Gake no ue no Ponyo

 


E os filmes do Studio Ghibli não param, isso porque eles são muito gostosinhos de assistir. Dessa vez, assisti a essa fofurinha de filme que está disponível na Netflix com o nome “Ponyo: uma amizade que veio do mar”. Essa história foi escrita por Hayao Miyazaki, que teve como inspiração A Pequena Sereia para escrevê-la. O filme foi lançado em 2008 e a qualidade é maravilhosa. Aqui, no Brasil, ele foi lançada em 2010, e você o encontra dublado. É ótimo para crianças, mas adultos também vão gostar. Então, vale muito a pena assistir, porque, como sempre, os conteúdos japoneses sempre nos ensinam coisas maravilhosas.

            A história gira em torno de uma princesa peixe que, um dia, consegue fugir do mago que cuidava dela e de suas irmãs. Queria apenas explorar o mar afora, no entanto, em meio a uma confusão de quase ter sido pescada, vai parar dentro de um pote de vidro. Um garotinho a encontra e a salva. Colocando-a em um balde, ele a leva para a escola, lhe tornando a sua nova amiguinha. No entanto, o garoto percebe que existe algo diferente sobre ela, pois a princesa lambeu o dedo que ele havia cortado e sarou no mesmo momento. “É um peixinho mágico”, foi o que ele pensou. Assim, pôs o nome dela de Ponyo. Contudo, o mago conseguiu resgatá-la, deixando a Ponyo triste e o rapaz tambem. Porém,  a princesa peixe quer ser humana e voltar para o lado de seu amigo, por isso fará de tudo para que isso se torne possível. E agora? O que acontecerá? Um peixe pode realmente se tornar humano?



Sousuke é um garotinho de 5 anos, muito esperto e simpático. Ele vive com a sua mãe e seu pai, que é marinheiro e vive viajando. Ele mantém contato através de farol, todos os dias, durante a noite. Quando ele encontrou o peixinho dourado, ficou muito animado e se cativou rapidamente por ela. No entanto, ele não imaginava o que poderia acontecer a partir desse encontro. Rapidamente, ele se tornou muito apegado a ela, disposto a protegê-la, não importa o que. Porém, ainda por ser uma criança, tem coisas que fogem do seu controle, por isso acabou a perdendo. Como ele poderia imaginar que ela voltaria, e a sua volta causaria um problemão para a sua ilha? Ele irá reconhecê-la, se ela voltar na forma humana?



Ponyo é um peixinho dourado, uma princesa, filha de Gran Mamare, conhecida como a deusa do mar, misericordiosa. Ela tem várias irmãzinhas, mas todas ainda muito pequeninas. Ela é a única maiorizinha. Com o poder mágico aguçado, foi capaz de sair para explorar tudo e fugir do mago. Apesar de ele não ser mau, ela ficava irritada, por ele prendê-la. Foi assim que ela conheceu o primeiro humano que cativou o seu coração. Totalmente animada com a sua gentileza, ela se tornou muito apegada, um sentimento de querer vier para sempre ao lado dessa pessoa. Assim, seu poder mágico parece ter se tornado mais forte e o seu desejo de se tornar humana não era mais impossível.



Fujimoto é um cientista que costumava ser humano. Agora, é um mago que reside dentro do mar e cuida de tudo para que nenhum ser do mar corra perigo nas mãos humanas. Pelo o que entendi, ele parece ter um caso amoroso com Gran Mamare. Ele realmente não gosta muito de humanos, pois sabe que todo o mal que acontece na natureza tem a ver com eles. Por essa razão, decidiu viver dentro do mar, protegendo e cuidado de todos os seres. Como Gran Mamare vive viajando para todos os cantos, ele se tornou responsável por cuidar das filhas dela. Como ele poderia imaginar que a filha mais velha teria desenvolvido um poder tão forte?



Lisa é a mãe de Sousuke. Ela ajuda um centro de idosos durante o dia, enquanto o filho está na escola ao lado. Ela é uma mulher de pulso firme e uma mãezona. Está constantemente esperando seu marido, mas está sempre desapontada por ele não voltar. Enquanto isso, ela cuida muito bem de seu filho. Nas situações mais perigosas, ela nunca perde o controle, a sua calma e a força. É uma mulher muito corajosa. Gostei muito dela.

Eu realmente amei esse filme. Ele tem suas particularidades de fofura, mas nada ganha do quanto é um filme que nos ensina muito. Acho que é esse tipo de desenho que crianças deveriam assistir, que ensinam coisas que realmente são úteis para a vida. INDICADÍSSIMO!!!!

0 comentário

Postar um comentário