X 1999 (CLAMP)



Há muito tempo tenho desejado conhecer essa história, contudo, acreditava que só tinha mangá. Mesmo eu os querendo para minha coleção, tem sido muito difícil encontrá-los ou, quando acho, são muito caros. Por isso, até então, não consegui colocar minhas mãos neles. Até que, recentemente, descobri o anime. Não hesitei nem mais um dia: eu tinha que assistir. Confesso que eu o imaginava um tanto diferente, mas não me desapontou, não, embora eu acredite que o mangá deve ser muito melhor e mais explicativo. Quem acompanha minhas postagens sabe que sempre cobro detalhes sobre personagens e situações, e acho que o anime deixou algumas coisas vagas. Mesmo assim, eu amei poder conhecer a história e os personagens, o que me deixa muito feliz. Espero, um dia, conseguir ter os mangás.
O mangá foi lançado em 1992. Em 1999, com 18 volumes e faltando apenas 2 volumes para terminar a história, o mangá foi suspenso. Tudo isso por causa de um suposto problema social. Pergunto-me o que foi problematizado naquela época, nesse mangá. Chegou a ser lançado aqui no Brasil pela editora JBC, completo, com os 18 volumes. Atualmente, houve rumores de que CLAMP está se preparando para voltar com a história e, finalmente, lhe dar um fim. Estou ansiosa para isso. Em 1996, foi lançando um live-action, porém, não achei nada a respeito. E, finalmente, em 2002, foi lançado o anime com 24 episódios e um OVA. A produção não é ruim, apesar de ser tão antigo. Caso você esteja acostumado com a qualidade atual, vai estranhar, com certeza.
A história envolve um jovem que carrega o futuro da humanidade em suas mãos. Está em seu destino, desde o ventre de sua mãe, que um dia terá que escolher destruir a humanidade como um dragão da Terra ou salvá-la como um dragão do céu. Apesar de ele escolher um dos caminhos, não sabia que, independentemente de qual escolhesse, alguém tomaria o outro lugar. Assim, quando escolheu um caminho, acabou se envolvendo em muitas situações dolorosas, tendo que ver muitas pessoas importantes para ele morrerem no processo e tendo como inimigo uma de suas pessoas preciosas. Numa batalha em que não importa que fim terá, tudo é doloroso.


“Não vou acreditar que tudo é controlado pelo destino. Ninguém pode dizer o que eu devo escolher, porque o meu futuro sou eu quem decido.”
Kamui Shirou é um adolescente inconsequente que mostra um comportamento frio e indiferente. Porém, no desenrolar da história, acaba mostrando que esse lado foi desenvolvido para manter as pessoas que lhe são importantes longe dele e do perigo que o envolve. Sendo assim, acaba revelando seu lado gentil e bondoso principalmente com quem se importa. Kamui não confia em ninguém, então não permite que pessoas se aproximem, mesmo que demonstrem querer amizade. Claramente, ele tem suas razões. Depois de ter em suas mãos um fardo tão grande para um adolescente, ele não pode se dar o luxo de bobear. Desde criança, ele já tinha um destino traçado, embora ambos dependessem de que caminho escolheria. Ele tinha em suas mãos duas opções: ser o dragão do céu, que significava que seria quem lutaria para salvar o mundo, ou o dragão da Terra, que seria que destruiria a Terra. Qual será que ele escolherá?


Fuuma Monou é um jovem  maduro, afetuoso e gentil. Mora em um templo com seu pai e irmãzinha, com quem é muito carinhoso e protetor. É bem popular na escola e habilidoso no basquete. Apesar de parecer uma pessoa acessível, a verdade é que não é muito de falar de si mesmo e demonstrar seus momentos de fraqueza. Ele tem muito carinho por Kamui e o considera um amigo muito querido. Esse sentimento se aprofundou mais quando o garoto salvou sua irmãzinha. Porém, até então, eles não faziam ideia que os destinos deles estavam traçados desde seus nascimentos. No desenvolvimento, é revelado que o bondoso Fuuma é a estrela gêmea de Kamui. Sendo assim, ele é o outro lado do Kamui. Dependendo de qual lado o Kamui original seguir, Fuuma escolherá o outro e desenvolverá a sua personalidade de acordo com esse lado. E agora, como isso acabará?



Kotori Monou é uma adolescente meiga, gentil e carinhosa. Apesar de carregar sempre um sorriso, tem uma saúde frágil, tendo problemas cardíacos. Sendo assim, não pode passar por emoções muito fortes. Mesmo assim, passou pelo luto ainda pequena, quando perdeu sua mãe. Foi cuidada com muito carinho pelo seu irmão mais velho e seu pai. Ela reside em um templo e, apesar de sua fragilidade e ainda não ter desperto totalmente, tem capacidade de ser uma poderosíssima vidente do sonho. Koyori tem muito carinho por Kamui, que foi seu amigo de infância e seu primeiro amor. Ambos até fizeram uma promessa de se casarem quando crescerem. No entanto, quando eles se reencontram, ele a trata friamente, a deixando muito triste. Porém, aos poucos, ele mesmo se aproxima dela, o que a deixa feliz. Quem dera isso pudesse durar.


Princesa Hinoto é uma vidente do sonho que trabalha para o governo. Apesar de, supostamente, ser tão poderosa, ela é deficiente: surda, muda, cega e aleijada. Apenas se comunica telepaticamente com as pessoas. Seus sonhos nunca falharam. Ela revela a Kamui sobre a batalha dos dragões. Apesar de saber tudo que vai ocorrer, dependendo do lado que o rapaz escolher, ela não diz, para não interferir em suas escolhas. Ela é quem lidera os sete selos do dragão do céu, quem são pessoas com poderes especiais que foram escolhidas desde seus nascimentos para lutar ao lado do dragão do céu e o proteger. No decorrer, ela é possuída pela seu lado obscuro, dificultando as coisa para o seu próprio lado.


Arashi Kishuu é o primeiro selo do dragão do céu a aparecer. Uma jovem fria, estoica e quieta. Leva sua missão muito a sério. Para ser uma garota assim, ela teve uma infância difícil. Era uma órfã que viva na rua, até ser adotada por uma família que a ensinou a viver. Mesmo tendo onde dormir e comer, foi muito difícil para ela conseguir se acostumar com o conforto. Com o tempo, ela se tornou uma moça muito bonita e esforçada, que fez valer a pena tudo que fizeram por ela. Porém, carrega esse lado difícil de socializar. Só passa a se abrir após se apaixonar por Sorata. Contudo, ela acaba fazendo algo muito idiota no desenvolvimento, o que me faz revirar os olhos toda vez que lembro.


Sorata Arisugawa é o segundo selo do dragão do céu a aparecer. Ele é um monge budista muito alegre, otimista e de coração enorme. Ele tentou se aproximar de Kamui muitas vezes, mas o rapaz não dava brecha. Então, ele permanecia a distância, o protegendo. Foi assim que conheceu Arashi, a garota séria, pela qual, aos poucos, se apaixonou. Isso o fez lembrar da previsão que tiveram sobre ele, de que faria tudo para proteger Kamui, mas morreria protegendo a mulher que ama. Com muita alegria por ter encontrado a mulher da sua vida, ele passa todos os dias falando do quanto ela é maravilhosa e do quanto a ama. É um dos meus personagens favoritos, e um amorzinho de pessoa.


Subaru Sumeragi é um selo do dragão do céu. Ele é o chefe do clã Sumeragi, um Onmyouji encarregado de exorcizar demônios e ajudar espíritos a alcançar a vida após morte. Apesar de, quando mais jovem, ser um jovem alegre e cheio de luz, agora ele se tornou  uma pessoa  séria e apegada. Ele foi encontrado por Arashi e Sorata, quando ele parecia estar atrás do homem que assassinou sua irmã. Subaru ajudou muito Kamui e mesmo esperando um fim para sua vida nessa batalha, nada foi como exatamente esperava.


Nekoi Yuzuriha é o selo do dragão do céu. Ela é a mais nova entre os sete, uma garota ingênua, sensível e otimista. Mora junto de sua avó em um satuário, e quando a hora chegou, não hesitou em ir com o seu cachorro espiritual, Inuki, para Tokyou. Ela ficou muito emocionada por encontrar pessoas que eram como ela, que enxergavam Inuki. Quando criança, sofreu muito pelo fato de ninguém ver o que ela via, inclusive seu melhor amigo. Apesar de ser apenas uma garotinha, acabou se apaixonando por um homem maduro, praticamente à primeira vista, assim que chegou à Tokyou.


Seiichiro Aoki é o selo do dragão do céu. Apesar de parecer um homem normal, com família e emprego, tem uma habilidade que o fez ser escolhido para um dos sete selos. É um homem muito gentil, honesto e trabalhador. Quando percebe que tudo começará, decide se separar de sua esposa para não causar dor a ela, caso acabe morrendo na batalha. Porém, uma de suas companheiras acaba o enganando e tomando a frente, o que o deixa muito bravo.


Karen Kasumi é um dos selos do dragão. Uma mulher muito bonita, atraente e perspicaz. Apesar de trabalhar em um cabaré, tem muito apreço pela família, pois foi algo que sempre sonhou em ter, mas nunca pode. Quando criança, quase foi morta por sua mãe, que dizia que ela estava possuída por um demônio. Tudo por ela ser uma criança que tinha habilidades de dominar o fogo. Em um momento em que tentou se salvar, acabou matando sua mãe, e essa fúria a dominou, quase fazendo-a perder o equilíbrio de um ser humano. Até que um padre lhe falou que ela não era uma pessoa ruim e ensinou um caminho onde ela se tornou uma pessoa boa. Porém, nunca foi capaz de montar uma família para si. Ela admirava muito Seiishiro, por ser um homem leal e prezar, acima de tudo, pela sua família. Por isso fez de tudo para protegê-lo.


Kanoe é apoiadora do dragão da Terra, tudo isso para irritar sua irmã mais velha, Princesa Hinoto. É uma mulher elegante e astuta. Ela não tem o poder de ver o futuro, porém, pode entrar nos sonhos de alguém e ver o que a pessoa está vendo. Sendo assim, ela sempre entra nos sonhos de sua irmã. Trabalha para o governo e parece ser uma mulher muito poderosa. Desde cedo, tem juntado alguns dos anjos do dragão da Terra, inclusive tendo relações sexuais com alguns deles.


Yuuto Kigai é um anjo do dragão da Terra. Um homem aparentemente normal, educado e moralmente neutro. Não sei como chamam, no Japão, esses lugares onde as pessoas casam ou divorciam, mas aqui no Brasil se chama cartório. Então, vamos dizer que ele trabalha no cartório, na ala que cuida desses assuntos. Ele geralmente não aceita divórcios de casais que são felizes juntos. Diz para pessoa voltar para casa e repensar.  Mesmo sendo assim, ele está disposto a ajudar o dragão da Terra a destruir o mundo. Ele tem relações sexuais com Kanoe.


Satsuki Yatouji é um dos anjos do deus dragão da Terra. Ela é uma adolescente que desde sempre preferiu o mundo digital, inclusive tem uma habilidade especial relacionada a isso. É uma garota complexa e engenhosa. Carrega total desprezo pela humanidade, por isso, não vai hesitar nem um segundo para destruir tudo. Foi acolhida pela Kanoe, que a deixou livre para fazer o que gosta. As duas demonstram ter um relacionamento sexual. Pela primeira vez, Satsuki parece estar interessada, de fato, em um humano, quando se encontra apaixonada por Yuuto, mas parece que alguém não está nem um pouco feliz com isso.


Seishiro Sakuraxuka  é um dos anjos do dragão da Terra. Um homem misterioso que é revelado ser um assassino que matou a irmã de Subaru. Ele parece determinado, finalmente,  a encarar o rapaz que há tempos está atrás dele. Essa será uma batalha que definirá tudo entre os dois. Esse personagem é um dos principais de outra história de Subaru. Em breve, trago eles aqui com mais detalhes.


Kusanagi Shiyu é um dos anjos do dragão da Terra. É um homem forte que é membro das forças de autodefesa do Japão. Apesar de ser um homem grande e com aparência bruta, é uma pessoa gentil. Telepaticamente, ele é muito ligado à natureza e aos animais. Apesar de se ressentir com as poluições e tudo que destrói o que ele ama, não está disposto a se envolver com o dragão da Terra que destruirá o mundo, pois respeita a vida humana também, além de ter se apegado fortemente pela Nekoi, a quem protegeu várias vezes.


            Nataku é um dos anjos do dragão da Terra. Na verdade, ele é um clone andrógino de extrema capacidade psíquica. Nasceu do material genético de quem era para realmente ser o anjo, porém, essa pessoa morreu antes de cumprir sua missão e seu avô conseguiu fazer seu clone. Apesar de ser muito forte, Nataku parece ficar buscando a razão de sua existência. Anseia mais do que tudo saber de onde veio e procura um vínculo de afeto por algum criador. Por isso, se apega muito ao dragão da Terra.


Kuduki Kakyo é um dos anjos do dragão da Terra. Ele é um homem que se encontra em coma e é mantido secretamente por alguns oficias do governo, pois ele tem a capacidade de ver o futuro através de seus sonhos. Ele parece muito melancólico e está sempre lamentando por ter o poder ver o futuro, mas não de mudá-lo. Não tem interesse na destruição da humanidade, só querida morrer logo e seguir um caminho de paz em que, se possível, pudesse ver sua amada.
Como pode ver, tem muitos personagens que não poderia deixar de fora. O que eu fiquei mais animada nessa história é de reconhecer vários personagens que vi em Tsubasa Chronicles. Foi muito divertido ficar lembrando de onde vi tal personagem. Eu gostei da história e dos personagens. Só quero muito ler o mangá, pois tenho certeza que não seguiram-no à risca. Nunca seguem. Eu quero muito ver o desenvolvimento lá. Então, é isso, espero que gostem desse anime, pois é uma das obras primas da CLAMP.



Gênero:   Drama, Ação, Shonen ai
Autor:  CLAMP
Mangá:  18  volume (HIATO)  
Anime:  24 episodio  + 1 Ova

0 comentário

Postar um comentário