Umi ga Kikoeru


Nesse ano, a Netflix disponibilizou vários filmes animados do Studio Ghibli, e todo mundo ficou muito animado com isso, porque existem muitos filmes maravilhosos que são clássicos e que, às vezes, são difíceis de achar. Esse não era um título que eu conhecia ou já tinha ouvido falar, mesmo assim, fui assistir. Como posso dizer? Não é nada incrível, apenas uma história cotidiana normal. Na Netflix, você o encontrará com o nome “Eu posso ouvir o oceano”. Foi uma adaptação feita de uma light novel lançada em 1993. Depois, em 1995, lançaram “I can Hear the sea II: Beacause There is love", que deve ter nos dado uma continuidade do final, que não foi muito bem concluído. Claro que isso é uma especulação, já que não faço ideia se é isso mesmo. O filme foi lançado em 1993. Apesar de notarmos que é antigo, a produção é muito boa. Adoro como o Studio Ghibli, desde aquela época, produzia filmes incríveis e de boa qualidade, mesmo que tecnologia não fosse lá essas coisas.
A história gira em torno de um adolescente que mora em uma cidade remota e tem uma boa amizade de muitos anos. Eles sempre estiveram firmes e fortes para encarar qualquer coisa. Contudo, essa amizade é abalada quando uma garota da capital é transferida para a escola deles. Logo de cara, ele percebe que seu amigo está interessado nela, embora ele não admitisse. Apesar de que nele próprio não havia interesse, ele fica impressionado quando vê quão inteligente e boa nos esportes ela é. Essa garota entediada e louca para fugir dessa cidade apronta muito com ele, colocando em risco a amizade deles, por causa de seu egoísmo. E agora? Como isso se desenvolverá? O que ela fez? O que ele fará a respeito?

Taku Morisaki é um garoto muito racional e gosta de seguir regras. Mesmo assim, não é o tipo que abaixa a cabeça para qualquer injustiça. Trabalha de meio período para ter seu próprio dinheiro e é muito esforçado. Ele tem uma amizade firme por longo tempo com Yutaka. Eles sempre ajudaram muito um ao outro em tudo. Teku nunca esteve interessado em uma garota. Quando essa transferida novata veio falar com ele, de alguma forma, acabou caindo na lábia dela e lhe emprestou dinheiro. Logo depois, descobriu que não era para o que ela disse, mas porque iria para Tokyo. Foi com ela, porque achou perigoso uma garota viajar sozinha. Nessa viagem, ele pode ver muito dela, coisas boas e ruins. Logo ele viu que se envolveu com alguém bem problemático, mas nem imaginava que isso geraria muitas situações ruins.


Rikako Muto é uma garota bonita, mimada, egoísta e inteligente. Após seus pais se divorciarem, ela foi obrigada a ir para uma cidade pacata, mas não conseguia se conformar com isso. Ela amava muito seu pai e queria viver com ele. Na escola, não fez questão de fazer amizade alguma, estava sempre sendo rude e indiferente, o que fazia todas as garotas não gostarem dela, enquanto os garotos continuava de olho nela, por ser bonita. Com seu charme e inteligência, conseguiu dinheiro para voltar para Tokyo. Mentiu para Tenku, na viagem da escola, que havia perdido seu dinheiro e conseguiu arrancar o dinheiro do garoto. Como Tenku descobriu e foi com ela na viagem, a garota aproveitou para usá-lo para fazer ciúmes no seu ex., o que só mostrou quão patética ela era. Não podia parar por aí: ela espalhou para a escola que havia viajado com ele, sem se importar com o que poderia acontecer.


Yutaka Matsuno é um adolescente muito centrado, estudioso e maduro. Sempre prezou muito por sua amizade. Quando conheceu Rikako, não quis admitir que estava interessado nela, mas estava na cara dele que estava, e seu amigo percebeu. Apesar dele se fazer presente na vida dela, a convidar para sair e tudo mais, a garota não parecia se abrir para ele de jeito algum. Então, quando descobriu que os dois haviam viajado juntos e dividido um quarto de hotel, se sentiu muito traído por seu amigo. Sem se importar com os detalhes, ele simplesmente agiu por impulso e raiva.
Esse filme não é lá essas coisas, como eu havia dito. É algo do cotidiano, muito normal, sem nada em particular para me impressionar. Então, não é algo que eu vou dizer: “assistam, é incrível”. Assistam, se tiverem vontade. Lembrando que está disponível na Netflix “Meu vizinho Totoro” (clique aqui). Já falei dele aqui. É muito fofinho e do mesmo estúdio.
Gênero:   Romance, slice of life 
Autor:  Saeko Himura
Ilustrador:  Katsuya Kondoo
Novel:  1 volume 
Filme:  1

0 comentário

Postar um comentário