Tokyo Ghoul

 


Sabe aquele sentimento doloroso, como se você estivesse se quebrando por dentro? Então, foi assim que me senti quando assisti pela primeira vez. Quando esse anime foi lançado, muitas pessoas indicaram, mas demorei para conhecer, devido aos meus compromissos. Somente em 2015, quando o mangá foi lançado aqui no Brasil, eu li o primeiro volume. Lembro-me, como se fosse hoje, como essa história me agitou por dentro. Após 6 anos, revi o anime e li o mangá do começo ao fim. Era algo que queria há muito tempo, mas Tokyo Ghoul mexe muito comigo, por isso eu precisava estar preparada para lidar com as emoções que viriam. Então, demorou muito... Agora, por que essa história mexe tanto comigo? Eu estive analisando outras pessoas que gostam de Tokyo Ghoul, e percebi que cada um recebeu essa história de forma diferente de mim. Acredito que é porque cada um carrega um tipo de cicatriz e dor diferente. No meu caso, a dor de um humano estar se tornando um ghoul e ter que controlar isso me pareceu muito com um outro eu que tenho dentro de mim.



O mangá foi lançado em 2011 e finalizado em 2014, com 14 volumes. A Editora Panini o trouxe para o Brasil em meados de 2015. Acredito que muitas pessoas gostam dele porque, quase nos últimos volumes, teve um problema com as editoras mandando os mangás para as bancas (quando eu ainda comprava em bancas), e perdi o último volume. Custou-me anos para achar esse volume, mas finalmente encontrei. Existe uma light novel que foi lançada em 2013, com quatro volumes. Nunca li e não sei do que se trata. Há também uma outra, com 1 volume, lançada no mesmo ano. A primeira temporada da adaptação em anime foi lançada em 2014, com 12 episódios, e a segunda em 2015, com 12 episódios também.

 Quando vi pela primeira vez, fiquei frustrada, porque o mangá parecia melhor, por ser mais detalhado, não ter censuras e ir muito mais além no desenvolvimento. Contudo, a produção do anime é fantástica, foi muito bem desenvolvido e a qualidade é maravilhosa. Achei o final da animação mais impactante. Além disso, eu gosto mais da personalidade mudada do protagonista. Existem alguns OVAS que foram lançados em 2015. Não tem essa história no mangá, então, pode ser filler ou fazer parte da nova saga. Após o término dessa história, não é o fim, pois existe uma continuação que se chama Tokyo Ghoul: Re. Porém, esse é assunto para uma outra postagem. Em 2017, foi lançado o primeiro live-action. Achei que muitos atores se encaixaram bem, e a qualidade não estava ruim. Até mesmo os efeitos estavam bons. Contudo, deu-me vergonha alheia. Quem assistiu ao anime e leu o mangá não curtiu muito. Eu não sei dizer se gostei ou não, mas que me deu vergonha alheia, deu.  Em 2019, lançaram um segundo live-action. Esse, infelizmente, eu teria que pagar para ter acesso, e, por ora, não rolou. Então, não sei dizer como foi.

O enredo envolve um jovem universitário tímido e solitário que, um dia, finalmente consegue o encontro dos sonhos com a sua crush. Em meio a muitas notícias terríveis de ataques de ghoul na área, ele resolve acompanhá-la até a casa dela, para a segurança da moça. Mal sabia ele que isso tudo mudaria a sua vida dele. Após um infeliz incidente, ele acorda em uma cama de hospital. Fora o fato de a comida parecer estranha, ele se sentia bem, nem parecia que tinha quase morrido. Porém, essa estranheza em relação aos alimentos só aumentava, e sua fome também. Então, uma estranha vontade encheu seu ser: a vontade de saborear uma carne humana. Além disso, um dos seus olhos parecia com o de um ghoul. O que poderia ser? O que estava acontecendo? Aterrorizado com a sua vontade incontrolável e essa sua nova aparência, ele não sabia o que fazer.



(Atenção: contém spoiler!!!)

Ken Kaneki é um rapaz tímido, estudioso, atencioso e tem um coração enorme. A sua infância não foi fácil: perdeu seu pai muito cedo, e sua mãe, apesar de amorosa, trabalhou tanto pelo bem dos outros que acabou morrendo também, deixando-o sozinho, sofrendo nas mãos de parentes. Sozinho e sem ninguém para contar, alguém estendeu a mão e tornou seus dias solitários mais agitados: Hide, o seu melhor amigo. Apesar de muitas dificuldades, ele conseguiu chegar até a universidade com louvor, pois é um rapaz muito inteligente. Seu hobby favorito é ler livros. Você sempre o encontra com um livro por aí. Um dia, pela primeira vez, ele se encantou por uma mulher. Será por causa da coincidência de estar lendo o mesmo livro ou apenas a sua beleza encantadora? Quem sabe? A verdade é que ele se encantou, mas não tinha coragem para se aproximar. No entanto, um dia, as coisas se tornaram possíveis. Todavia, quem diria que, atrás daquele jeito lindo e delicado, tinha um ghoul, não é mesmo? Ele quase foi devorado, mas, após um incidente, ele foi salvo por um transplante de órgãos da moça, que havia sido esmagada por uma barra de ferro. 



É aí que pesadelo do nosso querido protagonista realmente começa. Ao descobrir que, agora, ele era parte ghoul, ficou aterrorizado com as mudanças e ainda mais com o fato de que ele tinha desejo por carne humana. Então, ele passou a ter uma guerra interior entre seu lado humano e seu lado ghoul. Como ele poderia equilibrar as duas coisas? Como ele poderia devorar a carne humana? Isso era puro terror! Por um longo tempo, Ken não aceitou comer carne humana. Ao conhecer bons ghouls, que o ensinaram muitas coisas desse lado da vida, foi acolhido e aprendeu muitas coisas. Entre ghouls e humanos, conheceu a realidade de ambos. O que poderia ser feito para que eles vivessem em harmonia? No final, existiam realmente ghouls maus, mas existiam aqueles que apenas queriam sobreviver. Porém, se eles precisam de carne humana para viver, o que se pode ser feito sobre isso? Qual o seu dever perante a situação?  Como é ser metade humano e metade ghoul? Ele tem visto humanos sendo mortos e tem visto ghouls bons sendo mortos por nada. Qual é o lado que ele deveria defender? Qual lado ele deveria fazer parte? Quem é o Ken Kaneki, agora?



Após passar por experiências terríveis, esse jovem acaba sofrendo uma mudança radical, para que pudesse se proteger. Era devorar ou ser devorado. Era ser forte ou morrer. Era proteger ou perder. Ken se deu conta de que, se quisesse se proteger ou proteger as pessoas que lhe eram preciosas, ele teria que mudar. Tanto a sua aparência quanto a sua personalidade mudaram, e a luta interna para continuar são e não se entregar à insanidade era constante. Era difícil. Era doloroso, mas tudo o que ele podia fazer, pela sua nova família e seu amigo humano, era manter distância e lutar ao lado dos desconhecidos, porque assim, talvez, ele consiga achar um caminho, se é que isso é realmente possível.



Touka Kirishima é uma ghoul adolescente. Atrás de uma atitude fria e durona, existe uma garota gentil e bondosa. A verdade é que Touka tem uma personalidade bondosa, no entanto, após a perda de seu pai, ela não teve escolha a não ser se tornar implacável, tornando-se perigosa e sangue frio. No entanto, após conhecer o gerente da cafeteria que a incentivou a estudar e a fazer parte da vida humana, ela ficou mais calma. Isso tem se desenvolvido a cada dia mais, após conhecer Kaneki. Touka está cursado o ensino médio e tem uma melhor amiga humana, por quem tem muita estima. Mesmo não podendo comer comida humana, pois lhe faz mal, ela sempre faz de tudo para sua amiga ficar feliz.  Touka está sempre pronta para eliminar qualquer um que ponha em risco a sua vida pacífica com os humanos. Apesar de ser adolescente e mulher, ela é muito forte. No começo, ela tinha total aversão ao Ken, mas, aos poucos, começou a se abrir com ele, até mesmo o ensinou a lutar, no começo. Aí, aos poucos, criaram afeto um pelo outro. Claramente, eu shippo os dois. Tenho certeza de que existem sentimentos entre eles, apesar de eles não os colocarem em palavras. Touka tem um irmão mais novo que a deixou, pois não concorda em se relacionar com humanos. Sabemos que não é só por isso que ele resolveu seguir outro caminho.



Yoshimura é um ghoul, gerente da cafeteria. É um senhor muito atencioso, sábio e cheio de segredos. Apesar de nem sempre ter sido assim, o seu novo lema de vida é respeitar a vida humana e viver discretamente entre eles. Parece hipocrisia, né? Como assim respeitar a vida humana quando você come humanos? Eles precisam lutar por suas vidas, não existe outro tipo de alimento que supra a fome deles, então, a ideia é matar apenas se for para comer. Além disso, um ghoul não tem realmente a necessidade de comer todos os dias, quem come demais são os glutões. O gerente tem uma geladeira secreta, cheia de carne, que libera para os ghouls que não consegue caçar. Nossa, ele diz para respeitar os humanos e faz um frigorífico na geladeira dele?! Bem, temos que respeitar o que comemos, né? (Risos) Brincadeira à parte, toda carne armazenada ali é de humanos que se suicidaram. Então, eles mesmos não mataram. Claro que há outros que caçam, mas esses que desejam viver entre humanos em paz, quando sentem necessidade de comer, matam pessoas que não vão fazer falta para a sociedade. Fora isso, a única coisa que eles conseguem tomar, que humanos também tomam, é o café. Para isso existe essa cafeteria, apesar de termos pessoas humanas frequentando-a também. Yoshimura é um ghoul poderoso, e vamos descobrir detalhes, mais tarde, sobre o motivo de ele preferir viver em paz com os humanos.



Rize Kamishiro é uma ghoul bonita e meiga por fora, mas insaciável por dentro. Existem muitos segredos sobre ela que foram citados no mangá, mas nada foi realmente esclarecido. Pergunto-me se será na nova saga. Ela é muito forte, não cria laços e não respeita ninguém. É uma glutona e mata por prazer, não somente para acabar com a fome. Assim, ela mata vários homens que caem na sua rede todos os dias. O nosso Ken Kaneki era um deles, no entanto, naquele dia, alguém havia planejado tirar a sua vida, e foi o que salvou o rapaz. Um dos órgãos de Rize foi para ele, tornando-a parte dele.



Hideyoshi Nagachika é humano, universitário, extrovertido, comunicativo e inteligente. Ele é o melhor amigo de Kaneki Ken. Quando o amigo mudou, ele ficou muito preocupado. A cada dia mais Ken se afastava, e ele só pensava no que poderia fazer para manter o seu amigo seguro e a salvo. Apesar de não ficar claro, no começo, Hide é muito esperto. Descobriu logo sobre o que havia acontecido com o seu amigo. No entanto, permaneceu calado, pois sabia que ele queria guardar isso e que, se soubesse sobre a verdade, isso mudaria para sempre as coisas entre eles. Então, nos bastidores, ele fez tudo o que podia. No mangá, é mais detalhado, mas não mostrou o que aconteceu, no final, com ele.



Koutarou Amon é conhecido como pombo. O que são pombos? São uma organização especial que caça ghouls. Provavelmente terá uma postagem com mais detalhes sobre eles, na outra saga. Fiquem de olho. Amon é um homem dedicado ao que faz, e acho que ele tem algumas dúvidas sobre ghouls, apesar da sua raiva sobre eles. Essa dúvida se tornou maior após conhecer Kaneki, que, em uma luta, o implorou para fugir, pois não queria se tornar um assassino. Koutarou é órfão e passou por situações realmente caóticas, quando a pessoa em quem ele confiava, um padre, era um ghoul. Porém, apesar de o padre comer as crianças órfãs dali, ele foi o único que não foi devorado.

Então, por hoje, é isso. Tem muitos personagens legais sobre os quais eu gostaria de falar, mas é meio difícil, sabe?  São muitos, o meu tempo é curto e o texto ficaria grande demais. Para mim, basta esses aqui. Eu gosto muito desse anime, não é à toa que farei cosplay, apesar de que vai ser versão uma feminina do Kaneki. Então, é isso. Espero que gostem. INDICADÍSSIMO!!

0 comentário

Postar um comentário