Eternal Sabbath



           Não sou a louca das histórias científicas, mas "Eternal Sabbath" simplesmente me conquistou. Já li duas vezes. Esse mangá foi lançando em 2002, tem uma ilustração muito linda e vívida, e sua história envolve uma grande evolução científica que teve suas consequências. O preço que o homem paga por tentar ser Deus. O que mais gosto é como fala muito sobre a mente humana, sobre como a personalidade de uma pessoa é formada conforme ela é educada e tratada quando criança. Vemos vários casos de transtornos psicológicos e suas causas, além da maldade humana sem limites. Não gosto muito de papo científico, confesso, mas realmente gostei muito desse mangá, que nos ensina muitas coisas sobre a nossa própria mente. Você já deve ter pensado como seria incrível poder ler a mente das pessoas, mas será que esse tipo de dom é realmente algo que se deve ser desejado? Há coisas que é melhor não saber. Isso, nós vemos aqui nessa história, que nos faz pensar que não há felicidade em ter um poder desse.


            O enredo envolve um rapaz misterioso, cuja a existência foi criada por cientistas, um ES (Eternal Sabbath), genes desenvolvidos em busca da eternidade. No entanto, o que eles não sabiam é que sua criança havia desenvolvido o poder de entrar na mente das pessoas. Com isso, ele conseguiu escapar, vivendo entre humanos. Ele não faz ideia do porquê nasceu e, em seus dias de liberdade, fica vivendo como parasita em casas de famílias distintas. Um dia, acaba passando um tempo em uma casa. O garoto que morava lá estava passando por uma situação complicada, pois havia sido testemunha da morte de alguém. Por alguma razão que nem ele entendeu, acabou se envolvendo e ajudando o garoto a resolver esse assunto.
            Isso acabou chamando a atenção dos policiais. Quando o garoto que se entregou por matar o mendigo disse que seu corpo havia sido queimado, na verdade, não havia sinal algum de fogo, mas seu corpo reagia como se estivesse sido queimado. Os policiais, não sabendo como resolver, tiveram que chamar uma neurologista científica para estudar esse caso inusitado. Com isso, a doutora começou a achar estranha essa situação e se sentiu totalmente intrigada com o fato impossível. Um dia, quando estava saindo de um restaurante, um homem é morto em sua frente. Nesse momento, tudo o que conseguiu analisar foi o rapaz que passou ao seu lado, diante de tal situação, e não teve qualquer reação diante aquela cena de horror. Aquilo a intrigou tanto quanto aquele caso. Quem é aquele homem?


            ES00 é um ser humano criado por cientistas, que lhe deram o nome de Shuro, uma palavra inspirada Bíblia que escolheram por se sentirem culpados por tentarem ser Deus, criando um ser humano. O rapaz, que não tem uma personalidade concreta, escondeu o fato de ter o poder de entrar na mente humana. Shuro cresce mais rápido que um ser humano normal. Embora sua aparência seja de um rapaz de 20 anos agora, ele só tem 15 anos de vida. Pode se regenerar muito rápido. Sente-se superior por causa de sua estimativa de vida de 200 anos e seus poderes, que o fazem especial diante a outros humanos. Com seu poder de entrar na mente humana, ele consegue alterar coisas, como fazer a pessoa acreditar que o conhece. Consegue ver o que a pessoa pensa, o que ela fez e como se sente, podendo até mesmo a induzir a fazer coisas por eles. Contudo, existem algumas pessoas imunes a esse poder.


            Shuro passou a viver com um casal de velhinhos, que perdeu seu neto em um acidente.  Se passando por ele, usa o nome de Ryoseke Akiba, vivendo completamente como um bom neto. Faz faculdade e interage com pessoas. Embora ele não entenda muito dos sentimentos humanos, ele vai seguindo pela correnteza. No entanto, uma mulher passou a persegui-lo, uma neurologista que ficou intrigada com suas ações. O que o perturba é o fato de não poder entrar na mente dela. Tudo o que ele pode para mantê-la longe é intimidá-la, o que não adiantou muito. Então, resolveu ficar perto dela, para controlar suas ações de perto. Com isso, eles acabam se envolvendo, de certa forma, ao ponto dele passar a confiar nela e ela nele. Akiba, pela primeira vez, se interessa por alguém, e embora não entenda bem os sentimentos, por alguma razão ele se sente totalmente atraído por ela, ao ponto de fazer coisas que nunca faria por ninguém. Pouca a pouco, ele descobre novos sentimentos.


            Minna Kujo é uma neurologista muito bonita, que só vive para suas pesquisas. Embora quisesse ter um relacionamento, ela não consegue, porque nenhum homem aguenta as conversas complicadas dela e acaba caindo fora. No entanto, ela diz que a única razão de querer um relacionamento era para analisar como é ter um. Um dia, acaba encontrando um caso muito intrigante. Por alguma razão, ela sentiu que o homem misterioso que presenciou o mesmo terror que ela tinha a ver com o acontecimento do garoto que disse ter se queimado. Depois de persegui-lo, acabou vendo que ele tinha um poder muito interessante, mas não importava o que ela dissesse às outras pessoas, ninguém acreditaria. Na pior hipótese, ele mesmo alteraria algo sobre isso. Depois de conhecer um cientista que conhecia Akiba, ou melhor, Shuro, ele contou tudo sobre a criação dele e que ele não era perigoso. O verdadeiro perigo era o seu clone, que estava solto por aí, totalmente fora de controle.


            Embora ela não tivesse nada a ver com isso, não conseguiu ficar quieta ao saber que algo muito terrível poderia acontecer e que isso estava sobre seu conhecimento.  Convivendo com Akiba, passou a ver que ele não era uma pessoa ruim, até mesmo pediu a ajuda dele algumas vezes, embora dissesse para não usar seu poder. Minna conheceu uma garotinha que era como ela, imune a esse poder, que era amiga do clone, que ainda era um garotinho, extremamente sem senso de bem e mal. Muitas coisas terríveis aconteceram na vida dela: perdeu pessoas importantes, presenciou coisas extremamente difíceis e chegou até mesmo a ter medo de Akiba. No entanto, ela sabia que não era culpa dele. Embora ele dissesse não querer se envolver com esse problema,  acabou aceitando encontrá-lo. Durante o desenvolvimento, eles acabam se apaixonando profundamente. Melhor parte, claro.


            Izaku é o clone de Shuro, que nasceu apenas para ser sacrificado. Por esse motivo, não ensinaram nada a ele. Apenas nasceu com ódio em seu coração, por ter lido que não passava de um sacrifício, por isso não entende o valor da vida. O garoto matou todos os cientistas do laboratório em que foi criado e foi viver no mundo. Não tendo qualquer senso de bem e mal, com apenas ódio por ter nascido sendo considerado descartável, ele não hesita em matar. Izaku se considera um ser humano perfeito, que está acima de qualquer ser humano lamentável e fraco. Ele entra para uma família e acaba conhecendo uma garota, que era amiga do garoto que pegou o seu lugar. A garota é imune ao seu poder, o que o deixa atraído. Ela é a única pessoa humana que ele respeita. Logo, o garoto passa a fazer muitas atrocidades, o que chama a atenção de Minna e do cientista, que estavam atrás deles. Quando percebe que têm pessoas atrás dele, começa a tentar matá-los. Inclusive, o seu plano e matar Shuro, o único que pode lutar de igual para igual com ele.
            Muitas coisas interessantes acontecem nessa história. Fiquei chocada várias vezes. Ver uma criança fazendo essas maldades é muito tenso. Eu gostei muito, tenho certeza que vocês irão gostar. Apesar de ter oito volumes, eu simplesmente devorei a história. O final foi um pouco triste, mas o futuro que está por vir, depois do fim, me intrigou muito. Queria uma continuação. A doutora aprendeu muito sobre ela e o mundo fora  da visão científica dela. Boas evoluções. IDICADÍSSIMO!!!



Gênero:   Ficção cientifica, Drama 
Autor: Fuyumi Soryo
Mangá: 8Volumes

Onde ler : Toshi Wa Yume 



0 comentário

Postar um comentário