Lovely Complex – Lovelycon



       Se existe um anime que você vai assistir mil vezes, mas nunca perderá a graça, com certeza é “LovelyCon”, uma comédia romântica cheia de altos e baixos. O mangá foi lançado em 2001 e tem uma ilustração muito boa. Foi trazido para o Brasil, pela editora Panini, em 2016, sendo finalmente concluído em 2018. É claro que, entre os meus tesouros, esse título não poderia faltar. Em 2009, foi lançado mais um mangá, com o título “Lovelycon D”, não sei se trata de um especial da história original, porque não achei nada a respeito, porém, seria muito interessante se fosse algo mais do futuro. Em 2006, "Lolevycon" virou jogo. Não achei nada a respeito de como funciona, mas deve ser algo bem divertido.


            Ainda em 2006, ele teve sua adaptação em live-action. Apesar de não ter uma grande qualidade de produção, não sendo um dos melhores, ficou muito bom, seguindo alguns arcos da história original. Achei muito divertido. Embora, confesso, não consiga engolir muito o humor japonês, como se trata de uma comédia romântica, veio bem a calhar. O elenco também caiu muito bem. Acho que se enquadra perfeitamente. Em 2007, teve a adaptação em anime. Muito bem projetada, mas acho uma pena que eles não tenham trabalhado todos os arcos até o fim, mesmo que, quando começaram a produzir, já tivessem terminado o mangá. Ainda assim, foi ótimo. Tudo que era necessário para o desenvolvimento exato do que era importante foi posto de forma muito agradável. 



            A história envolve dois adolescentes do ensino médio. Uma garota que tem 1,72m de altura e um garoto que tem 1,56m de altura. Ambos não se adequavam à altura padrão para sua idade. Acabaram, por coincidência, caindo na mesma sala e sendo vizinhos.  Por causa desse complexo sobre suas alturas, que já os assombrava, ficavam mais frustrados com a presença um do outro, por fazer ficar ainda mais evidente aquilo que os perturbava sobre si mesmos. Assim, foi formada uma dupla supercômica que, sempre que seus olhos se cruzavam, acabava brigando, tornando o clima muito engraçado. Passaram a ser conhecidos na escola como “All Hanshin-Kyojin” (comediantes japoneses de alturas diferentes). Um dia, em meio a uma briga, eles acabam fazendo a aposta de quem conseguiria arrumar um namorado primeiro. Depois de uma busca intensa de ambos os lados, sempre sendo apoiados um pelo o outro para não desistir, acaba acontecendo uma das coisas que a garota mais temia: ela acaba se apaixonando por um garoto baixinho. Sim, era esse seu parceiro cômico, com quem brigava toda vez que conversam. Apesar de seu momento de hesitação, estava ficando cada vez mais evidente. No entanto, não importa o que ela faça, o garoto  não parece ser capaz de notar ou sequer considerar a ideia. E agora? O que ela fará?


            Risa Koizumi é uma garota exageradamente alegre, escandalosa, compreensível e sensata. Em uma cultura em que os garotos gostam de garotas meigas e baixinhas, ela tem dificuldade de ser tratada e vista como garota, por causa de sua altura e jeito de ser. Apesar de se sentir insegura nesse ponto, no desenvolvimento, a cada pessoa diferente e situação diferente que passava, começou a criar mais confiança em si mesma. Não se deixava abater tão facilmente quando a questão era sua altura. Por muito tempo, ela só teve decepção, não sendo capaz de conquistar o seu tipo ideal de homem. Porém, nunca havia se apaixonado prontamente por ninguém, sendo capaz de se recuperar rapidamente das rejeições. Assim que conheceu seu vizinho de carteira, Otani, foi envolvida por uma irritação incontrolável, porque se sentia ainda mais alta quando estava ao lado dele. Então, não conseguia não provocá-lo toda vez que seus olhos se encontravam. No entanto, depois de tantas brigas, acabaram virando amigos, enquanto um apoiava o outro na sua caça pelo par ideal. Quem diria que ela ia acabar se apaixonando por esse baixinho, a quem zoava a cada segundo?


            Atsushi Otani, no começo, se comporta de jeito orgulhoso e arrogante, porém,  acaba revelando ser um garoto muito gentil e com bom senso de humor. Como ele mesmo falava, o que lhe falta de altura, tem de garra e perseverança. Mesmo com as dificuldades de sua estatura pequena, ele da duro no esporte que ama, o basquete, sendo bom o suficiente para que, mais para frente, se torne capitão do time. Quando estava no ginásio, tinha uma namorada que terminou com ele e arrumou um namorado alto, o que o deixou bem complexado. Depois disso, foi difícil arrumar uma nova namorada, pois a sua altura era uma questão de dificuldade. Assim como Risa, ele ficou realmente irritado com a presença dela na sua vida, por deixar mais evidente o quão baixinho ele era. Depois de muitas ofensas direcionadas de ambos os lados, ele acabou se contagiando com o jeito dela e, pelo menos, se tornaram bons amigos. Nunca lhe passou pela cabeça gostar de uma garota mais alta, pois feria seu orgulho masculino.



            “Por isso que eu falo que não há nada que seja impossível. Em vez de desistir, a gente tem mais é que dar um passo à frente. Assim, quem sabe tem um amanhã diferente de hoje esperando por você? E, se não der certo logo de cara, é só dar mais um passo. E mais um, e mais um... e aí, quando perceber, estará recebendo a recompensa de toda distência percorrida.” Risa
            Além de terem em comum a frustração pela suas alturas, eles tinha mais em comum do que imaginavam: o mesmo gosto musical, o mesmo tipo de comida e bebida e a mesma animação com  jogos e karaokê. Todo mundo achava que eles eram perfeitos um para o outro, porém, estava longe da realidade pessoal dos dois. No entanto, Risa, que recebeu tantas vezes a gentileza de Otani, acaba se apaixonando inesperadamente.  Claro que ela lutou contra isso, afinal, ela, tão alta, com um garoto baixinho, feria seu orgulho também. Porém, quanto mais negava mais se via apaixonada, então, decidiu deixar o orgulho, tudo mais e se entregar. Era a primeira vez que ela estava tão apaixonada dessa forma. Contudo, como já esperava, não foi fácil. Otani, não abria seus olhos e não era capaz de considerar de jeito algum. Foi a primeira vez que ela se sentiu tão angustiada e triste. Mesmo não dando certo, ela insistiu o máximo que suportou. Até que, um dia, finalmente, a porta do coração dele se abriu.


            Nobuko Ishihara é a melhor amiga de Risa. Uma garota charmosa, fashion e pavio curto. Namora desde o colegial com o Nakao, com quem tem um relacionamento bem sério e íntimo. Estão sempre muito grudadinhos um no outro, a todo momento. É filha única, mas seus pais trabalham muito, então foi praticamente criada por sua avó, por quem tem muita afeição. Nobuko adora estar na moda, então está sempre comprando novas peças para montar seus looks. Como melhor amiga de Risa, a aconselha e direciona, já que ela é um carro desgovernado e sem salvação. Foi uma das maiores torcedoras para ela namorar Otani, quem já conhecia desde o ginásio, já que era um bom amigo de seu namorado desde aqueles tempos.


            Heikichi Nakao é o melhor amigo de Otani e namorado de Nabuko. É um rapaz que tem cara de paisagem, simpático e estranho. Vem de uma família que produz doces japoneses. Ele participa do clube de basquete, embora não se dedique e nem faça tanta questão de sair dos reservas. No passado, ele revelou que o único motivo de estar no basquete é porque gosta do cheiro da borracha do tênis, o que o faz parecer ainda mais estranho. Apesar de parecer ser alguém totalmente sem noção, na verdade, é até bem sensato. Deu conselhos realmente centrados para Otani, algumas vezes. Nakao é totalmente um grude com sua namorada, sempre a apoia em tudo que ela decide, sem questionar. É praticamente um pau mandado, como dizem.


            Chiharu Tanaka é uma das amigas de Risa, porém, diferentemente da Nobu, são conhecidas desde o ginásio. É o tipo de "garota padrão" dos gostos masculinos japoneses:  meiga e baixinha, além de ser inteligente. No entanto, tem medo de garotos, por isso fuge deles, de forma aterrorizada. No desenvolvimento, ela se tornou o interesse amoroso de Otani, o garoto que aceitou por dizer que, por ele ser baixinho, lhe passava uma presença feminina. Isso feriu bastante o orgulho do garoto. Mais tarde, acaba se apaixonando pelo Suzuki, o qual foi arrastado para o grupo por ser interesse amoroso de Risa. 


            Ryuji Suzuki é um garoto bonito, calmo e inteligente. Acabou sendo arrastado para o grupo pelo Otani, por ser o interesse amoroso da Risa. No entanto, ele não foi capaz de enxergá-la mais que uma boa amiga e desenvolveu interesse por Chiharu, que era mais o seu tipo de garota. Ambos eram muito tímidos. Foi difícil, mas, de alguma maneira, acabaram namorando. No desenvolvimento, só teve um momento em que eles tiveram problemas, que foi quando ele não passou para a mesma faculdade que ela.  Suzuki mostrou ser bem covarde, enquanto Chiharu mostrou seu lado explosivo e violento.


           Haruka Fukagawa é amigo de infância de Risa, um ano mais novo. Ele desenvolveu sentimentos amorosos por ela desde pequeno, quando ela o protegia do bullying que sofria por ser pequeno e meigo. Depois, foi morar nos EUA, mesmo assim, nunca a esqueceu. Lutou para se tornar um incrível homem que fosse merecedor de uma mulher como ela. Mesmo tendo crescido o suficiente para ser mais alto que ela e ficado muito bonito, não foi capaz de capiturar o coração dela, que só o enxergava como amigo. Ele acaba implicando muito com Otani e até tenta os separar.
            Tanto o anime quanto o mangá e o live-action são muito bons. Não é uma história profunda e intensa, cheia de romantismo, como eu adoro. Mesmo assim, eu amei tudo: o desenvolvimento e os personagens. Já perdi as contas de quantas vezes assisti e, com certeza, continuarei assistindo, porque é maravilhoso. Então, eu INDICO MUITO, com toda a certeza. Leiam e assistam, não vão se arrepender.


Gênero:   Comedia romântica 
Autor: Aya Nakahara 
Mangá:  17  Volume
Anime:   24 episódios 
Live-action:   1 filme

0 comentário

Postar um comentário