Kari Gurashi no Arietti – O mundo dos pequeninos

 


Este é mais um dos maravilhosos filmes do Studio Ghibli. Sei que tem sido bem frequente postagens desses filmes nos últimos tempos, mas fiquem cientes de que sempre que isso acontecer é porque as coisas andam corridas por aqui. Isso ajuda bastante, já que eu quero muito vê-los, antes que saiam da Netflix. SIM! Vocês encontrarão todos esses filmes na Netflix. “Kari Guarashi no Arietti” foi lançado em 2010, com uma produção impecável, como já estamos acostumados com tudo que é feito por essa produtora.  O enredo é uma adaptação do romance da autora Mary Norton. A história é muito fofa e simples, apesar de ter um teor bem interessante. Gostei bastante, embora eu quisesse algo um pouco mais detalhado. No geral, foi muito gostosinho de assistir.

             O enredo envolve uma jovem pequenina que mora com sua família embaixo do assoalho de uma casa, tentando viver discretamente ali, apenas coletando pequenas coisas para sua sobrevivência, sem que os humanos da casa possam os perceber. Um dia, a garota, enquanto estava fazendo a coleta pela primeira vez, com seu pai, é vista por um rapaz doente que ali morava. Apesar de o perigo que isso trazia para sua família, a garota ficou amiga do jovem rapaz, ainda que hesitasse. No entanto, isso acabou expondo a sua família e os pondo em perigo. Assim, eles viram que não tinha jeito, a não ser se mudar dali. E agora? Eles conseguirão deixar o seu lar antes que sejam apanhados?



Arrietty é uma garota muito determinada, animada e inteligente. Seu sonho é poder explorar tudo, sem medo. No entanto, sua família a protege demais, o que quer dizer que é totalmente proibida de andar por aí. Quando seu pai decide deixá-la ir em uma exploração com ele, a garota fica muito animada em poder conhecer o mundo lá fora (ou melhor, dentro da casa) e aprender sobre o seu legado, que são as coletas. Contudo, ela fica muito frustrada quando é interrompida, porque foi vista por um humano. O pior é que ela perdeu o que coletou com tanta dificuldade. No outro dia, o rapaz tentou amizade, porém, ela o rejeitou, afinal, sabia do perigo que seria ter contato com humanos. Todavia, ele continuava a surpreendendo com sua gentileza.



Sho é um garoto humano que sempre teve saúde frágil. O seu problema no coração sempre o limitou a fazer qualquer coisa de sua vida, o tornando muito solitário e frustrado.  Por sua família ser muito dedicada ao trabalho, passava muito tempo sozinho, o que era muito estressante. Foi levado para viver com a sua tia, que morava no interior, casa onde sua mãe viveu durante a infância. Algo incrível aconteceu quando ele viu uma pequenina, que fazia parte das histórias que sua mãe lhe contava quando era mais novinho. Aquilo foi surreal e impressionante. Ele queria saber mais e os ajudar, se possível. No entanto, o medo deles não permitia isso.



Homily é o pai de Arrietty, um homem forte, obstinado e cuidadoso. Ele saía durante dias, fazendo coletas e sendo o mais reservado possível. Por um bom tempo, eles fizeram seu lar com segurança, embaixo daquela casa. Sempre foi seguro, pelo fato de que ninguém realmente havia os visto. Porém, a presença de uma criança na casa poderia mudar tudo. Mesmo assim, ele acreditava que não seria problema, pois o rapaz era doente. No entanto, o rapaz os viu, e isso mudava tudo. Ele tinha que proteger sua família, levando-a para outro lugar. Assim, Homily começa a busca por outro lugar para morar.



Pod é a mãe de Arrietty. Uma verdadeira dona de casa, mãe e esposa amorosa. Ela morre de medo dos humanos e dos perigos do mundo, fora de seu lar. Por muito tempo, aquele lugar foi tudo para ela. Finalmente, ela tinha um lugar confortável para viver. Porém, tudo começou a ruir quando foram descobertos. Ela mesma foi pega por um humano da casa, que era mal-intencionado. Aquela situação foi a gota d’água. Eles tiveram que dar um jeito e sair às pressas daquela casa.



Sadako é a senhora governanta da casa. Apesar de já ter idade, ela pode ser um pouco levada e xereta. Quando ela descobriu a existência dos pequeninos, de fato, na casa, apesar de sempre ter desconfiado, a senhora resolveu que tinha que capturá-los, não importava como. Agora, para que, fundamentalmente, não sabemos. No entanto, essa mulher tornou a vida desses pequeninos, que não incomodavam em nada, em um verdadeiro inferno.

Enquanto eu assistia, me perguntava por que ela não se tornava amiga do garoto logo, pois ele poderia os ajudar. No entanto, depois entendi o perigo de eles terem contato com os humanos. Infelizmente, nem todos respeitariam o espaço deles e quereriam usá-los para seus interesses, o que nos faz chegar à conclusão de que, no fim das contas, eles realmente devem agir cautelosamente e não deixar que um humano descubra a sua existência, para o bem da sua espécie.   

Eu gostei muito desse filme. Acho que você devem vê-lo também. Eu fico tão impressionada com a qualidade das produções e imagens dos filmes do Studio Glibli! As histórias são sempre muito boas! INDICADO!!!

 

0 comentário

Postar um comentário