato para ela, a estação de chuvas parou. Eles poderiam nunca mais se ver. Passaram dias, meses, e as férias da escola. Voltando a sua rotina escolar, conversando com seus amigos, ele passa por alguém que não via há muito tempo. Então, ele descobre que aquela mulher misteriosa, a qual estava apaixonado, era professora de sua escola.


            Yukari Yukino é uma mulher meiga, porém muito machucada e amedrontada. Acredito que, quando ela escolheu ser professora, nunca havia imaginado que passaria por tal situação. Yukari não conseguia ir mais para o trabalho. Toda manhã  acordava e chegava no metrô, mas simplesmente não conseguia entrar. Até mesmo comer era difícil. As únicas coisa que ela conseguia sentir o gosto era cerveja e chocolate, que tinham sido seus únicos alimentos por um longo tempo. Ela é uma mulher triste e solitária, que não sabe o que fazer de sua vida, pois a luz se apagou.  Depois de conhecer aquele estudante e de o encontrar muitas vezes ali, naquele jardim que era seu porto seguro, passou a ter efeito em sua vida, pois ele era diferente das  demais pessoas que a cercavam. A comida que ele dava para ela tinha sabor e todas as manhãs ela torcia para estar chovendo, só para poder vê-lo.


            Toda vez que estava conversando e compartilhando coisas com ele, ela sentia que poderia voltar a encarar a vida novamente. Yukari é uma professora jovem e amada por muitos, entretanto, por ser bonita e simpática, acabou por ser mal interpretada por um aluno, que acabou se apaixonando por ela. O pior é que ele tinha uma namorada, que resolveu fazer sua vida impossível, espalhando rumores horríveis e praticando  bullying. Mesmo ela pedindo a ajuda dos seus superiores, todos viraram as costas e até mesmo o seu namorado, que trabalhava na mesma escola, terminou com ela. Talvez não por levar o rumor a sério, mas por machismo da parte dele. IDIOTA! Olha como o destino pode ser traiçoeiro: os rumores dela ter um caso com um aluno eram falsos, entretanto, quem diria que a pessoa que ia tirá-la da fossa seria um aluno da sua própria escola? Uma pessoa que a fazia se sentir bem com ela mesma, uma pessoa que a inspirou a andar novamente.

            Uma vez que ele descobre que Yukari é uma professora, o que irá acontecer? E quais são os seus sentimentos? Muitas coisas a se perguntar, mesmo depois que a história se acaba. Eu gostaria que tivesse uma parte dois, pois uma continuação seria bem-vinda. Eu gostei muito dessa história, embora tenha muitas pontas soltas e algumas coisas que não consegui entender. Entretanto, assistam, tenho certeza que vocês irão gostar, afinal, é uma história com um teor muito interessante, sobre como o bullying pode destruir uma pessoa, mesmo ela sendo adulta, sobre correr atrás dos sonhos e tudo mais. IDICADÍSSIMOOO... assistam.

Gênero:   Drama, Romance
Autor: Makoto Shinkai
Ilustrador: Midori Motohashi

Mangá:   1 Volumes 

Filme:   1 (animado)


0 comentário

Postar um comentário