VGXP: 3ª edição



Nesse fim de semana, 18,19 e 20 de outubro, tivemos a terceira edição do VGXP, o evento mais esperando do ano pelos otakus e k-poppers de Cuiabá e Várzea Grande. Isso porque é um evento feito com muito carinho pela equipe da SH eventos MT, que se preocupa firmemente com o bem-estar dos participantes, junto do VG Shopping. O evento traz atrações incríveis, como o Pantera Negra brasileiro, Wellington Silva (@Wellcosplayer), o apresentador oficial, e os cosplayers profissionais Matheus (@matheusoceans), o Homem-Aranha, e Sergio Duarte (@serginhocosplay), que também foram juízes do desfile e concurso de cosplay. Além do Wirley, o dublador do Homem-Aranha.
O melhor de tudo sobre esse evento, além de tudo que já foi dito, é claro, é o local. Foi no VG Shopping, com ambiente climatizado. Quem é cosplayer sabe o valor disso. A entrada é totalmente gratuita. Um evento desse porte, com entrada gratuita, vocês não veem em lugar algum nesse Brasil. SH Eventos arrasou nos mínimos detalhes. Eles cuidaram muito bem dos cosplayers e nos deram o máximo de conforto que lhes foram permitidos dar. Fiquei muito feliz em ouvir das atrações, o quão fantástico eles acharam, a assistência e o valor que a SH deu aos cosplayers. Fiquei muito orgulhosa. E me sinto triste por ver pessoas arrogantes que nunca receberam o mínimo de assistência em qualquer outro evento que teve aqui em Cuiabá e, mesmo assim, não foram capazes de reconhecer e valorizar todo o cuidado que a SH deu para nós, cosplayers. Para mim, a SH Eventos deve ser valorizada e crescer cada dia mais, sem perder a essência.


No sábado, eu fui com a minha família querida, Kuro e Shiro, com cosplay de “Nanatsu no Taizai” (clique aqui). Se você me segue, já deve saber que eu faço a Elaine, a fadinha. Estávamos em 7 personagens: Princesa Elizabeth (Jenny); Capitão Meliodas (Hiakki); Harlequin o rei das fadas, mais conhecido como King (Kell); Diane, a gigante (Tab) e Ban, o imortal (Senpai). Como sempre, meus tesouros arrasaram nos cosplays. Foi maravilhoso conseguirmos ir com o grupo completo nesse evento.  Os momentos ao lado delas são os melhores de todos. Eu quase morri de amores, porque meu Ban estava simplesmente magnífico. Já estou com saudade. Ainda mais porque teremos que esperar o inverno para poder usá-los novamente, pois é muito difícil usá-los nesse calor. Tanto eu quanto o Ban sofremos bastante, mesmo no ar condicionado.


Como era primeira vez que eu havia conseguido ir ao evento no sábado, eu decidi participar do desfile, apenas para adquirir experiência, o que foi o maior terror psicológico da minha vida. Nem no concurso fiquei tão nervosa. Não fui capaz de fazer nada que havia praticado, não via a hora de acabar tudo, para poder voltar para os braços do meu Ban. Só fui capaz de subir ao palco graças ao apoio e dedicação da SH, que tinha feito tudo com tanto carinho, que obviamente não me deixei fugir feito uma covarde e botar o trabalho deles a perder. Foi uma experiência interessante, porém, por ora, não pretendo fazer novamente. O estresse disso sugou toda a minha energia. Preciso me preparar melhor.


No domingo, o dia do concurso de cosplay, eu fui de Raphtalia, com meu parceiro Naofume-sama (Viih). São personagens do anime “Herói do escudo” (Tate no Yuusha). A Viih, vocês já conhecem muito bem, porque ela passa por aqui quase sempre, já que somos uma dupla loucas pela CLAMP. Dessa vez, foi necessário escolher um nome para nossa dupla, que participaria do concurso. Eu amei a ideia. Escolhemos o nome com MUITO carinho e reciprocidade para nossa dupla, que é “Tsubasa”. Não poderia combinar mais com a gente e tem um motivo. Porém, isso será dito em outra oportunidade. Essa foi a minha segunda apresentação em um concurso de cosplay, e os surtos são sempre os mesmos. Dessa vez, foi um pouco mais intenso, porque eu estava preocupada com a minha falta de experiência em manejar a espada. Dois anjos me deram uma dica e fiquei um pouco mais calma sobre isso. Também tivemos alguns imprevistos, que foram acontecendo no decorrer. O fato de não termos ensaiado muito me deixou bem insegura. Só a minha parceira mesmo para testar minhas habilidades, que não são lá essas coisas, mas me esforço.


Ganharmos em segundo lugar nesse concurso tão cheio de pessoas incríveis e esforçadas me fez me sentir muito honrada. Algumas pessoas ficaram desapontadas por não termos ganhado o primeiro lugar e muitas outras perguntaram se ficamos chateadas com isso. Eu, primeiramente, quero agradecer, do fundo do MEU coração, às pessoas que acreditavam que éramos dignas do primeiro lugar. Só os sentimentos de vocês me deixaram muito feliz e vocês não têm ideia: conquistar o coração de vocês com o nosso play tem um valor incalculável. Às pessoas que nos perguntaram sobre como nos sentimos, eu não senti nada, absolutamente nada, porque reconheço as minhas falhas. Por essa razão, não me permiti ter expectativas que eu não acreditava alcançar. Não acreditava porque não me achava capaz, de forma alguma, apenas porque eu fui descuidada em vários sentidos e, pelo meu descuido, não me permito ter expectativas.


O segundo lugar é uma colocação que valorizamos muito e somos gratas por ter conseguido. E mais grata ainda por tudo que aprendemos com essa experiência, pois levaremos os ensinamentos que nos deram para sempre, em nossa vida de cosplayer. Tenho certeza que iremos amadurecer muito mais e mostraremos o resultado disso em uma próxima vez. Quero agradecer aos nossos staffs, pois sem eles a magia, com certeza, não teria acontecido. Eles nos prestaram assistência em tudo, não somente no palco, mas antes e depois também. Muito obrigada mesmo por cederem o tempo de vocês e nos ajudarem. É importante, também, agradecer aos staffs do próprio evento, que trataram todos muito bem, além de, até mesmo, tentarem nos acalmar na hora do nervosismo. Foram realmente um amor, foi muito bom conhecê-los.


Agora, eu quero falar de várias coisas que me tocaram profundamente. A primeira é a colocação do terceiro lugar. Eu fico arrepiada e emocionada só de lembrar.  Eu acho que não fiquei tão feliz com a minha própria colocação como eu fiquei com a do Victor e a da Kai. Pela manhã, quando fomos fazer a passagem de palco, eu pude ver o ensaio e notei o esforço deles. Não sei explicar, mas vê-los ali me tocou e me fez criar um carinho pela dupla que eu não sei nem descrever. Meus parabéns, bebês, vocês foram o máximo. Sempre que precisarem, podem contar comigo. A segunda foi ver as minhas amigas ganharem o primeiro lugar. Eu sou completamente fã dessas meninas do Kuro e Shiro, só tem cosplayers cheias de talento, dedicação e amor pelo que faz. Para mim, no mundo inteiro, pode ter cosplayers incríveis, mas elas sempre serão as primeiras mais fodas. O que mais me tocou foi que essas duas fofinhas do meu coração, Jenny e Paty, não tinham qualquer expectativa. Elas participaram apenas por quererem dar vida aos personagens que elas amam. Dedicaram-se, deram o seu melhor e ganharam a primeira colocação com honra. Para mim, isso foi um presente maravilhoso. São minha família e elas estavam maravilhosas. Parabéns, minhas metadinhas, vocês são incríveis. Só fiquei triste porque vocês não estavam usando o cosplay que ganhou. Estavam lindas demais. Fiquei apaixonada. Espero fotografar a Lady em breve.


Os juízes, Wellington, Sergio e Matheus, são cosplayers profissionais. Além de terem um talento incrível, são pessoas maravilhosas. Eu fico muito feliz em encontrar pessoas tão boas como eles, que estão abertos a ensinar, a moldar e a dar uma nova direção aos inexperientes cosplayers. Eles foram rígidos na hora de avaliar e não era por serem chatos, mas porque eles viram que precisávamos disso para crescermos, não relaxarmos e sermos capazes de participar de concursos muito maiores. Eu e a Viih fomos espremidas com gosto, de uma forma que nunca fomos antes. Confesso que dei uma deprimida, ainda mais quando eu escutava dos outros, que tinham sido supertranquilos. Porém, mais tarde, depois de pensar muito, eu entendi e apenas agarrei a experiência. Tudo que eles no disseram no feedback nos deixou muito felizes, porque, apesar de nossas falhas, eles reconheceram o nosso potencial. Queríamos muito poder trocar mais ideias, conversar mais e apreender mais com eles. Vocês nos tocaram com suas palavras, tanto que, mesmo que tenha terminado o evento, estamos tão inspiradas que a cabeça já processou mil projetos e formas de como exercê-los. Obrigada por tudo. Iremos surpreendê-los muito mais, futuramente.
Esqueci de dizer que, no sábado, tivemos o workshop cosplay MARAVILHOSO. Foi muito bom e fiquei feliz por, pela primeira vez, ter conseguido ir e aprender muito com o Sergio, que é uma pessoa maravilhosa, que tem muita experiência e nos passou o máximo que lhe foi permitido em pouco tempo. Nessa semana, ele anunciou que estará dando um workshop no Instagram, @Serginhocosplay, para iniciantes. Será aberto para qualquer que tenha interesse em aprender. Não sou exatamente uma iniciante, mas quero acompanhar. Se você tem interesse, venha também.
Para os k-poppers, teve uma atração especial de um grupo cover, vindo de São Paulo, D-Drop. Como essa não é a minha área e nem tive tempo de parar para conhecer, eu não posso dizer muita coisa. Porém, vi muitas pessoas surtarem e falarem bem deles. Teve concurso solo, de dupla e de grupo, dos quais eles foram juízes e também deram um workshop.
Teve várias bancas vendendo produtos otakus e de k-pop, dos quais nem consegui chegar perto e não comprei nada. Porém, tudo bem, melhor assim. Não gastei meu dinheiro, que prefiro investir em cosplay (risos). Teve várias outras atrações aleatórias, de forma que o gamer também teve seu espaço. Contudo, como disse, não era a minha área, não tive tempo e nem interesse. Foi um evento incrível. Quem dera fosse possível ter dois por ano, mas, ao mesmo tempo, desejo que seja só uma vez mesmo. É muito cansativo e eu vi o quanto isso suga até a alma dos organizadores e da equipe. Depois, devemos ter esses mini-eventos só para descontrair mesmo. Por ora, é isso. Esse foi, sem dúvida, O MELHOR evento de Mato Grosso para otakus, nerds e k-poppers.

0 comentário

Postar um comentário