A viagem de Chihiro

 


Por alguma razão que eu não sei dizer, enrolei para ver esse filme. Talvez eu achasse que ele mexeria com as minhas emoções ou apenas que não estava em um bom estado de espírito para escrever sobre um filme tão bom. De certa forma, agora que pus em palavras, faz todo o sentindo para mim. Essa é mais uma produção do Studio Ghibli, lançada em 2001. Como esperado, é simplesmente fantástico. Algumas pessoas disseram que esse filme seria bom para criança. Devo discordar, pois, se eu fosse criança e o assistisse, ficaria com medo. Logo, talvez vocês entendam o porquê disso. Eu amei cada detalhe dessa história: os personagens, o desenvolvimento e como a personagem principal amadurece no decorrer.

A história gira em torno de uma garotinha que está se mudando com seus pais para o interior, o que não a deixa nada feliz. Quando o seu pai resolve pegar um atalho, eles acabam em um lugar muito peculiar. Como seu pai ficou curioso sobre o lugar, ainda que ela não quisesse, acabaram indo explorar o local, que parecia um parque temático.  Assustada com o clima estranho dali, a menina se afasta dos seus pais para dar uma olhada em algo que lhe chamou a atenção. Quando estava em um monte, aparece um rapaz que fala para ela sair dali antes que anoiteça, no entanto, já era tarde mais. A noite começou a cair, as luzes começaram a ligar e seres estranhos começaram a aparecer. No entanto, o mais assustador foi quando encontrou seus pais eles, já que haviam se transformado em porcos. Assustada e sem saber o que fazer, a menina corre pela sua vida. E agora, o que ela fará? O que aconteceu com seus pais? Que lugar é esse?



Chihiro Ogino é uma garotinha de 10 anos, ingênua e medrosa. Ela estava muito chateada de deixar sua antiga cidade e amigos. Não estava nem um pouco animada com a mudança. Desde que seu pai entrou naquela estrada, que só tinha estatuas e casinhas estranhas, ela estava com medo. Quando seus pais desceram naquele lugar abandonado, ela implorou para eles não irem, mas eles foram mesmo assim. O que ela poderia fazer? Ficar sozinha ali? Ela foi junto. A todo o momento ela se sentia estranha ali. Quando a verdade daquele lugar veio à tona, ela ficou aterrorizada, a ponto de não consegui nem se levantar. Todavia, alguém a ajudou a se esconder e a achar um caminho para salvar seus pais. Assim, ela teve que arrumar coragem onde não tinha e enfrentar coisas que nunca tinha visto antes. Desse modo, ela foi se tornando uma garotinha muito corajosa e determinada.



Haku é um espírito do dragão, braço direito e aprendiz de Yubaba. Ele é geralmente muito sério e rígido. No entanto, assim que vê Chihiro, de alguma forma ele acaba a reconhecendo, mas nem ele entende de onde e o porquê disso. Contudo, sente que tem um carinho especial por ela. Por isso, tenta de tudo para ajudá-la, nas sombras. Haku não lembra da sua origem nem do seu nome verdadeiro. Achou estranho que, apesar disso, lembra do nome da garotinha à sua frente. Isso porque, para fazer um contrato com Yubaba, ele teve que lhe dar o seu nome. Contudo, conforme ele e Chihiro vão ficando muito próximos, o feitiço da bruxa é quebrado por causa do amor deles. Assim, ele lembra seu nome e como a conheceu.



Yubaba é uma bruxa muito temida, que administra uma casa de banho. Ela é muito gananciosa e adora ouro e joias. Transformou os pais de Chihiro em porcos, pois eles estavam comendo a comida dos seus clientes. Pretendia fazer o mesmo com a garota, mas não conseguia achá-la. Até que a própria garota chegou até ela, para pedir um trabalho.  Apesar de negar e ameaçá-la, acabou aceitando, torcendo para que tudo desse errado. No entanto, a menina franzina e medrosa a surpreendeu. Yubaba tem um bebê bem grande, que provavelmente é o único pelo qual ela tem respeito e amor. Com os outros, é tudo uma questão de ser útil ou não, assim como com Haku. Ela tem uma rivalidade com a sua irmã gêmea e quer algo que está com ela. Por isso, manda o rapaz para esse tipo de missão. Uma vez que ele voltou quase morto, ela simplesmente gostaria de desfazer dele como se ele fosse lixo, mas não contava que Chihiro, que havia se tornado uma garota corajosa, não ia deixar isso passar dessa forma.



Akio Ogino e Yuuko Ogino são os pais de Chihiro. Um casal bem curioso, que meteu a coitada nesse problemão. Agora, me diga: você entra em um lugar que parece abandonado, sente cheiro de comida de um restaurante, mas não vê nada nem ninguém. No mínimo, você não vai achar estranho, né?! Eles foram comendo a comida. Acabaram virando porcos, porque, segundo Yubaba, eles estavam comendo sua comida como se fossem porcos.



Kamajii é um espírito aranha. Ele cuida da parte mais importante da casa de banho, que é o banho. Por isso, é muito respeitado. Por essa razão, Haku mandou a garota conseguir um trabalho com ele e insistir, não importando quantas vezes ele dissesse não.  No final, ele disse que a menina era sua neta e a mandou para Yubaba. Ele ajudou muito a garotinha naquele lugar.



Sem rosto é exatamente um espírito sem rosto. Caso ele dê ouro a alguém e a pessoa aceitar, ele pode devorá-la. Desde o começo, ficou de olho na garotinha. Ela, achando que ele era um cliente, causou o maior reboliço dentro da casa de banho. No entanto, ela também resolveu o problema por ela mesma e ainda conseguiu um amigo. Percebeu que o que fazia mal a ele era a casa de banho, que ele não era mau, de fato, e o ajudou a sair dali.

Eu realmente amei esse filme. Vai ser, com certeza, um daqueles que eu irei rever.  Já me tornei uma grande fã de todos filmes do Ghibli. Aproveita que está na Netflix e assista! INDICADÍSSIMO.



0 comentário

Postar um comentário