Mirai Nikki


        

   
Assisti a esse anime há muito tempo, mas por mais que eu gostasse dele, nunca achei que eu o veria novamente. Ao revê-lo, depois de uns 5 anos, senti que quase tudo que eu sentia a respeito dele mudou, menos a minha irritação com a cara de covarde do protagonista. O que mudou é que não é tão empolgante como antes e o fato de eu gostar muito da garota meiga e louca que é a protagonista. Senti que, apesar de ser divertido, talvez só ao primeiro impacto seja realmente legal. O enredo do anime foi uma adaptação do mangá, que foi lançado em 2006. Ele tem uma ilustração bonita e, como sempre, tem detalhes que foram cortados ou mudados no anime. A editora JBC o trouxe em 2013, claro que eu fiz a minha coleção. Além do mangá original, saiu entre 2008 a 2013 o “Mirai nikki: Mosaic”, que conta a história da nossa terrorista favorita, o qual gostei muito, e o “Mirai nikki: Paradox”, que conta uma história alternativa, que devo dizer que achei meio chatinha.


            Em 2011, lançaram o anime. A qualidade é maravilhosa, devo ressaltar. Depois, lançaram o ova, dando um final mais plausível e mais ligado ao mangá para essa história. Em 2012, saiu o dorama. A qualidade de produção não é lá essas coisas, mas já vi doramas piores. Tem uma história totalmente diferente, embora o teor seja quase o mesmo. Os protagonistas, ao invés de serem alunos do fundamental, são universitários. Além disso, não são 12 portadores do diário, mas 8. Houve uma fusão de alguns personagens.  Os mais claros que aparecem são o professor, que é um assassino, o policial e os dois protagonistas, a garota continua com o mesmo nome, no entanto, o garoto muda de Yukiteru para Arata. Uma coisa ruim que achei é que a Yuno é meio fraca nesse dorama. Uma coisa legal é que o Arata é um pouco mais corajoso e ativo, não fica dependendo das pessoas como o do original. Acho que, se você curte a história, seria interessante conhecer o dorama.


            A história envolve um garoto do fundamental que se tornou recluso entre seus colegas, por nunca participar de nada e estar sempre mexendo no celular, no qual ele tem uma espécie de diário em que escreve tudo que acontece ao seu redor. Aparentemente, ele não se importa muito com o que os outros pensam, ou se tem amigos ou não, afinal, ele tem seu próprio mundo onde, através de sua imaginação, ele se comunica com um ser que se designa ser deus e seu assistente. Então, um dia, ele acaba sendo convidado a participar de um jogo. Pensando que tudo não passava de sua imaginação, ele não levou a sério. Quando acordou, no outro dia, em seu diário havia coisas escritas, mas não havia sido ele. No entanto, o mais estranho mesmo foi quando tudo que ali estava escrito estava acontecendo. Então, logo ele fica ciente que o seu diário era capaz de prever o futuro de tudo que acontecia a sua volta. Além dele, existiam mais 11 portadores de distintos diários. Agora, estava envolvido em um jogo mortal em que ele terá que se proteger e proteger seu celular, se quiser viver. Nesse jogo, os portadores terão que se matar e o último sobrevivente ganha o posto de deus. E agora? Um garoto tão novinho será capaz de lidar com toda essa responsabilidade? Terá coragem suficiente para tirar a vida de alguém e proteger a sua própria?


            Yukiteru Amano é o primeiro portador. Seu diário é do acaso e prevê tudo que irá acontecer ao seu redor, assim como ele escrevia o que acontecia a sua volta. Ele é um garoto de 14 anos, ingênuo, tímido e sem autoconfiança. Apesar de aparentar que ele não se importa em ter amigos, no começo, a verdade é que ele gostaria muito de tê-los, porém, o medo da rejeição não o deixou se relacionar com as demais pessoas, o que o fez se tornar recluso. Ele mora com sua mãe, embora ela nunca esteja em casa, por causa do trabalho, deixando-o a maioria das vezes sozinho. Amano sente muita falta do tempo em que seus pais eram casados e, ainda que o caráter de seu pai seja questionável, ele deseja muito que eles voltem um para o outro. Quando o seu pesadelo começou por causa do jogo insano, ele demonstrou ser um verdadeiro covarde, se escondendo assim que o circo pega fogo e chorando igual a um bebê.  Ele só não morreu logo de primeira porque acabou sendo protegido por uma garota, que era sua colega de sala, também portadora do diário. Contudo, ficou totalmente perturbado e amedrontado com a estranha garota que o perseguia para todos os lados. Então, começou a rejeitá-la, mas quando sua vida estava em risco, por mais errado que soubesse, não hesitava em depender da proteção da garota.  Seriamente, que raiva desse garoto! A cara de bunda dele me dava vontade de chutá-lo várias vezes. Só no fim do anime ele parou de me fazer raiva, virou homem, em termos, e parou de ser frouxo.


            Yuno Gasaia é a segunda portadora. O seu diário e o do Yukiteru podem prever tudo o que acontecerá com o garoto. Antes, o perseguia e escrevia tudo sobre ele. Ela tem 14 anos, é muito bonita, perspicaz e aplicada. No entanto, Yuno é um tanto yandere, inicialmente mostra seu lado meigo, gentil e calmo, porem é muito possesiva e muda do frio para o quente rapidamente, se tornando psicopata e sendo capaz até mesmo de matar, se for necessário. Seus problemas psicológicos provavelmente se desenvolveram por causa dos abusos que sofria de seus pais, que apesar de serem bem-sucedidos na alta sociedade, a mãe tinha problemas psicológicos e exigia muito da garota. Quando Yuno não atingia suas expectativas, a mãe a prendia por dias em uma jaula, deixando-a passar até mesmo fome. Seu pai vivia trabalhado e, mesmo tendo uma ideia, não fazia nada para protegê-la. Foi assim que a garota acabou tomando atitudes que a transformaram em quem ela é agora. Yuno é totalmente fascinada e apaixonada pelo Yukiteru, por isso o protege do mundo todo, principalmente das garotas que podem acabar conquistando seu coração, fazendo-a perde-lo. Por isso, ela não hesita em tirar a vida de qualquer pessoa que se meta entre eles. Até o garoto está constantemente a evitando, não correspondendo a esse amor. Ela faz de tudo para ficar ao lado dele. Eu tenho uma certa pena da Yuno. Mesmo ela sendo totalmente insana, eu gosto muito dela.


            Takao Hiyama é o terceiro portador. Tem o diário assassino, que prevê onde seu alvo estará e de que forma o matará. Antes, ele escrevia a sua emboscada e como matava a pessoa. Ele é um ex. professor e um serial killer que mata mulheres a facadas, a sangue frio. Não aparecem muito detalhes sobre ele, mas como professor se portava como uma pessoa normal, no entanto, na verdade era paranoico. Quando estava em seus atos, agia de forma fria, calculista e perseguia de forma calma a sua presa.



            Keigo Kurusu é o quarto portador. Tem o diário da investigação, que prevê todas as pistas dos casos presentes e futuros. Antes, ele escrevia seu diário sobre a investigação que estava fazendo. Ele é detetive policial, um homem de bom caráter e calmo. Apesar de ter entrado nesse jogo insano, ele não tinha qualquer vontade de ganhar o jogo, ajudando até mesmo a proteger Yukiteru. Porém, as coisas mudaram quando ele descobriu a doença de seu filho. Ele perde a cabeça e passa a fazer ações sujas para prejudicar os outros portadores, inclusive Yukiteru e Yuno.


            Houjou Reisuke é o quinto portador. Tem o diário da hipervisão, que é um caderno para colorir. Diferentemente dos demais, ele só faz previsão três vezes por dia. É um garotinho de 5 anos que, apesar de sua carinha inocente, já é um tanto precoce, muito inteligente e esperto. Os seus pais eram abusivos e negligentes, por isso ele aprendeu a se cuidar sozinho, se tornando muito precoce para sua idade.


            Kasugano Tsubaki é a sexta portadora. Tem o diário da clarividência. Seu diário é um pergaminho que prevê o futuro através dos olhos de seus seguidores. Ela é uma sacerdotisa e oráculo de uma seita chamada Omekata. Tsubaki costumava ser uma garota, educada, atenciosa, amistosa e muito inteligente, no entanto, mudou depois de ter sido traída por um seguidor, que fez sua vida virar um inferno e fazendo-a virar uma garota amargurada, manipuladora e com um ódio extremo do mundo. O seu objetivo ao ganhar o jogo era destruir o mundo.  


            Marco Ikusaba e Ai Mikami são o sétimo portador. Têm o diário da troca, que prevê o que acontece um com o outro. Como eles dizem, é o diário do amor. É um casal que se ama muito e que se preocupa muito um com o outro. Eles são órfãos, se conheceram quando a Ai foi abandonada, então, foram morar no mesmo orfanato. Com o passar dos tempos, começaram a namorar. Por causa de um terrível acontecimento, Marco passou a se preocupar muito com Ai e passou a ser mais cuidadoso sobre as coisas que aconteciam a volta dela, o mesmo para Ai, por isso, os dois acabaram ganhando esse diário. Gosto muito dos dois.


            Ueshita Kamado é a oitava portadora. Tem o diário servidor, que fornece outros diários para quem ela quiser. Ela é dona de um orfanato e uma boa pessoa, que se preocupa com o bem-estar das crianças. Apesar de não querer fazer mal a ninguém, ela acaba tendo que agir, uma vez que passam a ficar atrás dela. As crianças mais velhas do orfanato trabalharam juntos para protegê-la.


            Uryuu Minene é a nona portadora. Tem o diário da fuga, que prevê possíveis rotas de fuga. Ela é uma terrorista bonita, perspicaz, explosiva e intimidante. No passado, quando viajava com seus pais, acabou no meio de uma guerra de terroristas. Ao perder o seu pai, não viu escolha a não ser lutar por sua própria vida. Nisso, acabou virando uma terrorista aos 8 anos. Por ver tanto sofrimento nesses lugares, ela acabou criando uma raiva de Deus, por permitir tal coisa, por isso, ela persegue todos os líderes religiosos. Apesar de crescer sozinha, sem família, amigos e amor, na verdade, pode ser alguém muito gentil, do jeito dela. Gosto muito dela, porque é bem pé no chão e ri na cara do perigo. No desenvolvimento, um policial se apaixona por ela, até mesmo chega pedi-la em casamento.


            Tsukishima Karyuudo é o décimo portador. Tem o diário da criação. Consegue ver tudo que irá acontecer com seus cães e os controla através de seu diário. Ele é amante dos cães e tem um canil em casa. Apesar de amar cachorros, ele também os treina para matar pessoas. Tsukishima considera mais os cachorros do que humanos, por causa disso, até abandonou sua família. Quando se sente acuado, acaba usando sua filha, Hinata, passando seu diário a ela e fazendo-a conseguir o diário de um certo alguém. Hinata vira a suposta amiga de Yukiteru, mas havia uma razão para isso, o que ela não sabia era que o garoto tinha uma garota extremamente possesiva e insana ao seu lado.


            Bacchus John é o décimo primeiro portador. Tem o diário do observador, que consegue observar todas as previsões dos demais portadores. Ele é o prefeito da cidade. Apesar de ser um homem que se importa muito com os cidadãos, ele passar a agir de forma fria e calculista, quando os portadores passaram a ser eliminados e ele estava para ser um dos últimos. É um homem muito estrategista e quase conseguiu enrolar os demais, no entanto, não contava com uma mente que estava muito a cima da dele. 


            Hirasaka Yomotsu é o décimo segundo portador. Seu diário é o da justiça, um radiozinho que prevê qualquer ato injusto. Ele é um homem cego, no entanto, muito habilidoso. Consegue se virar bem sozinho e tem ouvidos afiados. O herói da justiça também consegue hipnotizar, induzindo a fazerem o que ele quiser. O seu objetivo era somente um: acabar com a seita Omekata, por eles serem terríveis e fazerem vários tipos de injustiças. Acredito que era um bom homem.
            Como podem ver, são vários personagens. Ainda tinham muitos outros que eram amigos do Yukiteru, mas, para ser sincera, não estou muito afim de falar deles, então vamos encerrar isso aqui. Eu gosto muito desse anime, embora eu ache que só é muito empolgante à primeira assistida e não o tipo de história que é legal rever. Eu indico com certeza, pois já chegou a ser um dos meus favoritos. Indicado!


Gênero:     Ação, aventura,  suspense psicológico , ficção cientifica, 

Autor: Sakae Esuno
Mangá:  12 Volume  
Mangá:     3 Volumes
Anime:    26 episodio + 1 ova
Dorama:    11 episodio 

0 comentário

Postar um comentário