Kimi no na wa – Your name


           

          Há muito tempo, esse filme tem estado na boca do povo. Embora eu estivesse curiosa, resolvi esperar a hora certa para poder assistir e ter todos os volumes do mangá em minhas mãos. Esse dia finalmente chegou. A sensação que tive foi de uma flecha atravessado meu coração, porque fiquei balançada, emocionada e encantada com essa história tão linda. O filme tem uma qualidade maravilhosa. Foi feito pelo mesmo diretor da animação de “The Garden of Words”, que é um filme que já passou por aqui. O mangá foi uma adaptação do filme e tem um pouco mais de detalhes que o filme, no último volume. O final foi fantástico, mas confesso que queria algo mais. Fiquei ansiando por horas, imaginando as coisas que poderiam acontecer a partir dali.


            A história gira em torno de dois adolescentes de vida distintas. Se não fosse por causa de um fenômeno sobrenatural, seus caminhos nunca teriam se cruzado. A garota   leva uma vida tranquila em uma cidade pequena e pacata, nas montanhas. No entanto, sua ambição é viver em uma cidade grande. Cansada dos costumes tradicionais, dos olhares julgadores das pessoas, das fofocas e de não ter nada de interessante para se fazer em sua cidade, ela deseja que, na sua próxima vida, ela possa nascer como um  garoto bonito de Tokyo e ser livre de todas as amarras sociais que existem no interior.
            Um dia, a adolescente tem um estranho sonho: ela é um garoto, mora na cidade que tanto deseja e tem amigos que nunca havia conhecido antes. Assim, ela aproveita ao máximo essa sua vida, desejando não acordar tão cedo. Do outro lado, está um garoto que realmente vive em Tokyo e também teve um sonho estranho: ele era uma colegial que vivia em uma cidade pequena, nas montanhas. Logo, ambos se dão conta de que não se trata apenas de um sonho e ficam assustados quando voltam para seus próprios corpos e percebem que alguém diferente esteve vivendo a sua vida. Quem é essa pessoa? Por que isso continua acontecendo? Qual o propósito disso?


            Mitsuha Miyamizu é uma colegial que vem de uma família bem tradicional, que administra um santuário, e, por isso, é também uma sacerdotisa. Quando sua mãe faleceu, seu pai abandonou o santuário para se envolver com a política. Por esses dois motivos aparentes, a cidade toda a conhece e mantém os olhos em Mitsuha. Por isso, ela se sente um passarinho preso em uma gaiola, que mal pode respirar. Nesse momento, ela vive com sua avó e sua irmãzinha mais nova. A jovem não vê a hora de terminar a escola, passar para uma faculdade em Tokyo e ter a vida glamorosa e livre que sempre sonhou. Depois desse fenômeno começar a acontecer, ela muda de corpo com um garoto e pode  aproveitar muito de seus sonhos. Embora houvesse vezes em que os dois, que deixavam recadinhos um para o outro, entrassem em desentendimento por aprontarem coisas suspeitas quando estavam no corpo do outro, pouco a pouco, eles começaram a ter uma cumplicidade.


            Taki Tachibana é um adolescente como qualquer outro. Um garoto bem bonito, de pavio curto, que leva uma vida agitada em Tokyo. Ele mora com seu pai em um apartamento. Depois de seus estudos, trabalha meio período em um restaurante e tem uma queda por sua senpai. Depois que aquele fenômeno passou a acontecer, viver a vida de outra pessoa o fez conhecer muitas coisas diferentes. Essa conexão com uma pessoa que mora tão distante, em que eles nunca estiveram no mesmo lugar ao mesmo tempo, o estava mudando. Quando as trocas pararam, em uma forma de se consolar, ele dizia que era bem melhor assim, menos um problema. No entanto, não conseguiu esquecer.  Talvez ele estivesse sentindo a falta dela. O fato de não conseguir se comunicar com ela, não importando o quanto ligasse para o número que Mitsuha deixou, estava deixando-o preocupado. Ele sentia falta de tudo: daquela linda vista, daquela cidade e de falar com ela através de recados, mas não era só isso. Então, ele decidiu que, mesmo não sabendo o nome da cidade e onde era, iria procurar por si mesmo. 


            Miki Okudera é a veterana  no trabalho do Taki, uma mulher muito bonita. Passa a ficar interessada nele depois de ver que ele tem um lado feminino e uma conversa interessante, que no caso eram os momentos em que Mitsuha habitava o corpo dele. Taki vivia brigando, no começo, com Mitsuha, dizendo para ela não intrometer no relacionamento dele com Miki. No fim, quando o Taki foi em um encontro com a sua veterana, ela percebeu que, embora gostasse dele, os sentimentos dele já haviam mudado, mas nem ele mesmo havia percebido. Acho que, depois do que Miki falou, ele acordou.


            Katsuhiko Teshigawara e Sayaka Natori são os amigos de Mitsuha. Pelo que percebi, Sayaka gosta de Teshigawara, no entanto, ela acredita que ele gosta de sua amiga. Para mim, ele é bem neutro. Não consigo achar que ele tenha sentimentos por Mitsuha. Eles são ótimos amigos e, no ponto crucial, por mais louco que fosse, acreditaram em sua amiga e ajudaram-na. Acho que eles quatro mereciam uma medalha de ouro pelo que fizeram, porque, se não desse certo, eles poderiam até ser presos. Agora, o que aconteceu, vocês só vão descobrir assistindo.
            Eu chorei horrores. No meio do filme, já comecei a chorar e foi assim até o final. No começo, a história é um tanto confusa e você fica ansiosa, porque quer entender logo o que está acontecendo. Depois, você se apaixona pelos personagens, aí vem aquele baque que perfura sua alma. É uma história tão linda, que não tenho palavras para descrever o quão linda é. Se não fosse por isso, talvez eles nunca tivessem se conhecido, mesmo que eles estivessem destinados um ao outro. Pensar nisso me faz querer chorar novamente. Viva às histórias como essa, que tornam o impossível possível e comovem o nosso coração! Assistam, está na Netflix, se não têm, emprestem a conta do amigo e vejam! Comprem também o mangá, pois ainda da tempo de ter sua coleção e são somente 3 volumes. É uma história que vale muito a pena ter em sua estante.


Gênero:   Drama romântico,  Fantasia cientifica
Autor: Makoto Shinkai
Mangá:  3 Volume 
Filme animado:  1

Assistar : Netflix

0 comentário

Postar um comentário