Especial de dia das mães



             Considero o dia das mães um dos mais especiais do ano. Embora o dia delas seja todos os dias, não há problema algum em ter uma época específica para você expressar esse amor, o que você não é capaz de fazer, na maioria das vezes. No especial desse ano, reuni algumas mães de animes que faço questão de falar. Se vocês não viram as postagens dos demais anos, lhes convido a ver o especial de 2016 (clique aqui), em que falo de várias mães de uma vez só. No de 2017, falei sobre como funciona o dia das mães no Japão, está muito legal (clique aqui). É claro que no ano passado, 2018, não passou despercebida essa data especial (clique aqui). 
            Confesso que esse ano não estava preparada e não sabia se havia sobrado alguma mãe admirável de que eu não teria falado. Claro que já temos a nova geração de mães, porém, ainda não posso falar delas, porque ainda não fui capaz de acompanhar as suas vidas. Depois de ler tudo que escrevi e pensar profundamente, lembrei de algumas mães que não fui capaz de escrever a respeito, o que não as faz menos importantes, é claro. Então, vamos às mães maravilhosas dessa vez.


            Para abrir com chave de ouro, vamos falar da Nadeshiko Kinomoto, mãe da nossa querida Sakura, do anime “Cardcaptor Sakura” (clique aqui). Acreditei seriamente que já havia falado sobre ela, no entanto, somente agora, percebi que, no fim das contas, ela ainda não tinha aparecido nos especiais do dia das mães. Nadeshiko é uma mulher maravilhosa e, no seu pouco tempo na terra, foi uma mãe e esposa incrível. Apesar de seu tempo na terra ter se acabado, Nadeshiko, que se tornou um anjo, sentiu a necessidade de sempre estar em torno de sua família. Mesmo não estando mais em vida com eles, ela não perdeu o desejo de permanecer os protegendo. O seu filho mais velho, Touya, é o único que consegue vê-la, devido ao seu poder sobrenatural. Mesmo Sakura sendo uma garota mágica, não tem tal privilégio. Ainda que faça muito tempo que ela tenha falecido, eles a valorizam e amam muito. Todos os dias, uma foto diferente dela é colocada em um quadro e eles a cumprimentam, como se estivesse ali. Acho uma pena que ela não pôde permanecer do lado deles em vida. Mesmo assim, não há dúvida de que o desejo de proteger seus filhos não a deixa simplesmente ir embora.


            A segunda mãe é Yuka Yukihira, mãe de Mikan Sakura, do anime “Gakuen Alice” (clique aqui). No primeiro especial, em 2016, eu fiz uma pequena menção sobre ela, porém, não fui específica. Yuka foi confinada na escola Gakuen Alice desde criança e, devido ao seu poder de roubar poderes, passou a ser desprezada pelos demais, que a temiam. Isso a fez ser muito solitária. Na postagem do anime, vocês poderão conhecê-la melhor, então leiam, por favor. Essa mãe, que estava passando por um período difícil após perder o amor de sua vida, ainda é perseguida pela escola, após fugir de lá. Não viu escolha a não ser abandonar sua filha. Isso para a protegê-la e mantê-la longe dessa realidade terrível que ela passou, para que ela mesma pudesse derrubar e se vingar dessa academia, que por trás dos panos fazia coisas terríveis com as crianças de alto poder. Abandonado seu posto de mãe, ela desejou que sua filha fosse feliz longe de tudo isso. O que ela não imaginava é que o destino iria levar Mikan, quer ela queira ou não, para dentro daquela academia por conta própria. Depois de muitos anos sem a vê-la, Yuka acreditou que o seu instinto materno havia morrido desde que tomou sua decisão. Contudo, bastou olhá-la uma única vez para que seu coração fosse preenchido por todo o amor que havia prendido bem no fundo. Ela queria proteger seu maior tesouro e daria sua vida por isso. Me dói muito saber que elas não tiveram mais que 10 minutos de mãe e filha. Mesmo assim, elas deram o máximo de si para que pudessem ficar uma com a outra até o fim.


            A terceira mãe é Carla Jager, mãe do Eren, do anime “Shingeki no Kyojin” (clique aqui). Essa mulher, que sempre foi uma supermãe, amou muito o seu filho. Sempre acreditou no potencial dele, mesmo que não houvesse nada que de fato o destacasse, além de sua insolência. Ela disse que ele era especial só por ter nascido nesse mundo. Devido à situação catastrófica do tempo em que vive, ela morreu pedindo que levassem seu filho, ao invés de lhe ajudarem a sair. É instinto materno proteger o filho antes de si mesma, né? Carla preferiu proteger seu filho amado em primeiro lugar do se dar uma chance de, talvez, sobreviver. Assim, mais uma mãe incrível que amou profundamente seu filho se foi.


            A quarta mãe é Senhora Mabuchi, mãe de Kou e Yoichi, do anime “Ao haru ride” (clique aqui). Devido ao divórcio, ela teve que ficar apenas com seu filho mais novo, se mudando para uma outra cidade. Lá, ela trabalhou muito para poder sustentar seu filho e ter uma vida digna, enquanto seu filho também dava o melhor de si para que, um dia, fosse ele a cuidar dela. No entanto, enquanto ele dava duro, não passando tempo com sua mãe, veio uma notícia terrível: senhora Mabuchi estava com seus dias contados, pois tinha uma doença terminal. Ela sabia que seu filho, que passava o máximo de tempo ao seu lado, estava sofrendo com tudo isso. O que ela poderia fazer?  Ela não queria deixá-lo com uma marca tão dolorosa assim. Se possível, ela queria passar o máximo de tempo ao lado dele e vê-lo crescer, afinal, havia dado duro para isso. Apesar dela ter ido, não há dúvida de que ela foi uma mulher guerreira e que deu seu melhor como mãe até o fim. Sua ida causou uma ferida incurável no coração do seu filho mais novo.
            Juro que não foi proposital. Eu juntei as mães e só fui perceber que eram mães que faleceram quando fui escrevendo sobre cada uma. Talvez, exista um motivo para que isso tenha acontecido. Muito provavelmente, o assunto desses especiais era para ser mais sério do que eu havia esperado. Eu sei que existem muitas mães que não agem como mães, mas não cabe a mim julgar o motivo delas serem assim. Assim como também existem mães que se importam tanto com seus filhos que chegam a sufocá-los. Também existem mães que são neutras e amam seus filhos, mas não os sufocam.
            Não importa que tipo de mãe é, só o fato dela ter lhes colocado no mundo já foi um ato de amor. Para algumas foi fácil, mas para outras nem tanto. Colocar uma criança no mundo não é fácil, porém, ainda existem mães que, independentemente das dificuldades, fazem o seu melhor para criar suas crianças. Algumas dão tudo de si, até mesmo sua vida. Talvez as suas mães não sejam como vocês desejam, mas quero dizer que muitas vezes vocês também não são como elas gostariam que fossem. Mesmo assim, elas não desistiram de vocês. Isso não as fizeram lhes amar menos, nem pensarem menos em vocês. Pelo contrário, mesmo elas sabendo que vocês não são perfeitos, muitas vezes preferem colocar a culpa disso nos outros do que se permitir ver que, na verdade, os problemas são vocês. 
            Elas querem acreditar que os filhos que colocaram no mundo, ainda que não tenham seguido o caminho dos seus desejos, são as melhores pessoas e os melhores filhos. No fundo, elas sabem que não são perfeitos, mesmo assim, elas os amam. Mesmo quando são magoadas, negligenciadas e ignoradas. Mesmo que tenham pensamentos como “eu nunca mais vou fazer isso por ele.”. No final, elas são as primeiras pessoas a pensarem em vocês e se preocuparem. Talvez, vocês não estejam satisfeitos com tudo que suas mães têm feito por vocês, quão o quanto elas são exigentes ou se intrometem nas suas vidas. Mesmo assim, eu quero dizer que vocês devem respeitá-las. Devem aproveitar cada segundo e minuto do tempo dessas pessoas que te amam muito, mesmo que vocês, na verdade, não valham tanto assim. Talvez, ser filho não seja fácil, mas imagina se ser mãe é? Sabem o que elas tiveram que sacrificar para poder te criarem? Então, a valorizem enquanto é tempo, porque amanhã ou apenas no próximo dia das mães pode ser muito tarde.  Expressem seu amor e gratidão já.

0 comentário

Postar um comentário