Orange (parte 2)


         
 
       Há exatamente dois anos, escrevi sobre o mangá “Orange”. Na época, haviam anunciado o lançamento do anime e o filme ainda não se encontrava disponível com legenda. Quando eu li esse mangá, passei a ser preenchida com vários sentimentos, alguns tristes e outros bons. Ele mexeu tanto com o meu coração, que não me contive e escrevi assim que terminei de ler (clique aqui). Leiam a antiga postagem, pois, aqui, não sei se darei detalhes da história. Na verdade, não faço ideia do rumo que esse texto irá tomar.  Nesse ano, foi lançado um mangá extra de “Orange”, com o subtítulo “Mirai” (Futuro). Achei que era a hora perfeita para assistir o anime, o live-action e ler esse novo volume.   Na verdade, não foi intencional falar dessa história no setembro amarelo, mas já que aconteceu, vamos levar como se fosse destino que esse assunto fosse levantado. Essa história é para você, que tem pessoas que estima muito ou que tem muitos conhecidos. Muitas vezes, através de um sorriso que aparenta ser sincero ou de um “estou bem”, acabamos não enxergando a dor que ele carrega. Essa história pede e implora: “se houver alguém ferido ao seu redor, por favor, perceba isso e o ajude”. Não se contenha com um “estou bem”. Se sentir um sinal, insista, fique ao lado dessa pessoa, faça de tudo para que ela consiga sorrir de verdade e ser feliz.

(OBS.: por favor, leiam a postagem anterior. Cliquem aqui, para que conheçam melhor a história e entendam o que vem a seguir.)


            O mangá foi lançando no Japão, em 2012. Tem uma ilustração simplesmente maravilhosa e, sobre a história, acho que já disse até demais acima e na outra postagem. Ele foi concluído com 5 volumes, no entanto, a autora começou a lançar mais volumes.  O sexto saiu recentemente e, no final, ela deixa claro que sairá um sétimo volume. Nesse último volume, o personagem Suwa foi colocado como principal, sendo assim, tudo será contado do ponto de vista dele. Veremos o futuro em que Kakeru não está vivo com detalhes e o futuro em que o Kakeru está vivo. Esse mangá fantástico foi publicado aqui, no Brasil, pela editora JBC, em 2012. Eu não hesitei em comprá-los, porém, hesitei em ler, porque mesmo não sabendo nada sobre ele, alguma coisa em mim dizia que eu deveria estar preparada para a onda de sentimentos que ele ia me proporcionar. Por essa razão, demorei muito para ler. Quando o li, descobri que ele não era uma história qualquer. Foi feito para nos ensinar, incentivar, nos fazer ficar mais cintes da dor do nosso próximo e proporcionar um futuro em que essa pessoa possa sorrir e estar feliz por estar viva.


            O live-action foi lançado em dezembro de 2015, e mais uma vez me vi com muita hesitação para assistir. Ler já foi algo difícil, agora, ver ganhando vida, acreditei ser algo mais difícil ainda. Devo dizer que a produção foi bem-feita. Cada ator escolhido para os personagens parecia ter nascido para fazê-los. Achei simplesmente perfeito. Como se trata de um filme de, no máximo, duas horas, tiveram que cortar muitas coisas, mas todos os momentos que eram necessários para o desenvolvimento estavam lá. Só não gostei que, no filme, não foram todos que receberam a carta, apenas o Suwa e a Naho. Acho que não deveriam ter mudado esse lado. Porém, passaram muito bem a mensagem, então está tudo bem.


            O anime foi lançando em 2016. Mesmo já conhecendo a história, não foi fácil começar a assistir. Todo dia, eu dizia “amanhã vou assistir” e esse amanhã nunca chegava. Quando vi que não poderia mais adiar, deitei na minha cama e comecei a assistir. Ainda assim, foi difícil seguir adiante. O anime seguiu, praticamente, com fidelidade a história original, mas teve suas mudanças, como qualquer outro tem. Porém, nada que mudasse o sentido do original. Os dubladores se encaixaram perfeitamente em cada personagem, não mudando nem um pouco a ideia que temos quando lemos o mangá. Chorei as pitangueiras em vários momentos enquanto assistia. Ainda mais com uma trilha sonora daquelas, para nos transformar em uma manteiga derretida. No encerramento, tem essa música chamada “Mirai do Kobukuro”. Vou pôr um pedaço da letra abaixo:

“A razão de você, algumas vezes, sorrir com esses olhos tristes
É porque tem uma parte de seu coração que você ainda não pode me mostrar?
Apesar do quão delicado e frágil aquele galho possa parecer
Em sua ponta, seu futuro está a nascer
Então, não desista desses dias
Que você ainda não chegou a ver, e por agora, ria enquanto você foca no passado
Eu somente desejo lhe proteger
Sempre que seu coração parecer a ponto de se quebrar,
Se você se encostar no meu ombro,
Eu cuidadosamente irei carregar este fardo esmagador
Que você sempre esteve segurando”

            Esse enredo magnífico conta a história de pessoas maravilhosas que tiveram a oportunidade de mudar um possível futuro em que um amigo querido não estaria mais presente. Através de cartas enviadas pelos seus eus de um mundo paralelo, que já viviam no futuro, eles passaram a ficar cientes da dor de um amigo, que escondia tudo com sorriso, e que decisão triste ele tomaria ao ter que lidar com isso sozinho. Nessa carta, eles pediam para que proporcionassem felicidade a ele e, assim, salvassem seu coração para que, no futuro, não seja cheio de arrependimentos.
Você não esta sozinho.

           Esse é um resumo do que se trata esse, mangá, filme e anime. Como eu já falei na primeira postagem sobre cada personagem, não falarei aqui, mas quero dizer que eu aprendi muito com cada personagem e com a história, no geral. Acostumamos a olhar mais para aquilo que está mais evidente. Se um amigo está realmente sendo transparente sobre o que está sentindo, vamos lá e damos nosso apoio, mas às vezes nem nos damos ao trabalho de nos empenhar mais em ajudar a superar o problema. Quando uma pessoa está, aparentemente, sempre bem e notamos que tem algo estranho ou diferente, às vezes nem nos damos ao trabalho de perguntar. Ou, quando perguntamos, no primeiro “eu estou bem” desistimos de nos aprofundar e nos conformamos com a resposta. Às vezes, apenas somos pessoas que não observam muito ao redor e não percebemos que aquela pessoa está precisando de mão amiga e de apoio. Às vezes, somos tímidos demais para fazer algo que possa alegrar a vida daquela pessoa e não fazemos ideia do quanto esse ato, que hesitamos fazer, pode salvar alguém. Aquele elogio, aquele presente ou aquele cumprimento que você deixou de dar por vergonha, por não achar importante, poderia salvar a vida dessa pessoa.
" Você não precisa carregar toda essa dor sozinho, eu definitivamente irei carregar por você e irei te fazer feliz."

            Essa história foi feita para abrir nossos olhos, pois muitas das vezes ignoramos a dor do próximo ou estamos tão preocupados com o nosso próprio umbigo, que não notamos que a pessoa que está sempre ao nosso lado está sofrendo sozinho. Foi feito para que nós não tenhamos que viver em um futuro cheio de arrependimentos, por não ter feito nada.  Foi feito para nos ensinar e incentivar a salvar o coração de pessoas feridas. As pessoas dessa história tiveram a oportunidade de mudar um futuro triste, cheio de arrependimentos, porém, nós não temos esse luxo. Não da para voltar atrás. Então, vamos fazer tudo aquilo que for possível pelas pessoas, pois nenhuma vida deve ser desperdiçada, mas, sim, valorizada. Vamos tomar cuidado com o que dizemos e com os nossos atos em relação às outras pessoas. Depressão e suicídio não são palavras para serem levadas de forma qualquer, não são para serem ignoradas. São para se ter cuidado.  Talvez você não entenda ou não precise solucionar os problemas que ela carrega, mas a apoie. Se possível, ajude a carregar o fardo, estando ali, do lado dela, ajudando no que for possível. Dê amor. Faça cada momento único e feliz. Salve o coração dessa pessoa que, apesar de não falar, está precisando de você mais do que nunca.
            Preciso dizer que indico?? Eu acho que todas as pessoas deveriam assistir e ler. Tem tanta coisa maravilhosa para se aprender vendo essa história. Espero que sejamos capazes de enxergar. INDICADÍSSIMO!!!!!

Gênero:  Romance, Drama, Slice of life
Autor: Ichigo Takano
Mangá: Volumes
Anime: 13 episodio 
Live-action: 1

0 comentário

Postar um comentário