Visual Kei

Banda Arlequin
Visual Kei (ou visual Rock) é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 80, contudo, ganhou popularidade só nos anos 90. Este gênero consiste em misturas de diversas influências musicais do Rock (como metal e punk) e, às vezes, eles usam instrumentos usados em músicas clássicas como violino, violoncelo, órgão, cravo e piano (como a banda Malice Mizer).

as 2 primeiras fotos são da Banda X Japan a primeira dos anos 80 ou 90 a segunda a mais atual possível.
As 2 de baixo e da banda Buck - Tick a primeira e dos anos 80 a 90 a segunda e a mais atual. 

Em alguns lugares, dizem que quem foi o fundador desta onda nos anos 90 foi à banda X Japan (mas talvez eles tenham marcado mais por terem sido os catalizadores da moda). Outras bandas que tiveram seu sucesso nesta época foram os Buck-Tick, Luna Sea, Kuroyume, Malice Mizer, Shazna e alguns outros que marcaram o mercado nipônico. As bandas mais conhecidas no século 20 são The Gazette, Nightmare, Moi Dix Mois, D’espairsRay, Blood, Art Cube, Kagerou, Kagrra, Onmyo-Za e Alice Nine, algumas dessas bandas conquistaram seu lugar na Europa e em alguns países da América.


O Visual Kei é um movimento dinâmico, então com o tempo foi ganhando várias influências, como a do “Angura”, uma palavra japonesa equivalente á inglesa “Underground”, um termo usado para identificar manifestações alternativas. Então com esta influência se formou Angura Kei, que nasceu com a única intenção de criar algo unicamente japonês, uma contracultura que se opôs á invasão cultural estadunidense (que começou após a segunda guerra mundial). Foi no início dos anos 90 que a música Angura Kei conquistou uma restrita popularidade no Japão sem perder o seu conceito de contracultura, um rock despretensioso, misturado com a cultura nipônica.


Juntamente desta influência também surgiu o Eroguro Kei que são representações decadentes de sexualidade, horror chocante e humor sádico. Terão uma noção ao ver a banda Cali≠gari.


Oshare kei são bandas que se vestem com roupas mais “fashion”, é bem comum que suas composições sejam mais pops e “coloridas” comparadas as demais bandas, incorporam uma tendência de um ritmo mais animado. As bandas que têm este estilo são Na Café, Ayabie, Charlotte, Aicle, sug e muitos outros.
No Visual Kei, a música e a imagem sempre andam juntas, além das suas músicas, o que marca mesmo estes grupos são as roupas extravagantes e muitas vezes a decoração exagerada nos palcos. É claro que os fãs aderiram para si o estilo de vestir, um estilo que dominou muitos japoneses e acabou se espalhando por alguns lugares pelo mundo. No Japão, pode-se ter um desfile ao ar livre aonde as pessoas que aderiram a este estilo se encontram, segundo o autor do livro “Um Nerd no Japão”, eles se encontram e interagem em um lugar perto da estação Harajuku, em Tokyo.



A estética do visual kei é bastante usada em personagens de games, RPGs e mangás, o que acaba por ser muito usado no universo do cosplay.  Eu sou totalmente atraída por estilos alternativos e, claro, que, com isso, eu sou encantada também pelo estilo kei, amo o vestuário dinâmico que eles têm. Estou simplesmente cativada por escrever esta postagem, porque acabei conhecendo muitas bandas fantásticas, inclusive, dos anos 90, espero que tenham gostado da postagem de hoje. Amanhã temos mais um pouco do Visual Kei, aguardem...

2 comentários:

  1. Meeeeu que saudade da época que VK era popular... xD Nessa epoca mal se falava de kpop tb kkk Deu vontadezinha de ouvir Malice Mizer de novo <3

    ResponderExcluir