Natsume Yuujinchou


   

        
           Existem animes que não precisam impactar para ficarem cravados em seu coração. Para mim, “Natsume Yuujinchou” é um desses animes que me envolvem com sentimentos calmos e ternos. Porém, por alguma razão que não sei pôr em palavras, escrever sobre ele realmente me faz querer chorar. Eu sou invadida por uma emoção que não sei explicar. Eu havia assistido a esse anime e algumas de suas temporadas há muitos anos. Há muito tempo tenho sentido vontade de rever. Nem posso acreditar que terminei todas as temporadas disponíveis e mais os capítulos do mangá. Essa história, que envolve o sobrenatural, não tem uma lasquinha de romance. Contudo, tem um personagem principal que me cativou muito com sua história e vida.  Eu torço tanto para que ele possa continuar sendo a pessoa maravilhosa que se tornou, apesar de tudo que teve que suportar até encontrar um lugar apropriado. Também amo os demais personagens que vão surgindo.


            O mangá foi lançado em 2005 e ainda se encontra em andamento, com 23 volume. Queria muito que esse mangá fosse trazido para o Brasil, pois faria questão de tê-lo. A ilustração é quase idêntica à do anime. A primeira adaptação para anime saiu em 2008, com o nome original. Em 2009, saiu a segunda temporada, com o nome “Zoku Natsume Yuujinchou”. A terceira temporada só foi sair em 2011, com o nome “Natsume Yuujinchou San”. A quarta temporada saiu em 2012, com o nome “Natsume Yuujinchou Shi”.  Essas quatro temporadas foram produzidas pela Brain’s Base, que provavelmente decidiu não continuar com o anime. Então, apenas depois de quatro anos, uma nova produtora, Shuka, decidiu continuar. Em 2016, saiu a quinta temporada, com o nome “Natsume Yuujinchou Go”. E, em 2017, saiu a sexta temporada, com o nome “Natsume Yuujinchou Roku”. Na verdade, esse nome adicional só indica o número da temporada, em japonês. No ano passado, foi lançado um filme, porém, infelizmente, ainda não está disponível para nós. Espero que saiam mais temporadas, pois estou ansiosa por isso.


            A história envolve um adolescente que, desde que se lembra, sempre teve o dom de ver seres sobrenaturais, algo que herdou de sua avó. No entanto, isso só lhe trouxe dificuldades em ser aceito onde quer que passasse, desde que perdeu seus pais, restando-lhe uma vida triste e solitária. Contudo, agora, finalmente encontrou um lar onde se sente querido e confortável. Para proteger essa vida, está disposto a fazer de tudo para ignorar a existência desses seres. Porém, não tem como ser tão fácil assim, já que muitas vezes acaba sendo perseguido por algum deles. Em meio a uma confusão em que era perseguido por um youkai, acaba libertando, sem querer, um ser que estava selado. Esse ser era inugami, que conhecia a sua avó. Assim, ele fica sabendo sobre a existência do Livro dos amigos, que é um caderno em que sua avó juntou os nomes de vários youkais que ela derrotou durante sua vida. Não era um simples livro com apenas nomes, já que quem tivesse domínio desse caderno poderia comandar qualquer um desses youkais e o fazê-lo obedecer. Se o nome do youkai for afetado, ele pode ser levado até à morte. O inugami deseja esse caderno, assim como muitos youkais, porém, o gentil adolescente acaba o derrotando e dizendo que tomará a responsabilidade e devolverá os nomes de cada um. Já que era isso que ele desejava, esse inugami poderoso diz que será seu guarda-costas, desde que, quando ele morrer, possa ficar com o que sobrar do caderno. Então, após uma promessa feita, o jovem garoto, que havia decidido ignorar os youkais, decide que sua missão será devolver os nomes. Ele conseguirá fazer isso e ainda manterá a discrição de um garoto comum perante seus novos responsáveis e colegas?


            Takashi Natsume é um estudante do ensino médio, bonito, gentil e cheio de senso de justiça. O seu dom de ver seres sobrenaturais foi algo que herdou de sua avó, assim, ele tem forte poder espiritual, o que chama a atenção de alguns youkais mal-intencionados. Ele perdeu sua mãe antes de se entender como gente. Quando já entendia melhor as coisas, o seu pai faleceu. Assim, ele começou a passar por lares diferentes. Por ser apenas uma criança, não sabia como lidar com as coisas assustadoras que via e isso assustava as pessoas à sua volta, que muitas vezes achavam que ele estava mentindo para chamar atenção, que ele tinha algum transtorno ou que era problemático mesmo. Takashi estava sempre sendo levado de um lado para outro, sem capacidade alguma de se conectar ou ser aceito por alguém. Isso era doloroso, solitário e triste, ao ponto dele desejar ser adulto logo e viver sozinho de uma vez. Provavelmente, esse sentimento era mais por ele não querer ser incômodo pra ninguém e não ter qualquer expectativa sobre ser aceito ou querido.


            Apesar desse dom fazer sua vida difícil e fazê-lo querer odiar esses seres profundamente, ele não conseguia. Não era capaz de ignorar aqueles que estavam passando por problemas na sua frente, ainda que fossem youkais. Algumas vezes, ele dizia: “Eu não posso ignorar, afinal, eu posso ver.”. Por ser muito gentil, às vezes, era enganado por algum deles, mas desde que encontrou o Livro dos Amigos e o inugami, que se chama Madra e ele carinhosamente chama de sensei, tem cada dia mais se envolvido no mundo dos youkais e conhecendo os bons e maus. Até chegou a fazer amigos entre eles. Nessa caminhada, também conheceu pessoas com dons como o dele. No começo, estava realizado, porém, ele teve a péssima experiência de acabar se decepcionando, por haver muitos corações negros e pessoas piores que youkais. Talvez, isso foi importante para ele entender que os mundos deles não são tão diferentes: existem bons youkais e boas pessoas e existem maus youkais e más pessoas.


            Vemos toda a dificuldade que ele passou, no momento mais inseguro de sua vida, que foi em sua infância, em que teve que ser um incômodo na casa de várias pessoas, que só o aceitaram com sentimentos completamente forçados. Nunca soube o que era ser querido, amado e aceito, além de nunca ter conseguido fazer qualquer amigo. Ainda era assustado e enganado por youkais. Às vezes, eles não queriam fazer mal a ele, porém, como era uma criança, não sabia como lidar ou não era capaz de entendê-los. No entanto, ele acabou sendo acolhido, pela primeira vez, por alguém. Por livre e espontânea vontade, o casal Fujiwara foi até ele o convidou para viver com eles. Eles não tinham filhos e, vendo a situação que o garoto estava desde pequeno, sentiram vontade de tê-lo em sua família. Assim, lhe deram o lar, com direito a todos os sentimentos familiares que ele nunca mais teve, desde que seus pais faleceram. No começo, Natsume estava fechado, mas pouco a pouco eles foram se tornando, de fato, uma família. Eu fico muito feliz por ele ter encontrado pessoas maravilhosas que o amam e o valorizam, como se fosse um filho.


            Madara é um poderoso inugami, um yakashi que foi selado por longo tempo. Ele toma a forma de um gato da sorte que qualquer humano pode ver. Em sua verdadeira forma, é um lobo colossal branco muito formoso, que só pessoas com dom podem ver. Ele é muito poderoso, sua presença intimida até os youkais mais fortes. Natsume o apelidou de Nyanko sensei e, desde que ele se tornou seu guarda-costas, o adolescente pediu permissão para criar um gato de estimação. Assim, Madara, ou melhor, sensei, vive mimado na casa de Natsume. Sensei pode ser egoísta e orgulhoso, mas também é imaturo e brincalhão. Ama comer tudo que existe de bom e é um beberrão. No começo, ele se juntou a Takashi apenas por estar de olho no caderno, contudo, no desenvolvimento, faz um laço de amizade muito grande com o jovem, ainda que ele não admita abertamente. Apesar de ser guarda-costas, às vezes, ele fica só observando de longe o garoto lidar com seus problemas, até que, ao ver que ele não consegue lidar, se intromete. 


            Reiko Natsume é a avó de Takashi, que era uma jovem muito bonita, esperta e intimidadora. Ela também tinha um alto poder espiritual. Era temida e desprezada por vários youkais e também pelos humanos. Ela odiava os youkais por terem a tornado uma humana que não tem capacidade de ser aceita, por ser diferente. Sofria constantemente por ser desprezada e, às vezes, até atacada pelos humanos. Quando alguém era gentil com ela, acabava descobrindo que era um youkai e ficava muito desapontada. Não era capaz de aceitá-los, pelo menos era o que parecia ser. Porém, no fundo, Reiko era gentil com eles, mas não era capaz de abrir seu coração, afinal, ela era humana. Não sabemos ao certo o motivo dela fazer o Livro dos Amigos, se foi apenas por capricho ou se foi por sentir que, assim, não estava sozinha. Existem muitas coisas sobre ela que são um mistério. Claro que, em meio a esses nomes, existem alguns inimigos que a odeiam por roubar seu nome. Contudo, ainda existem youkais que estão esperando ansiosamente que ela os chame, por gostarem dela. Creio que, no desenvolvimento, conheceremos mais e mais dela. Por essa razão, gostaria que as temporadas continuassem sendo lançadas.

            Kaname Tanuma é um estudante do ensino médio que acaba se tornando amigo de Natusme, uma vez que descobre o seu dom de ver claramente youkais. Apesar de ele não poder ver claramente, consegue ver vultos ou sentir que tem alguma coisa estranha. Seu pai é sacerdote, sendo assim, moram em um templo. No começo, eram apenas colegas, mas cada vez mais ficavam mais amigos. Foi a primeira vez que ambos construíram uma amizade tão forte e profunda. Posso dizer que ambos são melhores amigos um do outro. Tanuma fica incomodado que seu amigo esconda as coisas dele e tente o deixar longe da realidade sobrenatural, para lhe proteger. Porém, está constantemente preocupado com Natsume, que passa por sérias situações. Eu fico realmente emocionada com a amizade deles, porque os dois sempre foram sozinhos e taxados de estranhos. Fico muito feliz por eles dois se terem.

            Tooru Takaié uma estudante do ensino médio, bonita, extrovertida e otimista. Contudo, tudo começa a ficar solitário quando ela é amaldiçoada por um youkai. Apesar de ela não ter o dom de ver youkais, sabe sobre a existência deles, devido ao seu avô ser um grande fanático por esse mundo, o qual ele não podia ver, mas fez muitas pesquisar e, assim, aprendeu métodos que o permitiam enxergar. Ela herdou todas essas coisas de seu avô e, um dia, viu um youkai que não deveria. Foi assim que acabou conhecendo Natsume. Eles se tornaram bons amigos e ela passou a ser uma das poucas humanas que sabiam que ele era capaz de ver. Tooru teve um certo medo, depois de lidar com a maldição. No entanto, ela acha fascinante esse mundo sobrenatural e sente que queria ser uma amiga útil para Natsume. É uma boa garota.


            Shuuichi Natori é um ator muito popular, contudo, o que os outros não sabem é que, em sua vida particular, ele é um exorcista. Quando adolescente, era muito frustrado e tinha uma visão negativa sobre a vida, devido ao seu dom, que não lhe era útil. Sua família vem de várias gerações de exorcistas, contudo, uma vez que seu pai havia nascido sem tal dom, acabou morrendo isso na família. O pai dele era rígido sobre ele ter o dom, mas, sozinho, acabou virando o líder do clã Natori de exorcistas. Por ter se envolvido com uma série de situações complicadas na vida, envolvendo youkais e até mesmo pessoas, ele se fechou totalmente para qualquer sentimento de simpatia e gentileza. No entanto, após conhecer Takashi Natusme, ele passa a ser atraído profundamente pela sua gentileza. No começo, ele queria fazê-lo trabalhar consigo, mas, após ver que o garoto era incapaz de virar as costas para os youkais, percebeu que ele não era apropriado para ser exorcista. A convivência com ele tem o mudado aos poucos. Ele sabe muito sobre o garoto, menos sobre o caderno. Takashi tem medo de que, ao saber sobre isso, ele possa mudar a forma de vê-lo ou, pior, passe a ter interesse pelo caderno.


            Seiji Matoba é o líder do clã Matoba de exorcistas, o mais renomado e temido do Japão. É um homem bonito, de coração frio e astuto. Apesar de ele exorcizar, supostamente, pelo bem dos humanos, não hesita nem um pouco ao se livrar de quem quer que seja ou esteja em seu caminho. Está sempre juntando youkais fortes e os tornando seus servos. Usa youkais fracos como iscas para atrair os mais fortes, sem hesitar.  Ele acaba conhecendo Natsume, apesar de Natori ter tido o maior cuidado para que isso não acontecesse. Seiji passa a ter muito interesse no rapaz, em seu forte poder espiritual e diferenciado. Chega a convidá-lo a fazer parte de seu clã, porém, o garoto realmente o detesta, por ser esse tipo de pessoa que não hesita em machucar, seja humano ou youkai. É um ser humano cruel. Contudo, Seiji parece realmente estar interessado, ao ponto de tomar atitudes que não são do seu feitio, quando se trata de Natsume. Poderia Natsume, com o tempo, contagiá-lo com sua gentileza?

só Jun que não esta na imagem. 

            O nosso querido Natsume fez alguns outros amigos humanos, como a Jun Sasada, que fica interessada nele após observá-lo muito e acreditar que ele pode ver seres sobrenaturais. Isso a deixa fascinada. Ele nunca afirmou isso para ela. No mangá, ela não aparece muito, mas, no anime, ela é bem participativa; Atsushi Kitamoto que, no começo, achava as atitudes de Takashi muito estranhas. Era difícil se aproximar dele, porém, ele ficava muito preocupado. Sem perceber, já se importava muito com seu amigo estranho; Satoru Nishumura é o melhor amigo de Atsushi. Juntos, sempre quiseram se aproximar do Natsume, mas ele mantinha uma parede enorme e era difícil se aproximar. Aos poucos, de alguma forma, eles conseguiram derrubar o muro e se tornarem amigos. Apesar dele ser estranho, às vezes, eles não se importavam. Realmente valorizam muito a amizade que têm com Natsume.
            Esse anime é maravilhoso, leve e terno. Tem uma trilha sonora linda também, já chorei muito com algumas músicas. Tanto o anime quanto o mangá são ótimos. Percebi que o anime não segue a ordem exata do mangá, mas nada que atrapalhe a história. Espero que vocês se deem o privilégio de conhecer esse anime maravilhoso, que vale muito a pena conhecer. Com certeza, vou querer revê-lo muitas e muitas vezes. Impossível não amá-lo. Por isso, SUPER INDICO.



Gênero:   Mistério sobrenatural 
Autor: Yuki Midorikawa
Mangá:  23  Volume (em andamento)
Anime:   74 episódios  + 6 Ovas + 1 Filme

0 comentário

Postar um comentário