Big Fish & begônia


           

             Quando vi o trailer desse filme, fiquei toda arrepiada. Através dele, eu consegui ver uma onda gigante de emoções de um jeito diferente, que nunca havia visto. Para ser sincera, não estava preparada e nem havia programado assistir tão cedo. Porém, alguns atrasos em longas histórias que estão no cronograma acabaram abrindo uma brecha para escolher algo que seria mais rápido e prático. Então, vi uma boa oportunidade para acabar com a minha curiosidade e mergulhar de cabeça nessa história. Acho que nunca havia assistido a um filme animado chinês. Essa foi a primeira vez, de acordo com o que me lembro, mas posso estar equivocada. “Big Fish & begônia” foi lançado na China em 2016. Sua história emocionante foi inspirada em mitos antigos chineses. A Netflix nos deu o privilégio de podermos conhecer essa linda história, e ainda nos deu a opção de ver dublada, embora você possa assistir no idioma original, o mandarim. Confesso que estranhei um pouco as vozes da dublagem, mas, depois de me acostumar, não me incomodou mais. Eu pensei em ver na língua original, mas resolvi dar chance ao dublado, já que não era a única assistindo.


            A história envolve um mundo místico que existe sob o mundo humano. Nesse mundo, as criaturas que ali habitam, quando chegam aos 16 anos, estão prontas para virarem adultas. Elas têm que passar por um ritual de amadurecimento, em que eles são enviados em forma de golfinho através de um portal de água para o mundo o humano, para que explorem por sete dias, sem poder fazer qualquer contato com humanos. Nesse ritual, uma garota está muito ansiosa para conhecer o desconhecido e chega ao mundo humano totalmente deslumbrada com o que estava vendo ali. Então, ela encontra um jovem rapaz e sua irmãzinha que, graciosamente, reverenciavam os recém-chegados golfinhos. Aquela ação a deixou intrigada, porém, a sua sede de conhecer esse novo mundo a levou a explorar todos os cantos, sempre mantendo uma distância dos humanos. 


            Um dia, quase acabando o prazo de voltar ao seu mundo, em uma tempestade, a golfinho fêmea acaba presa em uma rede de pesca. Em desespero, quanto mais se batia mais se enroscava. Estava totalmente assustada. Quando se da conta, o jovem rapaz, aquele do primeiro dia que chegou, estava tentando a ajudá-la. Em um momento de desespero, ela acabou batendo fortemente suas barbatanas nele, o que o levou a cair em um redemoinho. Quando se deu conta do ocorrido, foi tentar salvá-lo, mas era tarde e ele havia morrido. O peso das lágrimas de uma criança que chorava por querer seu irmão de volta e a culpa não a fizeram terminar sua jornada muito bem. Ao chegar em seu mundo, essa dor a perseguia. Então, ela descobriu uma forma de trazê-lo à vida novamente, porém, ia contra as leis da natureza. Contudo, ela não estava preocupada com as consequências, pois queria trazê-lo de volta, não importava como. Assim, ela tomou uma decisão que mudaria a sua vida e de todo o mundo místico.


            Chun é uma garota inteligente, sociável e destemida. Apesar da preocupação de seus pais sobre ela ir ao mundo humano, a garota parecia totalmente indiferente a qualquer preocupação. Ela estava envolvida por um grande anseio de conhecer um novo lugar e novas coisas. Quando chegou ao mundo o humano, ela ficou fascinada, pois tudo era diferente. Apesar de evitar humanos, havia algo em particular sobre aquele humano que tentara contato com ela todas as vezes que a via. Algo dentro de si queria conhecer, mas as regras sobre se aproximar de humanos eram claras. Ela nunca imaginou que, por sua culpa, aquele humano acabaria morrendo. Não importava como, ela não era capaz de esquecer. Por isso, foi especular com seu avô sobre o que acontece com os mortos. Ao conseguir chegar ao lugar onde os mortos que têm a alma pura vão, ela não hesitou em dar a metade de sua vida para que aquele rapaz pudesse viver mais uma vez. Com a vida ligada a esse pequeno golfinho, ela o criou com todo amor e esperança que ela guardava em seu coração. Porém, quais eram os sentimentos de Chun em relação a esse ser humano? Que tipo de calamidade essa decisão iria trazer? O que iria acontecer com a nobre garota?


            Qiu é um jovem rapaz do mundo místico, inteligente, esperto, veloz e solitário.  Ao contrário de todos, que têm família, Qiu não tem ninguém. A única pessoa com a qual ele se importa é a sua melhor amiga, Chun, por quem tem sentimentos que vão além de amizade. Quando descobriu o que ela havia feito, prometeu que guardaria segredo e a ajudaria. Porém, ele não fazia ideia do que aquilo iria custar a sua amada. Quando as coisas começaram a desandar, ele tomou suas próprias decisões para o bem dela. Foi quando percebeu o quão importante era aquele peixe para ela. Aquilo poderia ser amor? Que tipo de amor? Ele não sabia, mas não poderia deixar de sentir uma pontada de ciúmes.  Ao ir ao mesmo mundo que ela foi para ressuscitar o humano, ele descobriu que a vida de sua amiga estava por um fio e não havia nada democrático que pudesse fazer para evitar isso. Se aquele golfinho morresse ou fosse embora para seu mundo, a Chun morreria. Qiu sentia que não seria capaz de viver em um mundo onde ela não existisse. Por isso, ele tomou uma decisão tão louca quanto a dela.


            Kun foi o nome dado para o golfinho com espírito humano, que foi ressuscitado por Chun. Ele era diferente de qualquer golfinho visto antes. O seu apego com a Chun era algo emocionante e lindo de se ver. Ele era bem pequenino, mas foi crescendo bem rapidamente. Quando se tornasse bem grande, seria capaz de voltar ao seu mundo e tomar a sua verdadeira forma humana. Era esse o desejo de Chun para o Kun, a quem estimava tanto, ao ponto de dar sua vida por ele e ir contra seu povo. No mundo místico, ele foi chamado de monstro. Uma vez que descobriram sua existência, quiseram matá-lo diversas vezes, mas Chun e Qiu o protegeram como puderam. A conexão que existia entre ele e Chun era realmente emocionante. Como Kun não fala nada, não podemos dizer que tipo de pessoa era. Todavia, de acordo com o que vimos quando estava vivo em seu mundo, ele era uma pessoa cheia de compaixão e gentil.


            Eu chorei muito! Primeiro, devo dizer que eu AMO Qiu. Ele é simplesmente adorável demais e foi quem mais me fez chorar com o seu amor não correspondido. O que ele fez pela Chun e o que teve que aguentar por ela foi admirável. Eu cheguei a shippar muito os dois. Confesso que parte de mim quis muito que o coração dela mudasse, para que os dois pudessem ser felizes e se amassem. Agora, quanto ao Kun, fiquei um pouco aborrecida, porque queria ter visto mais da relação deles. Queria ver se existia, realmente, amor da parte dele também. Queria ver mais daquele final, que ficou em aberto.
            Esse filme é maravilhoso. No começo, não entendi nada, mas, conforme o desenvolvimento, passei a entender melhor as coisas. É realmente linda a ação de cada personagem. Muitas coisas foram tristes. Espero que vocês assistam e compartilhem comigo os mesmos sentimentos. Não posso esquecer de comentar sobre a belíssima trilha sonora que esse filme tem. Escutem, pois vão se emocionar. Então, peguem os lencinhos e vamos assistir! INDICADÍSSIMO!!!!


Gênero:  Romance, drama, Mitologica
Autor: Liang Xuan e Zhang Chun

Filme: 1

0 comentário

Postar um comentário