Nabari no Ou


        

    Assisti, há muito tempo atrás, a esse anime, e confesso que nunca pensei que o veria novamente. Contudo, como eu me recuso a falar de algo que me lembro de forma tão leviana, resolvi assistir novamente. Eu havia esquecido como esse anime, na verdade, tem uma história tão profunda e uns personagens cativantes. Ele foi baseado no mangá, que foi lançando em 2004. Não imaginava que teria esse mangá completamente traduzido para ler, mas encontrei. Então, eu mergulhei no mangá e descobri que o anime mudou muitas coisas da história original. Tem uma pequena diferença da ilustração do mangá para a animação. Acho que a história corre de forma muito mais profunda. Se você assistiu ao anime e sofreu, prepare-se para sofrer em dobro quando ler o mangá.


            O anime foi lançado em 2008. A qualidade não está das melhores por já ter uns 10 anos, muitas coisas melhoraram desse tempo para cá. Gosto de como as feições dos personagens ficam bem marcantes e bonitas. Do anime para o mangá, existe uma mudança enorme, como eu havia falado. Personagens que permaneceram até o fim como vilões e os que pareciam ser os mocinhos tiveram uma virada bem grande no mangá.  Aquele personagem que você nunca imaginou odiar, por causa do anime, quando você ler o mangá ficará chocado com como ele pode ser perverso e insano. E aqueles que não desapareceram e as suas histórias não foram detalhadas no anime, terão um foco bem marcante no mangá. Pessoas que morreram no anime, pode ser que não tenham morrido no mangá. Então, é muito importante ler o mangá, caso goste muito.


            A história gira em torno de um garoto que, aparentemente, era somente mais um estudante comum em um mundo normal. Sempre evitando laços, assim ele vivia a sua vida, dia após dia. No entanto, existe um colega de sala e um professor que estão sempre o seguindo e tentando o recrutar para o clube de ninjas. Mesmo eles dando vários avisos intrigantes para incentivá-lo, o garoto não tinha qualquer interesse. Contudo, um dia, ele acaba sendo perseguido e atacado por ninjas, que diziam que ele era o “Shinra banchou”. Sem entender bem do que se tratava e totalmente perdido, ele acaba sendo salvo pelo seu professor e colega de sala, que mais tarde explicam que, em meio às sombras, de forma secreta, existe um mundo chamado “Nabari”, onde ninjas e samurais coexistem. Essas pessoas vivem no mundo da superfície como pessoas normais. Além disso, o garoto era o portador de um pergaminho chamado “Shinra banchou”, que contém a mais poderosa arte secreta do mundo ninja. Disposto a se livrar desse poder incômodo, ele resolve se aliar a eles para que pudesse continuar com sua vida de paz. Agora, a vida comum desse garoto está para mudar totalmente. O que acontecerá a partir de agora? Que tipo desafio ele terá que enfrentar?


            Miharu Rokujou é um garoto de 14 anos, órfão, que vive com a avó. Ele é totalmente indiferente a qualquer coisa e pessoa. Provavelmente, é um mecanismo de defesa que desenvolveu ainda mais novo. Miharu não faz amizade e não se envolve em nada, apenas ajuda sua avó em seu restaurante. Mesmo indiferente, muitas vezes, para conseguir algo que deseja, mostra um jeito fofo e meigo, mostrando um lado totalmente manipulador. Quando descobriu ser o portador do pergaminho mais poderoso do mundo ninja, mesmo sem querer, ele teve que se envolver com várias pessoas. Foi assim que ele mostrou uns dos lados que ele esconde com toda a força de seu ser. Na verdade, Miharu deseja muito ser amado. Ele é muito atencioso e se preocupa muito com as pessoas que são importantes para si. No entanto, por causa de uma promessa que o garoto nem lembra quando fez e com quem, acabou se tornando uma pessoa indiferente, se protegendo de qualquer sentimento e se tornando totalmente solitário. Em outras palavras, Miharu apenas sobrevive, não vive. Tudo mudou quando ele conheceu Yoite, a pessoa que mexeu totalmente com ele, de forma inesperada. O garoto, que nunca sentiu vontade de fazer nada por si mesmo ou pelos outros, pela primeira vez, queria fazer algo por alguém, ainda que custasse sua vida ou paz.


            Kouichi Aizawa é um garoto que, supostamente, tem 14 anos e é da mesma série que Miharu. É um rapaz animado e maduro. Ele foi adotado por uma família do mundo ninja. Apesar de aparentar ser um adolescente comum, quando está empenhado em seus deveres de ninja, torna-se implacável e sério, ao ponto de matar uma pessoa com total frieza e sem qualquer hesitação. Existe muito mistério em torno dele, mas o anime mostra apenas uma parte desse mistério. Apenas o mangá vai mais a fundo. Acreditem: vocês vão se surpreender muito com esse personagem. Kouichi acabou criando um grande vínculo com Miharu, Tonari sensei e Raimei, o que pode ter dificultado as decisões que ele havia tomado há muito tempo, antes de os conhecer.   

            Tobari Durandal é um professor de inglês de 25 anos. Ele é irlandês. Se tornou ninja   totalmente obrigado pelo seu avô, que era fanático por esse mundo. Foi obrigado, literalmente, a vir para o Japão. Ele é um homem bonito, inteligente e tem um coração de manteiga. Apesar de ser adulto, ele tem fobia de qualquer meio de transporte, por isso, muitas vezes, viaja andando a pé. Ele é ninja de “Banten” e esconde muitos segredos. Tem um apego muito especial pelo Miharu. Tobari é um ninja que não suporta tirar a vida das pessoas, por isso acaba sendo alvo fácil e não consegue proteger quem deseja.  Ninguém imaginava, mas ele mora junto de sua namorada, que é uma pessoa do mundo da superfície. Ambos respeitam muito essa particularidade um do outro, sem ela se envolver com o mundo “Nabari”. Ela é uma pessoa maravilhosa. Acho um amor esses dois juntos. Sensei me causou um pouco de raiva, porque acho-o um pouco covarde, deixando as crianças tomando conta de tudo e correndo perigo, enquanto ele está escondido Deus lá sabe onde. No mangá, ele mostra ter um tiquinho a mais de fibra. Tobari é totalmente contra que Miharu use o poder dentro dele deseja o selar. Deixou claro para o garoto que, se ele resolvesse usar, teria que tomar medidas drásticas.

            Raimei Shimizu é uma colegial de 14 anos que é uma samurai, uma das sobreviventes de seu clã. É uma menina amigável, determina e extrovertida. Totalmente voltada para as suas convicções. Raimei tende a se confundir as pessoas, por estar sempre muito centrada em outras coisas em sua mente, ao ponto de estar conversando com uma pessoa e, de repente, perceber que a confundiu com o cachorro que estava passando. Isso pode atrapalhar um pouco o seu desempenho como samurai, mas ainda assim ela é muito habilidosa, apesar de faltar um pouco mais para ser, de fato, uma extraordinária samurai.  No começo, ela se aproxima de Miharu para conhecer que tipo de pessoa é o portador do poder e também porque, assim, seria mais fácil encontrar o seu irmão mais velho, do qual deseja se vingar, por ele ter dizimado todo seu clã. A garota guarda muitas coisas terríveis dentro de si. Mesmo assim, ainda continua sendo o sol, uma pessoa que pensa no próximo e que está sempre pronta para apoiar seus amigos.


            Yoite é um rapaz de 16 anos que é membro dos “Lobos cinzentos”. Ele é usuário de uma técnica ninja proibida, chamada “Kinjutushou kira”. É uma técnica poderosa, mas que vai desfalecendo sua vida a cada vez que a usa. Ele é totalmente antissocial, frio e não demonstra qualquer emoção. Yoite rejeita qualquer ato de compaixão ou cuidado dos outros com ele, por acreditar que não é digno e não pode dar nada em troca. Essa falta de confiança em si mesmo é reflexo de todo o mal que ele sofreu desde que nasceu. Não foi detalhado, mas a mãe dele parece ter morrido no parto e, desde então, ele sempre foi tratado da pior forma possível, sofrendo abusos psicológicos e físicos. Até que, um dia, quase o mataram. Foi quando ele fugiu. Por essa razão, Yoite deseja desaparecer e, se possível, queria que sua existência fosse apagada. Foi ao ser acolhido pelo líder ninja do “Ida” que ele entrou nesse mundo e começou a usar a mais cruel técnica, com a promessa de que, assim, ele iria desaparecer. Contudo, ele se deu conta de que não queria morrer. Só queria que nunca tivesse nascido, nunca tivesse que passar pelo que passou e nem feito as pessoas a sua volta passarem por qualquer coisa por sua culpa.


            Para mim, Yoite foi o personagem mais marcante, junto de Miharu. Eles formaram um elo tão profundo, bonito e doloroso, que é impossível não amá-los. Eu queria muito pôr os dois no potinho e os proteger de todo o mal. Sinceramente, falar dos dois me faz querer chorar. Essas crianças sofreram tanto e não mereciam isso. Escutar ele dizer que queria que apagassem a existência dele era algo extremante doloroso. Vê-lo sofrer por causa do efeito colateral de Kira era também doloroso. Além disso, vê-lo rejeitando as afeições das pessoas era sufocante, por simplesmente se achar indigno disso. Partia meu coração em mil pedaços. Yoite “sequestrou” Miharu e supostamente o ameaçou para que ele usasse “Shinra banchou”, para que apagasse a sua existência. No começo, o garoto aceitou um pouco, por causa da ameaça, mas, depois, foi por ele começar a ver Yoite de forma diferente, com compaixão, por achar que o rapaz era um tanto quanto ele. Assim, eles foram se apegando um ao outro, em rumo a esse objetivo. Chegou a um ponto em que o Miharu não desejava que ele sumisse, mas não queria admitir que queria que ele vivesse e que não queria o perder. Ai, meu Deus, como esses dois me fizeram sofrer.


            Kazuhiko Yukimi é um ninja de 27 anos que faz parte do clã “Lobos cinzentos” ou “Ida”. Na superfície, ele trabalha como escritor. É um homem que, às vezes, tem atitudes infantis, mas, na verdade, é muito maduro, responsável e carinhoso. Ele é um integrante do clã e de alta confiança de seu líder. Tem ótimas habilidades como ninja. Seu passado também não foi um mar de rosas. Ele e sua irmã faziam parte do mundo da superfície e sofriam muito nas mãos de seu pai, que era um alcoólatra. Depois de conseguir se livrar dele, foi recrutado pelo líder do clã e trazido para o mundo de “Nabari”, se tornando ninja. Sua irmã é uma médica cientista no clã. Ele é muito leal e sempre tentou não se envolver com as demais pessoas de forma pessoal. Por isso, quando Yoite foi designado aos seus cuidados quando ainda parecia ser apenas uma criancinha, ele evitou ao máximo se envolver com o garoto, que sofria sozinho no canto, enquanto ele tentava fingir não estar vendo ou estar preocupado. Kazuhiko, apesar de não demonstrar, não conseguiu evitar se apegar o garoto, ao ponto de temer a sua morte mais que qualquer coisa, ainda que não admitisse abertamente. No anime, ele mostra uma certa indiferença ao Miharu e ao Yoite. Já no mangá, nossa visão sobre ele muda totalmente, porque ele demonstra que os dois são importantes para ele e, assim, vai contra o seu líder logo de cara.


            Raikou Shimizu é um rapaz de 20 anos que, apesar de ter sido o herdeiro do clã “Shimizu”, o qual todos acreditam que ele o dizimou, agora faz parte do clã “Lobos cinzentos”, por eles estarem, supostamente, atrás do ideal de mundo que ele deseja.  Ele é um rapaz bonito, descontraído e educado. Tem crenças muito fortes e, por isso, leva suas responsabilidades de forma muito séria. Raikou esconde muito bem o que sente através do jeito descontraído dele. Apesar de não parecer estar sofrendo com nada, na verdade, ele sofre há muito tempo, desde o fatídico dia, ainda que não demonstre. O rapaz valoriza muito as pessoas que são especiais para ele e está disposto a morrer para as proteger. Ele acredita fortemente em um mundo ideal que, ao meu ponto, é um tanto falho. Só depois se da conta de que a sua mãe tinha razão nas convicções dela. Há muitas coisas boas e ruins para descobrir sobre esse personagem. O futuro dele é um tanto diferente no anime e no mangá.


            Gau Meguro é um garoto de 16 anos que foi acolhido pelo Raikou, o fazendo conhecer o mundo “Nabari” e entrando para o clã “Lobos cinzentos”. Ele é uma criança que sofreu muito também. Sua mãe foi morta por um de seus namorados e, no fim, não houve qualquer justiça. Ele tentou fazer com suas próprias mãos e quase foi morto. Foi salvo pelo seu benfeitor, com o qual é leal e admira eternamente. Gau é imaturo e esquentadinho. Pode ser facilmente influenciado, mas é uma criança muito bondosa. Ele ama muito Raikou, agora, eu não sei dizer que tipo de amor. Para mim, a relação deles vai além de amizade. Quem sabe?! O garoto ajudou muito seu benfeitor a se perdoar e a voltar às suas origens também.


            Kotarou Fuuma é o líder da vila Fuuma. Ninguém sabe sua verdadeira forma ou idade. Ele é louco por conhecimento e tem prazer em fazer diversas experiências. Um homem com uma força muito grande, contudo, pode ser um tanto misterioso, já que não da para entender o que exatamente pensa ou está tramando. Parece mais o tipo que gosta de jogar lenha na fogueira e ver as pessoas de debatendo, enquanto assiste a experiência de longe. No anime, parecia ser mais um ninja peculiar e pervertido, que gostava de aprontar pelas costas e provocar as pessoas. No entanto, no mangá, ele mostrou um lado bem inesperado. Algo totalmente diferente do que vemos no anime, somente no mangá conhecemos o verdadeiro Fuuma. Então, se preparem para ficar desapontados.


            Tojuto Hattori é o líder do clã “Ida” ou “Lobos cinzentos”. É um homem que tem uma grande influência política e nas mídias. Ele tem um grande desejo de mudar o mundo, junto de sua parceira, Ichiki. Todo mundo acredita que é para um mundo melhor, no entanto, o que os outros não sabem é que ele deseja, na verdade, uma ditadura. Um mundo sem sentimentos, onde todos são controlados por ele, não por emoções e laços. Ele conheceu sua parceira em meio à guerra, e eles dizem que suas atitudes são por causa das experiências que tiveram lá. Já o mangá, mostra que eles se conheceram de forma diferente. Também tomam rumos totalmente diferente do anime. Sendo assim, Hattori não se torna o vilão mais temível. Acabamos vendo que ele era só uma marionete e nem sabia.
            Olha, esse anime foi muito bom, mas nem se compara ao mangá. Acredito que muitas pessoas podem gostar desse anime, mas acho que passou despercebido por muitos. Vou sentir saudades dos personagens, para ser sincera. Principalmente das duas crianças que partiram meu coração em pedaços. Então, vejam o anime e leiam o mangá, porque lá tem as melhores partes. INDICADÍSSIMO!!!



Gênero:  Fantasia, Drama
Autor: Yuhki Kamatani

Mangá: 14 Volumes
Anime: 26 episodio

0 comentário

Postar um comentário