A Vida de um Otaku no Japão



Para quem não sabe o que é otaku, nos primeiros meses de inauguração do blog, fizemos uma postagem O que é Otaku?”, confira a postagem clicando no nome.  
Os Otakus japoneses são muito focados naquilo que amam e admiram, a maioria vive completamente em função de seus hobbys. Em suas vidas diárias, durante a semana, eles geralmente trabalham meio período em alguma empresa tecnológica ou alguma loja de contrato temporário ganhando o suficiente para manter seus hobbys. Depois do trabalho, comem em algum lugar barato e voltam imediatamente para casa para seu próprio mundo (anime, mangá, games entre outros)
Muitos levam uma vida solitária, não socializam com as demais pessoas. Nos fins de semanas, eles só saem de casa quando há algum evento otaku ou quando resolvem dar uma voltinha em Akihabara, um bairro que é um verdadeiro paraíso para todos os tipos de otakus. Nestes lugares, provavelmente, são os únicos momentos em que eles socializam com pessoas reais (em 3D).


Existe também outro tipo de otaku, um muito mais extremista que são chamados de Hikikomoris, estes não saem de casa para nada e vivem literalmente entorno de seus Hobbys. No Japão, são muito frequentes e são consideradas pessoas doentes, eles não vão à escola e nem trabalham. Segundo os psicólogos, a causa disso é provavelmente por causa da pressão social que os jovens sofrem na transição para a vida adulta, então este escolhe viver no mundo de fantasia que encontram nos videogames, mangás e na internet. Existe um mangá chamado “Bem-vindo a N.H.K.” no qual a história gira em torno deste tipo de otaku, se gostaria de ter uma noção maior, este mangá está completamente indicado.
Você talvez esteja se perguntando como eles conseguem se manter ou comprar as coisas que eles gostam, bem, na questão de se manter, muitos vivem as custas de seus país, agora, até quando eles continuam vivendo assim, eu não faço ideia. Como eles não saem para nada, geralmente, eles pedem para tudo ser entregue em suas casas.

Há uma variedade de tipos de otakus, os mais conhecidos no Japão são:

Mangá Otaku: quase todos os Japoneses leem mangá, são considerados Otakus? Não!! Os mangá Otaku são aqueles que, além de ler, colecionam todo o tipo de coisas relacionadas à(s) série(s) que gostam.
Anime Otaku: E assim como mangá, anime também é assistido por todo tipo de pessoas, mas os Animes Otaku são aqueles que gastam muito mais tempo assistindo e gastam seus dinheiros comprando Dvds ou baixando as séries.


Figure Otaku: Colecionam bonecos das suas séries favoritas. Em Akihabara existem muitas lojas especializadas apenas nisso.
Pasakon Otaku: Pessoas viciadas em computadores, muitos têm seus próprios servidores e ficam, o tempo todo, antenados de olho nas novas tecnologias. Seus hobbys são comprar e vender geralmente nas lojinhas em Akihabara. Muitos deles gostam de construir robôs.
Wata (Otaku de Idols): Viciados em celebridades, alguns perseguem cantores pop, outros  perseguem  “Gravure” ( meninas que posam em fotos de biquíni), e colecionam tudo que seja relacionados a eles.


Geemu Otaku: Estes amam Videogames, eles geralmente têm todos os aparelhos que já saíram no mercado, alguns jogam RPG de mesa. Compram tudo relacionado aos seus hobbys (livros, guias e cia).
Existem muitos outros, mas estes são os mais comuns, o que mais têm são mangás, ou animes, que fazem referência a esses tipos de otakus, como Nogizaka haruka no Himitsu (a personagem otaku que não saiu do armário - risos), Kami Nomizo Shiru sekai (Geemu otaku) e Genshiken (vários tipos de otaku).  Bem, tudo que coloquei aqui é baseado no que eu li, eu gostaria de ter um conhecimento melhor sobre algo que eu mesma comprovei, infelizmente não cheguei a isso ainda, mas de acordo com o que estudei, a maioria dos otakus são de fato assim. Pode parecer extremo o modo que eles vivem, mas eu entendo completamente, quando gostamos muito de algo, gostaríamos de nos afundar completamente naquilo. Quantas vezes já não senti vontade de viver entorno de tudo isso que amo? Mas eu sou muito complexa, eu amo muitas coisas ao mesmo tempo, na mesma medida, o que não me permite me afundar em uma coisa só. 

Espero que tenham gostado.

Kissu

Fonte: Livro um Nerd no Japão

2 comentários:

  1. Os Otakus não são bem vistos lá no japão como a maioria das pessoas pensa, justamente por achei isso uma doença e também por outros motivos. Eu fiz um post falando sobre isso também no meu blog e falei também o que são as Otomes.
    Aqui no Brasil esses dois termos tiveram seus significados alterados, mas eu sigo mesmo o significado original, digas assim. Por esse motivo eu nã me considero Otaku e sim apenas uma pessoa que gosta muito de animes, mangás, jogos, cosplay e cultura oriental ^^
    Adorei o post! Não conhecia os tipos de Otaku e adorei conhecer ^^
    Bjs ♥ Marshmallow Kawaii Desu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu falei sobre isso também quando expliquei o que era Otaku uns dos primeiras postagens do blog, sobre o motivo de os otakus não ser bem visto e tls. Obrigada <33

      Excluir