Age Harassment (J-Drama)




         Resolvi ver esse dorama só por assistir. Não tinha qualquer expectativa, e agora só posso dizer: "ainda bem que não tive". Não é que seja ruim, apenas achei muito chato, talvez por não ser o que eu estava procurando. “Age Harassmet” foi lançado em 2014 e sua produção não é da melhores. Todo mundo que acompanha j-drama ou j-live-action sabe que não faz muitos anos que eles passaram a melhorar nesse quesito. Esse, com certeza, não foi um dos melhores já feitos. Contudo, ainda assim, não está ruim, não. O elenco teve vários rostinhos conhecidos. A atriz principal sempre fez muitos dramas,  mas existe algo nela que não sei explicar, mas não sou tão fã. 
A história envolve uma jovem que está prestes a começar seu trabalho em uma grande empresa. Nesse trabalho, ela terá que lidar com muitos tipos de assédios que ocorrem na empresa, começando por ela mesma. Por ser jovem, todos os homens ficam animados em torno dela. Suas colegas de trabalho mais velhas não a suportam por inveja, por não serem mais tão novas, e assim começam a tratá-la mal. Enquanto isso, essas mesmas mulheres também sofrem na mão de seus colegas de trabalho, que não medem palavras para deixá-las ainda piores por não serem mais tão jovens. Apesar das mulheres serem as que mais sofrem assédio, existem homens que também sofrem. Para essa jovem, vinda do interior, é muito difícil apenas abaixar a cabeça e ver as coisas acontecerem. O que ela fará? Ela conseguirá ser a diferença nessa empresa?


Yoshii Emiri é uma recém-formada de 22 anos que está visando o departamento têxtil dessa grande empresa. Contudo, acaba indo para Assuntos Gerais. Apesar de não estar satisfeita, ela não desanima e tenta trabalhar arduamente em seu posto. Porém, tem sido difícil fazer seu trabalho, pois os homens estão sempre usando-a para trabalhos simples, só para exibí-la. Isso tem causado irritabilidade entre suas colegas. Além disso, sua gerente começa a ser muito dura com ela, desfazendo-se da menina, dizendo que tudo que ela tem é ser jovem, como se não tivesse habilidades. Isso a deixa bem triste e irritada. Tem sido muito difícil trabalhar por causa disso. Tudo que ela quer é trabalhar, mas não a deixam fazer seu trabalho. Diante disso, ela tem visto muitas coisas difíceis de engolir. Ela conseguirá permanecer na empresa sem se demitir ou ser demitida? 


Osawa Yuriko é o gerente do departamento de Assuntos Gerais. É uma mulher madura e inteligente. Tem uma família muito bonita, mesmo assim, ainda tem um amante há alguns anos. Ela tem estado muito frustrada por não ter conseguido o cargo que almejava e ainda acabou indo para esse outro departamento. Ser mulher em uma empresa japonesa não é fácil. Há muito machismo e dificilmente você consegue um bom cargo só por causa de sua capacidade. Para piorar, ela tem se sentido muito inferior, por estar envelhecendo cada vez mais. Então, quando Emiri entra na sua equipe, ela não consegue conter mais estar se sentindo cada vez mais velha e inferior diante de uma menina mais nova. Assim, instintivamente, passa a pegar no pé da garota. Tudo piora quando seu amante começa a manter seus olhos na garota. 


Hoshia Akihiko é o gerente do Departamento Têxtil. É um homem solteiro, muito habilidoso e charmoso. É um verdadeiro mulherengo que não pretende se casar tão cedo. Mantém um relacionamento secreto com a Osawa há alguns anos. Eles têm encontros casuais, às vezes. Ele é um homem muito centrado e muito livre, que apenas deseja fazer seu trabalho da melhor forma possível. Começa a prestar atenção em Emiri, por ela ser uma garota que fala o que pensa. No começo, era apenas isso, porém, após um dia estressante e de ter passado um tempo com ela, começou a ter interesse pela garota. Assim, acabou conquistando-a e ficando com ela algumas vezes. Ainda que seja bom estar com ela, não pretende ter nada sério com a garota. Como um bom mulherengo, anda por aí com outras mulheres sem sentir qualquer culpa, o que fez Emiri pensar melhor sobre o que queria pra si. Como isso se desenvolverá, veremos.

Existe MUITOS personagens, mas eu prefiro falar desses três principais. Vocês verão muitas situações diferentes de assédio, que eu nem sabia que existiam. Você começa a pensar que, de fato, isso deve acontecer nas empresas do Japão. Um assunto interessante também é sobre pessoas que, às vezes, são acusas de assédio quando não cometeram tal coisa, enquanto muitos que o cometem saem ilesos disso ou são suportados até o fim. Uma das coisas que me deixaram bem agoniada é a forma que mulheres são tratadas, como se não prestassem para mais nada a partir dos 25 anos. Achei esse ato muito horrível de se ver. 
Particularmente, achei esse dorama MUITO CHATO. Não via a hora de terminar de assistí-lo, porque eu não estava interessada nesse tipo de assunto. É minha culpa por não ler a sinopse e ir assistir às cegas, o que faço sempre, pois sou o tipo que me atraio pela capa. Se o assunto é do seu interesse, por que não dar uma chance? Acho que é interessante para ter uma noção de como é a vida de um assalariado japonês. Pode ser que não seja 100% igual, mas tem um pouco disso, sim, sabemos. 

 Gênero:   Slice of life

Dorama: 9 episodio 

0 comentário

Postar um comentário