The morose Mononokean


       


      Esse foi um dos animes que vi durante a quarentena, e nada melhor do que um tema sobrenatural. Confesso que, apesar de ele ter personagens cativantes e uma história muito interessante, não atingiu as minhas expectativas. Achei uma história muito vaga, que não  nos apresentou seus personagens como merecido. Eu sou  o tipo de pessoa que adora ver o profundo de uma história, por isso fiquei muito chateada. Era para ser um anime muito bom, mas acabou sendo só mais um na multidão. O mangá foi lançado em 2013. Eu tenho uma leve esperança de que, talvez, lá tenha mais detalhes e eles entrem mais a fundo no que foi deixado passar. Contudo, não encontrei para ler. O anime foi lançando em 2019.  Eu gostei muito da qualidade. Não posso dizer o quão fiel eles foram à história original, porque não encontrei o mangá para ler.
A história envolve um adolescente que está empolgado com os primeiros dias de colegial. Contudo, um dia antes, ele acaba encontrando um bichinho desconhecido, porém  muito fofo, no caminho. Ele estava ferido. O gentil garoto o ajuda e esse bichinho acaba subindo em suas costas. Não importava o que o rapaz fizesse, ele não conseguia tirá-lo de si. O mais estranho era que ninguém era capaz de o ver, e a cada dia o jovem ficava  mais fraco. Em seu primeiro dia de aula tão esperado, antes de entrar na sala, ele desmaia e passa o dia todo na enfermaria da escola. O jovem acaba encontrando um cartaz que diz sobre uma sala misteriosa que ajudar a exorcizar seres sobrenaturais, e ali ele conhece o mestre de Mononokean. Como o estudante não tinha como pagar o exorcismo, o jovem mestre o faz trabalhar para si em troca do pagamento. Assim, o garoto, que só queria ser um estudante do colegial normal, acaba se envolvendo em vários assuntos sobrenaturais que há um tempo nunca havia sequer imaginado existir. E agora? Os dois se darão bem nessa nova jornada?  


Hanae Ashiya, assim como seu nome, é um garoto muito doce, de grande coração e sentimental. Ele se envolve emocionalmente muito facilmente e é um verdadeiro chorão. A princípio, é apenas um humano na adolescência, supernormal, que teve o azar ou não de acabar desenvolvendo habilidades de ver o sobrenatural. Contudo, no desenvolvimento, acontecem algumas coisas misteriosas com ele que nos fazem questionar o que eram e se ele tinha algum poder oculto a ser revelado. Assim, você espera que, no anime, tudo isso seja revelado, mas aí vem um balde de água fria. Nada é dito sobre aquilo e sequer acontece novamente. Você fica esperando feito um trouxa. Deixando isso de lado, Hanae é um bolinho que da vontade de proteger, porque seu jeito sensível é muito cativante.


Haruitsuki Abeno é o jovem mestre de Mononokean. Apesar de nos passar a impressão de não ser humano, ele nos surpreende quando se apresenta como um estudante do ensino médio da mesma sala que Hanae. Ele é bonito, sério, maduro e indiferente.  Não se abre aos humanos e acredita seriamente que ajudar os youkais é mais importante do que os humanos, pois eles estão sozinhos nesse mundo, sem ninguém que os possa ajudar.  Então, quando se trata de youkais, ele os trata muito gentilmente. Existem muitos rumores sobre Abeno no submundo, sobre ele ter até mesmo matado o antigo mestre de Mononokean, entre outras coisas que o fazem ser temido e respeitado lá. No começo, ele é bem indiferente a Hanae, mas, no decorrer, começa a se abrir para ele e a gostar de sua presença. Existem muitos mistérios sobre ele que não foram esclarecidos,  o que também foi um balde de água fria.


Zenko Fujiwara é uma humana criada em um templo budista. É uma garota que, apesar de ser pequena, fazendo todos acreditarem que é do fundamental, é, na verdade, uma colegial. Ela está em um dilema com seu pai, pois acredita que ele não quer que ela herde o templo, por ser mulher, o que a deixa a cada dia mais afastada de seu pai. Porém, Hanae acaba a conhecendo, por seu pai estar amaldiçoado por uma máscara do riso, fazendo-a enxergar que não é dessa forma. Assim, ela segue mais confiante em ter um relacionamento mais sincero com seu pai. Mais tarde, ela acaba sendo alvo de um youkai  da raposa e passa a enxergar o sobrenatural também.  


Fuzzy é o nome do youkai que fez Hanae ficar doente. Ele, na verdade, é espírito  muito gentil que está triste e solitário pelo mundo e só queria alguém para brincar. Então, quando Hanae o ajudou e o viu, ficou tão feliz que grudou no garoto. Mesmo não querendo fazer mal ao garoto, ele não podia evitar de sugar a energia vital do rapaz. Depois de um grande desenvolvimento, eles se reencontram e passam a ser parceiros um do outro.


Yahiko é um youkai da raposa, muito travesso e mimado. Quando Abeno era criança, ele o sequestrou para que pudesse brincar, foi assim que se tornaram bons amigos.  Depois de longo anos, Yahiko acaba se envolvendo com a Zenko, para chamar a atenção de seu amigo, e apronta todo o tipo de coisas. Tudo isso para obrigar Abeno a brincar com ele. Depois, ele acaba sendo obrigado a trabalhar no templo da família de Zenko, como punição por suas travessuras.
Aparecem outros personagens, mas esses são os que julgo serem os mais importantes. Como disse, é uma história muito interessante, que poderia se desenvolver mais profundamente. Caso você me acompanhe, está sabendo que não gosto de histórias superficiais. Gosto de detalhes, gosto de conhecer o profundo dos personagens. Caso você curta esse tipo de tema, vai gostar, nem que seja um pouquinho.



Gênero:   Sobrenatural,  comedia
Autor:  Kiri Wazawa 
Ilustrador:  Minami Seira
Mangá:  15 volume ( em andamento)  
Anime:  26 episodio 

0 comentário

Postar um comentário