Heróis Modestos: cinema de curtas da Ponoc


Há algum tempo, eu tenho visto esses curtas disponíveis na Netflix. Na verdade, nem fazia ideia do que se tratavam, porém, estava bem curiosa. Eles vieram bem a calhar nesse momento que estou na correria. Esse filme é uma antologia animada que foi produzida pelo Studio Ponoc. Tem apenas 53 minutos e contém 3 histórias diferenciadas. Foi lançada em 2018, no Japão. Sua produção é muito boa e as histórias são bem criativas, embora nenhuma tenha realmente a ver uma com a outra. 


A primeira história ocorre em um mundo mágico e envolve os irmãos Kanini e Kanino, que são humanóides e vivem embaixo da água, em um pequeno riacho. Eles têm sido cuidados pelo seu pai. Contudo, um dia, o pai é arrastado pela correnteza e as crianças acabam sozinhos, sem saber o que fazer. No entanto, eles juntaram toda a coragem que tinham em seus pequenos corpos e decidiram buscar o paradeiro dele. E agora? Será que conseguirão vencer os perigos de fora da sua zona de conforto e encontrar seu pai?


A segunda história ocorre no tempo atual. Um garotinho sofre seriamente de alergia letal a ovos. Então, com isso, sua família e amigos fazem de tudo para conseguir protegê-lo. Porém, não é tão fácil. Apesar de ele aparentar ser saudável, atlético e animado, o fato de comer algo que não deve pode levar a sua vida. Pode ser um tanto frustrante, não poder ter qualquer contato com as comidas que todos à sua volta comem normalmente. Será mesmo que sua família será capaz de sempre protegê-lo? O jovem garoto conseguirá se manter longe dos perigos que podem levar a sua vida? 


A terceira história envolve um homem assalariado que, além de ser invisível, tem que carregar algo pesado consigo, senão acaba sendo levado pelo vento. Ele sofre com essa realidade da vida: não ser visto ou percebido por ninguém. Isso realmente o faz se sentir muito miserável. Porém, um dia, um homem cego o percebe e lhe dá algo para comer. Apenas esse momento em que alguém o percebeu o fez sentir ânimo para encarar a vida. A sua vida tem sentido. Ainda que seja pequena, tem certeza que, de alguma forma, sua existência terá o efeito na vida de alguém que tanto anseia. Ele acabou sendo um herói. 
Não é uma grande história e não tem romance, mas são enredos que nos fazem pensar na vida e nas pessoas à nossa volta. São as pequenas coisas que fazemos por reflexo que salvam o dia de alguém. É uma graça, por isso indico com certeza. 


0 comentário

Postar um comentário