Chichi no Hi ( Dia dos pais)


Assim como no Brasil e em muitos outros países, o Japão também tem uma data especial para o dia dos pais. No entanto, diferentemente do nosso país, que comemora no segundo domingo de agosto, no Japão se comemora no terceiro domingo de junho. Essa data especial começou a ficar conhecida em 1950. Apesar de não ser um costume muito popular, ainda se comemora de forma bem discreta. Essa data, geralmente, é usada para homenagear pais e sogros, mas hoje em dia são mais as crianças entre 4 e 12 anos que comemoram, apesar de alguns adultos ainda valorizarem essa data.
Os presentes para esses dias, geralmente, são desenhos feitos à mão, buque de rosas (diferentemente da mãe, que dão buque de cravos), bebidas alcoólicas, gravatas, comidas ou algo que se relacione ao hobby do pai. Como a vida de um pai trabalhador é um tanto corrida, nesse dia, eles levam seus pais a um restaurante para almoçar ou jantar juntos, ou então vão fazer um piquenique. Sendo assim, podem curtir ao máximo esse momento com aquele que da muito duro para lhe dar conforto e uma boa educação.
Existe todo tipo de pai pelo mundo inteiro, e no Japão não é diferente. Há pais extremamente preocupados com seus filhos, alguns são bem presentes, outro nem tanto. Contudo, não quer dizer que eles não se importam. Vocês já deve ter ouvido muito isso, mas os japoneses trabalham muito e valorizam muitos seus empregos. Claro que não somente pela carreira, muitos dão duro por sua família, para dar o melhor conforto que podem e a melhor educação possível. Nisso, os pais não criam um tamanho vínculo com seus filhos, pela sua falta de presença. Então, esse é um dia especial e muito importante para que os filhos possam olhar mais para o seu esforço do que sua falta.
Em japonês, existem duas formas de se falar “pai”: “Chichi ()” e "Otousan" (お父さん). “Chichi” é usado para se referir ao nosso próprio pai, enquanto “Otousan” é mais usado quando refere-se ao pai de alguém, mas você pode usar para se referir ao seu pai também. Então, "Chichi no Hi” (父の日) significa “Dia dos pais”, já que “Hi” () é dia e “Chichi” é pai.
 No ano passado, eu falei sobre “Haha no Hi”, que significa dia das mães. Então, se tiver interesse em conhecer um pouco sobre esse dia, (clique aqui), leiam a postagem.  Espero que vocês tenham gostado de saber, de forma bem resumida, sobre esse dia. Se quiserem, podem comemorar o dia dos pais duas vezes ao ano, então por que não homenagear seu pai nesse domingo também?! 

0 comentário

Postar um comentário