Hoshi o ou Kodomo – Viagem para Agartha




          Talvez esse seja o mês de ver os filmes da Netflix. Digo isso porque, hoje, falarei desse filme animado japonês, cujo nome original é “Hoshi o ou Kodomo”. Na Netflix, você o encontrará com o nome “Viagem para Agartha”. Ele foi lançado em 2011. É mais um filme produzido por Makoto Shinkai, o mesmo de várias obras que já passaram por aqui. A mais conhecida do momento é “Kimi No Na Wa” (clique aqui). Acreditava que fosse mais antigo, devido ao estilo da produção. Bem, são 8 anos, não é tão atual também.  Curti a história, mas acho que faltou alguma coisa para causar mais impacto e cravar as garrinhas no coração de quem está vendo.
            A história gira em torno de uma estudante do fundamental que, devido às várias situações, foi obrigada a amadurecer mais rápido do que as demais crianças de sua idade. Em seus momentos solitários, ela passa o tempo escutando músicas estranhas, transmitidas por um receptor que ganhou de seu pai. Um dia, quando estava voltando para casa, encontra o gato que sempre cuidava, mas há dias não via. Ao segui-lo, se depara com um monstro. Quase sendo atacada, é salva por um rapaz misterioso, que se machucou no processo. Enquanto cuidava de seus machucados, o jovem retribui a cortesia, lhe abençoando com um beijo na testa. Eles conversam e ela descobre que ele vem de um mundo místico subterrâneo, chamado de Agartha, e que está atrás de algo muito importante. Com a promessa de se verem no dia seguinte, ela nem imaginava que havia uma organização militar que ambicionava encontrar o portal para o mundo místico. Sendo assim, Agartha e seu misterioso amigo estavam em perigo. E agora? Como essa história se desenvolverá?


            Asuna Watase é uma garota muito esforçada, responsável e solitária. Seu pai faleceu quando ainda era bem pequena e sua mãe trabalha como enfermeira em longos plantões. Por essa razão, Asuna passa muito tempo sozinha, tendo que cuidar de suas responsabilidades em casa. Quando não tem nada para fazer, ela passa o tempo em seu esconderijo secreto, onde guarda mantimentos e, acima, faz seu breve piquenique, enquanto escuta músicas misteriosas pelo seu transmissor. Quando conheceu o jovem rapaz, Shun, ficou encantada com suas características diferentes e com sua habilidade, que com toda a certeza não poderia ser desse mundo. Foi um breve momento, mas aquele amigo, que lhe abençoou com beijo na testa, ficou cravado em seu coração. Mal ela sabia que aquele era seu primeiro e último encontro. Que tipo de experiência amarga essa criança experimentará?


            Ryuuji Morisaki é professor substituto da classe de Asuna. Ele é um tanto misterioso.  Depois de dar uma aula um tanto sombria, que despertou totalmente o interesse de Asuna, eles tiveram uma conversa sobre Agartha. Assim, ele disse que, nesse lugar, se encontra o portal da vida e da morte, em que é possível ressuscitar os mortos. Ingenuamente, a garota confiou nele, porém, ele fazia parte da organização militar que ambicionava achar o portal. Obviamente, ele tinha seus próprios motivos, que era ressuscitar a sua amada esposa, que faleceu há muito tempo. Ele nunca foi capaz de superar. Após se separar de seus companheiros, se juntou à garota em uma aventura em Agartha, ambos com o mesmo objetivo.


            Shun Canaan Preases é um rapaz muito gentil e educado. Apesar de não ser bom que fique muito tempo sobre a superfície, ele decidiu ir mesmo assim, pois havia algo que queria encontrar, nem que fosse uma única vez. Havia um preço a ser pago, ele sabia bem, mesmo assim, se arriscou, porque encontrar isso era mais importante que sua própria vida.  Encontrar Asuna foi um momento muito precioso, quem dera pudéssemos ver um pouco mais disso. Muitas dúvidas sobre ele ficaram no ar, para mim. Eu queria saber muito mais sobre ele. O desenvolvimento dele não foi muito detalhado, infelizmente.


            Shin Canaan Preases é o irmão mais novo de Shun. Eles são praticamente idênticos, na aparência. Foi mandando à superfície para resgatar a “claves”, que foi levada por seu irmão. Encontrou Asuna, que o confundiu com Shun e acabou envolvendo a garota em sua fuga, por causa dos militares que começaram a persegui-los. Assim, a levou para o portal de Agartha. Quando voltou ao seu mundo, se separou de Asuna e Ryuuji, porém, foi ordenado a persegui-los para recuperar a outra “claves” e matá-los, se possível. No processo, apesar de saber de sua missão, teve sentimentos de empatia por Asuna, que havia o salvado e, atenciosamente, o cuidava. Então, acabou a protegendo, o que o fez um traidor, em seu mundo.
            Esse filme é muito bom, mas achei que algumas coisas valiam a pena serem trabalhadas. Queria ter tido tempo de conhecer os personagens mais profundamente. Achei tão linda a música de encerramento! É muito emocionante. Indicado!

0 comentário

Postar um comentário