O que é Omiai?


       É um costume tradicional japonês em que um homem e uma mulher, que não se conhecem, mas estão com o objetivo de se casar, são apresentados, indicados ou recomendados um ao outro, para ver a possibilidade de matrimônio. Os intermediários entre essas duas pessoas podem ser familiares, amigos, vizinhos, chefe, algum conhecido ou até mesmo empresas especializadas. Uma vez que a pessoa está interessada em arrumar um casamento dessa forma, ela faz uma espécie de currículo com fotos e com seu perfil e, então, é mandando para o pretendente. Se ambos se interessarem, eles marcam um encontro em um local público, como um restaurante. Além disso, têm que seguir as regrinhas de etiquetas, que são: o tipo de traje para vestir, como se comportar e o que conversar.



Depois do encontro, se não houver interesse, qualquer um dos dois tem o direito de recusar a proposta, sem problema algum. Porém, mesmo que tenham esse direito, pode acontecer que, por causa da idade, família, posição social ou empresa, a pessoa se sinta pressionada, tendo que aceitar a noiva ou o noivo, seja lá quem for. Pode parecer estranho, mas alguns homens, apenas pela mulher ter um perfil e aparência que seja compatível com sua mulher ideal, sem sequer a conhecer direito, seguem com o casamento. Tem aqueles que, após o encontro, decidem namorar para se conhecerem melhor, para ter certeza antes de prosseguirem com o casamento.



Existem regras: eles só podem manter esse relacionamento no máximo por três meses e, então, casarem ou se separem. É claro que eles podem escolher interromper antes dos três meses, ou seja, para casar ou para terminar, sem problema algum. Nesse relacionamento, para se conhecerem melhor, eles fazem vários passeios para lugares diferentes e, se sentirem química, até mesmo fazem sexo antes do noivado. Quando, finalmente, eles decidem prosseguir com o casamento, de acordo com as regras, estão livres para falar sobre sua carreira, situação financeira e condição de saúde. Ao entrar em acordo, eles noivam e passam a cuidar dos detalhes para o matrimônio. No casamento, eles fazem um agradecimento ao intermediário e lhe dão um envelope com dinheiro, o qual a quantia depende da situação financeira de cada um.



            Três meses são suficientes para se conhecerem? Esse tipo de casamento pode realmente dar certo? Muitos acreditam que o amor pode vir depois do casamento. Sinceramente, isso me traz muita curiosidade, pois queria ver o desenvolvimento do casamento desse jeito. Na década de 30, fizeram uma pesquisa e as estáticas apontaram que 13% dos casamentos naquela época foram feitos através do Omiai. Os índices de divórcio variavam de 7 a 9%. Já nos tempos atuais, 87% se casam por amor e 6,2% ainda se casam através do Omiai, mas o índice de divórcio baixou para 5,7%. Agora, como realmente é o relacionamento deles após o casamento, esse é um mistério que eu amaria saber. Então, se alguém conhece algum dorama que traga esse tema, me indique, porque os que conheço, geralmente, são casamentos forçados, que a família escolheu. Queria algo mais natural, em que foi a própria pessoa que decidiu.



            A prática do Omiai começou no Japão no século XVI, entre os samurais, que arrumavam casamento para fins políticos. Então, mais tarde, no período Tokugawa (1603-1868), essa prática se espalhou pela classe urbana. Isso é Omiai. Eu sempre tive minhas dúvidas e curiosidades. Já acho complicado ver aquelas histórias em que as pessoas são obrigadas a se casar com desconhecidos, mas uma pessoa casar com um estranho por vontade própria, isso é realmente interessante e curioso. Um casamento é tão complicado! Casando com amor, já tem seus obstáculos, fico pensando como seria casar sem amor, sem conhecer. Acho muito assustador esse método, para ser bem sincera. O que vocês acham? Casariam usando o método do Omiai?

0 comentário

Postar um comentário