O que é dorama?


Ok, então você sempre me vê falando sobre doramas, mas, diferente da maioria que vem aqui, você não faz ideia do que é. Bom, não se sinta deslocado, vamos lá que vou explicar direitinho para você.
Dorama é nada mais que uma definição generalizada do gênero série (ou novela) de televisão oriental que, na verdade, se dividem em J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês) e Thai-Drama (Drama Tailandês). Eu gosto mais de usar o termo série do que novela, isso se deve ao simples fato de que a palavra “novela” me faz lembrar as do Brasil e, vou te falar, eu odeio novela brasileira.
Não da para comparar as novelas brasileiras com os doramas orientais o que é obvio desde que a cultura e a rotina de vida deles são diferentes da nossa.
Os doramas são quase sempre adaptações de mangás (mas nem sempre), tanto os coreanos, quanto os japoneses, quanto os dos outros países citados a cima, muitos dos doramas deles são inspirados em mangás japoneses , coreanos, ou uma regravação de um dorama já existente dos outros países da lista. Mas é claro que não são todos os doramas que são adaptações de mangás.
Os doramas orientais geralmente trazem certa pureza em suas histórias, o que diferencia muito das novelas do Brasil. Até quando as situações são mais maduras, ou mais dramáticas que carregam momentos críticos, ou até em suas cenas mais picantes, ainda carregam um ar mais puro.
Não são todos os doramas do Japão que tem uma boa produção, eles têm melhorado bastante, mas ainda têm muito que melhorarem. Mas diferente desses, os Doramas coreanos tem uma qualidade espetacular. Quanto aos outros países, tenho conhecimento mínimo, já assisti um ou outro, porém a maioria é inspirada em mangás ou versões de doramas já existentes em outros países, não posso falar muito sobre o assunto, porem a qualidade de produção ainda ganha do Japão.
É claro que o mundo dos doramas é muito mais amplo, mas o que posso dizer é que uma vez que você assiste doramas, você se coloca em um mundo totalmente diferente aonde você suspira, chora e tem raiva, mas são todos sentimentos puros. Você acaba aprendendo sobre a cultura de vários países, e o mais legal, conhecendo as línguas, pode até não saber falar, mas você consegue reconhecer e distinguir. Era para falar só o que era dorama, mas acabei me empolgando e fazendo propaganda.

Onde eu posso encontrar?

Hoje em dia, até a Netflix já disponibilizou alguns doramas coreanos com dublagem, porém você pode encontrar incontáveis doramas legendados online no Viki, DramaFever, dopeka e alguns outros sites aleatórios. Ou pode fazer Download em alguns sites aleatórios muito fáceis de achar, embora você tenha que ter um dorama em mente para procurar.
Toda quarta feira eu falo aqui no meu blog sobre algum dorama, e, também, clicando em dorama acima, você poderá ver todos os doramas que já assisti, porém não falei de todos ainda. Então, se você tem interesse, continue acompanhando as postagens sobre dorama e descubra qual você gostaria de assistir, em breve farei umas indicações de doramas para iniciantes.

Então, por hoje é isso.



Obs. Cuidado doramas são incrivelmente viciantes. 

6 comentários:

  1. kkkk A frase de final foi a mais importante! são mesmo viciantes. Concordo com você nada de novelas daqui. eu estava explicando isso a pouco tempo aqui em casa que doramas tem essa pureza fofo e envolvente, e divertido e que seriam mais comparaiveis a series devido ao tamanho e formato na minha opinião claro

    Eu conheci doramas através das minha revistas de anime e logo fiquei louca pra ver, engraçado que a sinopse que eu li falava de um japonês de noona, provavelmente ja viu, uma professora que se apaixona por um de seus aluno mais novo, mais ela tem noivo e um pai problemático... algo assim. Tinha outro também mais não lembro o nome.

    Hoje em dia a pessoa aqui adora quando acha um legal pra ver, e vive caçando e vendo sinopses.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então sobre esse dorama que falou eu sei qual e inclusive amoo, queria tanto que tivesse um remake desse dorama que e muito bom. Por falar nisso tem um dorama favorito que falarei dele na semana que vem que tem algumas coisinhas em comum desse dorama mais e coreano. Vou falar dele na semana que vem.
      Kissu

      Excluir
  2. Ah, eu amo muuuuito dorama e acho tudo tão lindindo por ser tão inocente e ao mesmo tempo engraçado. Gosto também das expressões dos personagens, são tão diferentes daqui, mas que retratam uma realidade asiática.
    O que eu mais gosto em um dorama são as cores e o enredo, contando com desastres e coincidências que deixam qualquer história mais interessante. E com isso até o meu namorado que não gosta de coisinhas asiáticas também se viciou e assiste doramas todos os dias se deixar haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha... não é mesmo? aqui em casa meu esposo também quando ve um dorama que chama atenção dele, fica aqui grudadinho assistindo junto.

      Excluir
  3. Amo doramas são lindos, o que mais gosto é Playfull Kiss e estou assistindo de novo e com meu namo, agora ele é mais fã do que eu kkkkkk Amei seu blog super kawaii desu *w* Adorei o post!!

    ResponderExcluir