Aggretsuko


     

       Esse é um anime de curta-metragem lançado no Japão entre 2016 e 2018, com 100 episódios. Tem uma produção muito boa e uma história bem cômica, que mostra o dia a dia de um trabalhador japonês normal. A diferença dele entre muitos animes é que os personagens são inspirados em mascotes. Em 2018, a Netflix o disponibilizou tanto na língua original (em japonês) quanto em 4 idiomas. Eu assisti dublado em português e gostei muito.  Quando decidi assistí-lo, confesso que foi mais curiosidade. Tem muitas coisas que, com certeza, se assemelham muito com cada tipo de trabalhador que existe pelo mundo todo. 

            A história envolve uma jovem que trabalha no setor de contabilidade de uma empresa japonesa. Nesses 5 anos de trabalho, tendo que lidar com todo tipo de estresse vindo tanto de alguns colegas irritantes quanto de seus superiores, ela vê somente um jeito de extravasar tudo isso. Porém, esse método é um segredo que ninguém sequer imagina. Todo fim de expediente, ela vai para o bar de karaokê sozinha, para extravasar seu estresse cantando death metal. Agora, no decorrer dessa caminhada, que tipo de vida ela terá? Conseguirá usar uma máscara de boa funcionária e colega por quanto tempo? Quanto tempo ela continuará apenas suportando as coisas calada? Que tipo de mudança se esperava para uma vida diferente e brilhante, em que ela não tenha vergonha de ser ela mesma?


            Retsuko é um panda-vermelho fêmea antropomórfico que tem 25 anos. Quando começou a sua vida de trabalhadora, ela acreditava que estava a um passo da liberdade de um adulto. Contudo, ela deve ter percebido que a vida de um trabalhador não era nada fácil. Trabalhar duro para receber seu salário todo fim do mês, responsabilidade que se tem quando se é dona de si, não é fácil. Depois de 5 anos nessa vida, ela já se encontra de saco cheio. Nem sequer vai ao trabalho com o mesmo ânimo de antes. No entanto, faz tudo como tem que ser e extravasa sua frustração com um bom death metal. 


            Ton é um porco, o diretor do departamento de contabilidade. Pode sempre ser visto praticando golfe e flertando com uma moça de outro setor. Ele é muito bom no que faz. Costuma fazer a vida de Retsuko impossível no trabalho. Ton mostra como não é fácil se manter em um cargo alto e como, muitas vezes, existe uma linha traçada entre um diretor e seus subordinados para que haja um certo respeito. Confesso que o acho bem abusivo, mas podemos ver, através de vários doramas, que homens japoneses são um tanto machistas e, quando estão numa posição superior, não medem muito as palavras. Claro que não generalizando, também não conheci escritórios de verdade para dizer, mas os rumores são esses. Ton acaba mostrando outros lados bons, depois de uma bola de neve de problemas.

            Fenneko é uma raposa, colega de trabalho mais próxima de Retsuko, embora acho que ainda existem algumas barreiras a serem quebradas entre elas. Fenneko é uma pessoa de personalidade forte e não se deixa levar pela onda do momento. Adora observar as pessoas e, muitas vezes, se envolve em coisas que não são do seu interesse, só para observar o desenvolvimento que terá. Ela sente ciúmes quando vê Retsuko se envolvendo tão amigavelmente com outras pessoas. É uma ótima conselheira e já deu muitos empurrões em sua amiga para ela não fraquejar em momentos certos. Só acho uma pena Retsuko não se abrir para Fenneko, essa é a parte que acho que falta ser trabalhada nessa amizade.

            Haida é uma hiena (achava que era um cachorro) que deve já ter seus 30 anos. Sabe ser muito estiloso quando não está no trabalho. Ele trabalha na mesma empresa que Retsuko, por quem tem uma paixão totalmente secreta. Embora ele tente dar suas investidas, não tem conseguido, por ser muito tímido. Super shippo ele com ela, acho que combinam muito.


            Gori é um gorila fêmea e a diretora de marketing da empresa. Uma mulher muito elegante e cheia de atitudes. Ela é muito amiga de Washimi, que iremos conhecer daqui a pouco. Nos corredores da empresa, sempre passava por Retsuko, e Gori dizia que sempre queria passar por ela, porque a cor dela dava sorte. Um dia, em uma aula de yoga, elas acabam se conhecendo oficialmente. Aí, surge uma amizade inesperada entre as três.   


            Washimi é uma sagittarius serpentarius, uma mulher elegante que trabalha como secretária do presidente da empresa. Ela tem um alto posto e é muito respeitada, até mesmo pelo seu chefe. Uma mulher sábia que acaba dando bons conselhos para a jovem Retsuko. Até mesmo tentou melhorar o ambiente de trabalho da amiga, incentivando que seu chefe repreendesse o Ton, por ser um chefe um tanto abusivo.

            Tsunoda é uma gazela, uma moça alegre e vaidosa que usa dos seus encantos para fazer o Ton e diminuir suas responsabilidades no trabalho. É o tipo de pessoa com quem, geralmente, não me dou bem, embora trate bem, é claro.


            Resasuke é um panda-vermelho, trabalha no departamento de vendas. É um homem que vive no mundo das nuvens. É irresponsável com suas tarefas, por ficar viajando o tempo todo. Só Deus sabe por onde vagueia em seus pensamentos. Não sabe socializar com ninguém e não entende os sentimentos dos outros. Tem uma fala tão mansa, que nos dá sono. Retsuko acaba o conhecendo em um encontro e se encanta, de alguma forma, por ele. Será que vai sair um relacionamento daí?  Cuidado, Ristuko, ele é conhecido como príncipe egoísta.
            Eu gostei bastante desse anime, embora não haja um carinho especial da minha parte por ele. É bem engraçadinho. Acredito que, se você está querendo matar o tempo e dar umas boas risadas, irá gostar bastante.


Gênero:  comedia, Slice of life
Autor: Rarecho
Anime: 10 episodio 

1 comentários:

  1. Ahhh que fofinho, sempre vejo gifs dele no insta não sabia que era um desenho. Acho uma gracinha haha adorei!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir