AnoHana - Ano Hi mita Hana No namae o Bokutachi wa mada Shiranai



       Esse é um anime que praticamente todos falam com lágrimas nos olhos.  A primeira vez que assisti, há uns 7 anos, eu estava com meu coração duro, mas mesmo assim chorei muito. Essa obra é realmente comovente. Tem uma essência muito inocente, o que cativa totalmente nosso coração, da mesma forma que o quebra em pedaços. Por isso, já digo que, se for assistir, prepare seu coração e um lencinho, porque é impossível não se emocionar. Esse anime é conhecido como “Ano Hi mita Hana No namae o Bokutachi wa mada Shiranai” ou, resumidamente, “Ano Hana”. Já havia passado por aqui e nunca achei que voltaria a escrever sobre ele, porém, após diversos lançamentos, achei que era a oportunidade perfeita para fazer uma postagem mais completa.  
            O anime é uma adaptação de uma novel que foi lançada em 2011. Não tive acesso e não sei como a história ocorre lá, mas, como sou curiosa, gostaria de saber. O anime foi lançado no mesmo ano. Tem uma ótima qualidade de produção. A história se desenvolve de forma muito agradável, mas nunca saberei se tudo está seguindo perfeitamente a obra original. O mangá foi lançado em 2012, tem uma ilustração muito bonita. A editora JBC o trouxe para o Brasil em 2016, com três volumes. É claro que eu fiz a minha coleção, a qual li recentemente. Acho que gostei mais de como as coisas acontecem no mangá. Não que tenha muita diferença, mas uns pequenos detalhes estão mais claros. No mesmo ano, lançaram um jogo baseado na história, porém, não faço ideia de como funciona. 


            Em 2013, lançaram um filme como continuação, que se passa apenas um ano após o fim do anime. Cada personagem escreve uma carta e fala pouco do passado e acontecimentos do anime. No mesmo ano, saiu um mangá. Não sei se tem a ver com esse filme ou se foca no futuro dos personagens, mas também adoraria saber. Inesperadamente, em 2015, lançaram o live-action, que você encontra disponível para ver no Crunchyroll. A qualidade está impressionante. Os atores escolhidos se encaixaram tão bem, que fiquei encantada. Atrevo-me a dizer que trazer o anime para a vida real me emocionou muito mais. Chorei feito uma condenada. É muito lindo, em todos detalhes. Foi muito perfeito.
O enredo envolve 6 amigos de infância que se separaram após um trágico acidente que leva um deles à morte. Após 10 anos em que essa tragédia ocorreu, eles ainda se encontram remoendo essa perda, cada um do seu próprio jeito. Porém, para o líder, que teve que lidar com duas dolorosas perdas na época, o seu tempo acabou parando. Assim, ele se fechou em seu mundo, não tendo qualquer contato com o mundo exterior. Em um verão que era para ser normal como qualquer outro, o jovem rapaz começa a escutar a voz de sua amiga que havia falecido. Achou que era apenas uma neura de sua cabeça e ignorou, no entanto, as coisas começaram a ficar mais estranhas quando ela realmente começou a aparecer em forma física. Depois de lutar com tudo para ignorar isso, acaba aceitando que, de fato, a alma da garota que ele sempre quis ver mais uma vez estava à sua frente. Então, se põe disposto a ouvir o que ela tem a dizer. A garota diz que o motivo de estar ali é para realizar um desejo, porém, ela não lembra qual é exatamente, mas acredita que a chave para resolver isso seria reunir seus antigos amigos. Para ele, que havia cortado qualquer contato com o mundo afora, inclusive seus antigos amigos, estava parecendo mais um grande pesadelo ter que encará-los novamente. E agora? O que irá acontecer?


Jinta Yadomi, mais conhecido como Jintan, quando criança, costumava ser o líder dos “superprotetores da paz”. Um garoto inteligente, esperto, enérgico e amigável.  Porém, após a tragédia que aconteceu com sua preciosa amiga e, mais tarde, o falecimento da sua mãe, o seu emocional e psicológico ficaram instáveis. Assim, ele se tornou antissocial, introvertido e até mesmo parou de frequentar a escola. O seu tempo parou. A dor que sentia era incurável, ainda mais por se sentir culpado por tudo que aconteceu, já que Menma faleceu enquanto o procurava e ele nem teve a oportunidade de pedir desculpa por tê-la magoado uns instantes antes da tragédia. Assim, Jintan vivia de uma forma lamentável, se corroendo dolorosamente todos os dias, sem qualquer capacidade de encarar a vida. Quando Menma voltou, ele ficou incrédulo. Não sabia se era verdade ou apenas coisas da sua cabeça. Porém, a presença dela lhe abriu uma nova porta. Será que ele vai passar a ter coragem de encarar a vida mais uma vez?


     Meiko Honma, mais conhecida como Menma, quando criança, não conseguia fazer amigos, até que foi acolhida por Jintan, que a colocou na sua turma de amigos. Ali, ela se sentiu realizada e valorizada por seus novos amigos, nos quais poderia confiar. Assim, sua infância foi divertida e única. Porém, um dia, após uma reunião dos “superprotetores da paz” em que acabaram tendo um desentendimento, enquanto Menma corria atrás de Jintan, que já havia sumido de sua visão, acaba escorregando e caindo no rio. Assim, a sua vida se perdeu. No entanto, após 10 anos, de alguma forma, a garotinha, que naquele dia havia perdido sua vida, voltou em sua versão 10 anos mais velha, com o propósito de realizar o seu desejo para que possa, finalmente, seguir o seu novo caminho. No entanto, ela não consegue lembrar o que é, mas não está disposta a desistir. Deseja muito realizar isso o quanto antes, para que possa seguir para o céu e renascer e, no futuro, mais uma vez possa ter a oportunidade de estar com seus amigos. Ela começa a mudar a vida de todos os seus amigos que ainda não foram capazes de seguir em frente, por causa da sua perda.


Para Jintan, cujo o tempo havia parado, não havia expectativa qualquer sobre o futuro. Tudo estava borrado e obscuro. Não havia nada que quisesse fazer. Não havia ninguém com quem quisesse lidar. Afinal, quem queria mesmo ver não seria possível. A volta de Menma mudou sua vida em todos os aspectos possíveis. Sua presença o libertou de todas as limitações que ele havia imposto a si mesmo. Começou a se reencontrar com seus antigos amigos. Começou a sair do seu casulo e encarar o mundo e até mesmo a escola que era tão complicada para ele. Começou a trabalhar para realizar o desejo da sua amada. No começo, vê-la foi doloroso, porque fazia todas as lembranças voltarem. Porém, agora sentia que não queria deixa-la ir. Também se deu conta de que a amava, não como amiga, mais que apenas amigos. Ele a amava tanto que, se possível, queria que ela não desaparece novamente. Porém, Menma, decidiu que queria renascer para poder voltar a vê-los com vida. Menma também o amava da mesma forma e era triste ter que ir, mas ela, mais que ninguém, já havia aceitado a sua condição.


Naruko Anjo, conhecida por Anaru, apelido que agora, na adolescência, odeia por ter um significado inusitado. Ela é vaidosa e facilmente influenciável, fazendo ou concordando com coisas que, na verdade, não acha certo. Ela estuda na mesma sala de Jintan, embora ele não vá à escola.  Na frente dos outros, ela é fria com ele, mas, na verdade, se preocupa muito com seu estado, afinal, é apaixonada pelo rapaz desde quando era criança. Anaru sempre admirou Menma, mas, ao mesmo tempo, tinha inveja e ciúme do relacionamento que ela tinha com Jintan, o que a deixava confusa sobre seus sentimentos em relação à falecida. Depois da tragédia, ela se sentiu muito culpada. Em, provavelmente, uma chance de esquecer o passado, passou a se afastar de seus amigos e mudou bastante o seu comportamento e aparência. Porém, não estava sendo capaz de esquecer, afinal, a culpa pela morte de alguém que gostava não é algo que se pode simplesmente apagar. Naquele dia, foi Anaru quem fez a pergunta que levou a todo o conflito. Ela pensa que, se não tivesse feito, nada teria acontecido. Agora, com a volta da Menma, apesar de não acreditar, ela está mais uma vez confusa sobre seus sentimentos de ciúmes e culpa. Mesmo que o tempo tenha passado, ela ainda gosta do Jintan, mas ao mesmo tempo reconhece que não há como ir contra a Menma no coração dele.  Não gosto muito dela, no anime. No mangá, ela é menos desagradável e mais amiga do que a rival ciumenta. 


Atsumu Matsuyuki, mais conhecido por Yukiatsu, desde criança, viu Jintan como rival e foi apaixonado por Menma. Sempre foi bonito, mas, em sua adolescência, se tornou mais bonito ainda. É um rapaz inteligente e um pouco arrogante. Ele finge ter superado a perda da Menma, mas a verdade é que nunca superou, afinal, sempre a amou muito. Yukiatsu também se sente culpado, pois ele acredita que a deixou perturbada, se declarando uns minutos antes do acidente. Apesar de ser popular, parece que não se envolve com ninguém, devido aos seus sentimentos não terem desaparecido mesmo com tanto tempo  do falecimento dela. Quando se trata de Jintan, ele o trata com indiferença e ficou muito furioso quando o garoto veio falar a respeito de ser capaz de ver a Menma. Primeiro debochou, dizendo “como pode não ter superado tudo ainda?”. Depois afirmou que também era capaz de ver, apesar de não ser. Yukiatsu estava furioso e desolado porque ela só parecia para ele, sendo que ele desejava tanto vê-la. Então, ele topou ajudá-la a realizar o desejo, porque não suportava a ideia de apenas Jintan tê-la para si.


Chiriko Tsurumi, mais conhecida por Tsuruko, é uma garota intelectual, observadora, séria e lógica. Depois do acontecimento, ela só continuou próxima de Yukiatsu, pois estudam na mesma escola. Eles sempre são confundidos como namorados, por estarem juntos, o que a agrada, já que ela gosta dele desde criança. Porém, ela, mais que ninguém, sabe o quanto ele não superou a Menma e o despreza por isso. Apesar dela não demonstrar, ainda se encontra abalada com a morte da amiga, que sempre gostou e protegeu, apesar de sentir ciúmes do seu amado. Ela também sente culpa por não ter evitado os acontecimentos daquele dia, por, no fundo, também querer ver no que iria dar tal assunto. Quando a Menma volta, ela fica retraída e duvida que a amiga tenha os perdoado. Porém, também vê como uma oportunidade de ver seu amado a superando e de que isso traga alívio ao coração de todos.


Tetsudo Hisakawa, mais conhecido por Poppo, quando criança, era um garotinho franzino, porém, em sua adolescência, se tornou um homem enorme. Ele sempre foi muito animado e engraçado. Depois do acontecido, assim que se entedia mais por gente, abandonou a escola e saiu viajando pelo mundo, se sustentado com trabalhos de meio período. Tudo isso porque ele também carrega muita culpa dentro de si, que ninguém nem imaginava. Agora, ele vive na casinha onde o grupo se encontrava. Poppo sempre admirou muito Jintan e foi grato por abrirem uma porta para ele entrar nesse grupo, que teve momentos divertidos. Poppo foi o primeiro a acreditar na volta da Menma e ficou muito empolgado em tentar ajudar. Porém, ninguém imaginava que ele carregava um fardo tão grande e, por isso, fazia tanta questão de ajudá-la a ir para o paraíso o quanto antes. 
Essa história linda de superação da perda e da culpa é incrivelmente boa e emocionante. É uma pena que uma personagem tão querida esteja falecida, porque tenho certeza que, assim como eu, todos gostariam muito que ela estivesse viva. Queríamos muito ver o seu futuro ao lado de seus amigos e pessoas que ama.  Espero que ela possa renascer mais uma vez e ter a oportunidade de estar novamente com eles, o mais breve possível. Então, indico muito todos os conteúdos dessa história maravilhosa. Não esqueçam do lencinho, porque não tem como não chorar com o final.


Gênero:   Romance,   Sobrenatural, Drama, Slice of life 
Autor: Mari Okada 
Novel:  2  Volume
Ilustradora:  Mitsu Izumi
Mangá:  3 Volume 
Anime:   11 episódios  + Filme
Live-action:  1

0 comentário

Postar um comentário