Nodame Cantabile


         

   Primeiramente, quero começar essa postagem dizendo que o mangá, o anime e dorama de “Nodame Cantabile” são simplesmente MARAVILHOSOS. Não sou tão chegada à música clássica. Confesso que curto alguns instrumentos e sempre tive vontade de tocá-los, mas nunca fui atrás. Quem sabe um dia? Porém, sempre que assisto algum conteúdo nesse teor, fico encantada. Já é a segunda vez que assisto e eu simplesmente devorei. Só o dorama que demorou um pouquinho, porque não encontrei online. Assim, eu tive que assistir no meu computador.


            O mangá foi lançado em 2001. Tem uma ilustração simples, mas bonita. A história segue de forma bem espontânea, nos mostrando detalhes que foram deixados para trás nas demais adaptações. Contudo, nada para causar comoção. O dorama foi lançado em 2006. Apesar de ser MUITO antigo, não existe um dorama daquela época que se possa comparar com a qualidade de produção de “Nodame Cantabile”. Um elenco formidável foi reunido. Cada ator escolhido fez uma adaptação perfeita de cada personagem que lhe foi escolhido. Principalmente Nodame e Chiaki, que parecem ter nascido para o papel. Eles interpretaram tão bem,    que parece que, de fato, os personagens saíram da própria ilustração. Algumas coisas foram cortadas, porém, tudo que era importante foi adaptado perfeitamente. Até a parte do humor, o primordial da história, que geralmente é um saco nos doramas japoneses, estava ótimo. Em 2008, saíram dois episódios especiais de quando eles foram para a Europa, mas não consegui achar para assistir. Já em 2009 e 2010, saíram dois live-actions, um completava o outro, trabalhando o final da história deles. Várias coisas foram mudadas e cortadas. Duas horas não eram suficientes para trabalhar como o original, mas foi perfeito. Ainda estou totalmente pasma com a qualidade dessa produção.




            Em 2007, saiu a primeira temporada do anime, que trabalha toda parte antes deles se mudarem para a França. A adaptação está muito mais próxima do mangá, por trabalhar alguns arcos cortados no dorama, porém, é praticamente idêntico ao dorama e todo detalhe chega a ser incrível. A qualidade, apesar de vermos que não é o estilo atual, é muito boa também. Os dubladores caíram perfeitamente nos personagens. Em 2008, saiu a temporada de quando eles chegaram em Paris. Trabalhou todo o desenvolvimento da nova vida deles ali. Para Chiaki, não era novidade, mas para Nodame, que nem sequer falava a língua, foi um pouco difícil. Mesmo assim, ela acabou se adaptando muito bem. Então, em 2010, saiu a terceira temporada, a última, trabalhando os arcos para finalizar a história. Essa foi bem tensa, muitas coisas complicadas aconteceram. Foi incrível. Em 2009, saiu um novo mangá, com o subtítulo “Opera de galinhas”. Não encontrei e não sei se tem continuidade na história ou se é algo à parte. Essa história fala de forma tão profunda e real sobe a música clássica, que, se prestarmos atenção, terminamos natos nas histórias dos compositores.


            O enredo gira em torno de dois estudantes de música distintos que, um dia, acabam tendo suas vidas entrelaçadas por causa de uma desastrosa coincidência. Um deles vive para a música, estuda piano na faculdade e sonha em se tornar um grande maestro, como aqueles que admira. Por sua vez, a outra é uma jovem despreocupada que estuda piano na faculdade e que, apesar de ter um talento, não tem a ambição de se tornar uma grande pianista. Assim, estuda música apenas por diversão. Um dia, quando o ambicioso pianista está frustrado por não conseguir alcançar seus sonhos, por não poder sair do país por causa de um trauma e ainda ser rejeitado miseravelmente pela sua ex-namorada, acaba afogando suas magoas na bebida. De manhã, ele acorda com o som de um piano que, apesar de ser descuidado, tinha notas fabulosas, ao ponto de capitar o seu coração de músico. Ansioso para saber quem estava tocando, ele abre seus olhos sonolentos e, assim, percebe que está em um lugar desconhecido. Levanta violentamente e se vê em um lugar totalmente desastroso, cheio de lixos e um cheiro ruim. Em meio a tudo isso, havia um piano e uma moça toda desleixada tocando. Ao sair correndo daquele lugar, ele nota que são, na verdade, vizinhos.  Como ele nunca havia notado uma pessoa tão estranha ao lado? Ou melhor, como ele nunca havia notado alguém que tocava sons tão fabulosos dessa forma? Que tipo de mudanças acontecerão com esse desastroso encontro, que trará novas experiências e abrirá novos caminhos para ambos?


            Megumi Noda, mais conhecida como Nodame, é uma garota de aparência meiga, no entanto, é desleixada, desastrada e se comporta de modo muito estranho. Apesar de amar tocar piano e ter um talento incrível, ela não leva a sério suas aulas e, assim, toca de forma tão descuidada. Mesmo tendo talento para ser uma grande pianista, ela diz que seu sonho é ser professora do primário, por isso compõe músicas para crianças. No fundo, ela ama música, assim como qualquer outro músico que a leva de forma séria. Contudo, quando era criança, sofreu um trauma ao ser aluna de um professor muito rigoroso, que a levou a desistir do piano. Ela passou a criar barreiras para seu talento, se limitando, não se aperfeiçoando e tocando apenas como quer, sem ninguém para impedi-la. Porém, ao conhecer Shinichi, um talentoso pianista que ama a música com todo o seu ser, ela passa a ser pressionada pela sua fabulosa presença, que não a deixava fugir do seu verdadeiro destino.


            Shinichi Chiaki é um belo homem, inteligente, perfeccionista e rigoroso. Vem de uma família rica, onde a música clássica é como o ar que eles respiram. Suas habilidades são extraordinárias. Ele toca piano e violino como ninguém. Seu maior sonho é ser maestro. Contudo, como sofreu um trauma no avião quando criança, não consegue sair do Japão. Sendo assim, se torna completamente frustrado ao ver que não pode progredir na música, por não ter capacidade de sair desse pequeno país, que tem limitado seu talento e sonhos. Porém, quem diria que esse encontro desastroso com uma vizinha estranha, que mora em um apartamento sujo, iria mudar totalmente a sua vida? Após ser envolvido em inúmeras situações, por causa dessa garota, algumas oportunidades surgiram. Foi assim que ele percebeu que ainda existiam coisas que ele poderia fazer no Japão, em relação aos seus sonhos.


            Se conhecerem, provavelmente, foi obra do destino. Afinal, trata-se de uma pessoa que tem talento, mas não valoriza isso, e alguém que ama profundamente a música, mas não consegue alcançar seus sonhos. Precisavam de uma verdadeira sacudida em seus mundos para encontrarem seus caminhos. Nada melhor do que aqueles que são totalmente opostos para o fazer. Shinichi se apaixonou pela música de Nodame. Mesmo que, no começo, não quisesse se envolver com uma mulher tão estranha, não conseguia ignorar esse talento. Então, começou a incentivá-la, mesmo que, às vezes, ela o desapontasse, dizendo seus sonhos que, para ele, eram medíocres. Porém, quando via a sua sede pela música, ele não conseguia desistir de fazê-la encontrar o seu caminho de pianista.  Nodame, que havia se apaixonado por Shinichi, de tanto ficar o perseguindo por todos os cantos, acabou ganhando a fama de ser namorada dele, causando inveja por todo os cantos. Claro que, sempre que o perguntavam, ele negava. Cada vez mais ela o amava muito, mesmo ele sendo rigoroso com ela, às vezes grosseiro e nem um pouco cavalheiro. Porém, a sua presença na vida dele trouxe novas possibilidades. Era como se ela estivesse ali para iluminar o caminho escuro que ele estava percorrendo. Ela lhe deu um empurrão e ele foi capaz de começar seu caminho como maestro, no Japão. Por causa do talento tão extasiante dele, ela percebeu que, como era, não poderia continuar ao lado dele. Assim, resolveu se dedicar ao piano verdadeiramente, para poder segui-lo por onde ele for nesse mundo.


            Maestro Franz Von Stresemann é um famoso maestro alemão. É um homem excêntrico, mulherengo, baladeiro e obstinado.  Apesar disso, ele é admirado e respeitado por seu talento e, como músico, tem uma ótima reputação. Stresemann é convidado pela sua querida amiga, que é diretora da faculdade, para ajudar na evolução de alguns talentos.  Como ele era apaixonado por ela, desde o passado, aceitou sem hesitar. Ele acabou juntando uns dos alunos mais inusitados para compor uma orquestra, mas ninguém conseguia entender o que estava querendo fazer com isso. Stresemann se apegou a Nodame, por seu jeito fofo de ser, mas por ter se apaixonado também por seu talento, apesar de seus descuidos. Ele dizia que, quando a via, enxergava o seu eu do passado.  Em relação ao Shinichi, no começo, pegou birra da cara dele, por ele ser um estudante de seu arqui-inimigo. Porém, depois de ver que, de fato, tinha um talento nato para maestro, acabou fazendo-o seu pupilo.  


            Mini Ryutaro é um violinista. Apesar dele amar o que faz, tem seu próprio jeito de tocar e estilo, o que não o faz melhor. Ele convida Nodame para o ajudar em uma prova. Acaba gostando do jeito dela tocar, por ser tão despreocupada quanto ele. Ele acaba dependendo de Shinichi, com quem ele havia tido alguns problemas, quando Nodame fica doente bem no dia. Ele foi um dos músicos inusitados chamados para a nova orquestra, montada por Stresemann. Depois da experiência da primeira orquestra, ele pega o gosto pela coisa e começa a levar mais a sério. Mini virou grande amigo de Shinichi e Nodame. No desenvolvimento, ele acaba namorando seriamente uma violonista talentosíssima, Kiyora Miki.

não achei nem uma imagem dele U.U

            Kouzo Etoh, conhecido na faculdade como Harisen Sensei, é o melhor instrutor de piano da faculdade. Ele é extremamente rigoroso e pune seus alunos com harisen. Ele era professor do Shinichi, mas, depois de uma briga, acaba passando-o para outro professor. Contudo, em um concerto, ao ver como Shinichi era talentoso, ficou arrependido por ter perdido um aluno tão bom. Então, um tempo mais tarde, ao ver Nodame e Shinichi tocarem juntos, acaba fascinado pelo talento dela e a pega para ser sua aluna. Contudo, a moça não queria aceitar de jeito algum e continuou fugindo de suas aulas. Decidido a mudar como professor, ele pede ajuda ao Shinichi para conseguir atraí-la. Depois dele desistir do seu jeito excessivamente rigoroso, conseguiu se tornar professor de Nodame. Trabalhou ao máximo seu potencial, embora ele ainda não tivesse noção do quanto poderia evoluir.


            Essa história é muito boa. Vale muito a pena assistir o anime e o dorama. Se der, leia o mangá também. No momento, estou acompanhando a tradução. Esqueci de dizer que, em 2014, saiu a versão k-drama, com o nome “Naeil’s Cantabile”. Ainda não vi e estou louca para assistir, mas é difícil achar. Espero que vocês gostem e deem a oportunidade de conhecer esse dorama ou anime que, mesmo antigos, são simplesmente MARAVILHOSOS. IDICADÍSSIMO!!!


Gênero:   Comedia romantica
Autor: Tomoko Ninomiya
Mangá:  23 Volume 
Anime:   1 temporada de 23 episódios + 1 ova + 2 temporadas cada um com 11 episódios  + 3 ovas
Dorama:   11 episódios + 2 especiais +  2 Live-action

0 comentário

Postar um comentário