Jigoku Shoujo

            

         Esse é um daqueles animes que assisti há muito tempo e como bateu saudade, eu quis rever, o que foi bom, já que eu pretendia escrever sobre ele.  Algumas pessoas implicam com o fato de eu ficar revendo. Não sei como funciona para outras pessoas, mas para mim, cada vez que assisto algo novamente, vejo algo diferente da última vez. Colocando em questão  que meu estado de espírito atual pode estar diferente em comparação com a outra vez, me fazendo sentir a história de forma diferente. O enredo desse anime é bem pesado, afinal, envolve inferno, ódio e vingança. A produção vai melhorando conforme as temporadas vão saindo.
            São três temporadas e embora haja uma melhoraria na qualidade de produção a cada temporada, eu ainda prefiro a primeira. Provavelmente porque os motivos das vinganças da primeira muitas vezes davam para aceitar. Entretanto, no segundo e terceiro teve muitas vinganças do mal lavado se vingando do sujo e também algumas pessoas se vingando por motivos banais. Parece que quiseram por uma pitada de comédia, o que não gostei muito, entretanto, mesmo assim é muito bom e nos faz questionar muitas coisas na vida.
“Dizem que o mundo humano é controlado pelo karma. Os fios do karma que conectam as pessoas se interligam como uma frágil e pesarosa flor de Lycoris. Quando o homem se perde entre raiva, dor e lágrimas, além da cortina da meia-noite, uma vingança impensável é realizada.”

            A história gira em torno da donzela do inferno, um menina que concretiza pedidos de vingança  através de um site chamado Jikoku Tsuushin (Correspondência do inferno). As pessoas só conseguiam acessar à meia noite e se tivessem realmente muito ódio em seu coração por alguém. Quando sua causa era aceita, a Donzela aparece e entrega um boneco de palha com uma fita vermelha e diz: “se realmente deseja se vigar de seu inimigo, deve desfazer esse laço vermelho. Se o fizer, será um contrato oficial comigo. Aquele de quem deseja se vingar será imediatamente mandado ao inferno.”.


            Claro que concretizar essa vingança tem um preço, então ela avisa: “quando uma pessoa é amaldiçoada, dois túmulos são cavados. Quando morrer, sua alma cairá no abismo do inferno.”. A escolha era dada totalmente à pessoa que fazia o pedido. Uma vez puxado o fio, o destinado era mandado ao inferno e o remetente carregava em si a promessa de um dia seguir o mesmo caminho. E assim se passam séculos que a Donzela e sua equipe vivem a presenciar centenas de situações e levando essa dor para o inferno. Só que, por que essa moça faz essas coisas?? Quando tudo começou???
(Atenção!!! Daqui para baixo certeza de ter spoiler.)


            Enma Ai é a Donzela do inferno, só que nem sempre foi assim. Alguns séculos atrás ela teve uma história, uma vida, embora não estivesse tão longe de ser um verdadeiro inferno. Ela carrega muito rancor e ódio dentro de si, embora não se lembre. Ela passou por uma injustiça em que ela foi enterrada viva em sacrifício aos deuses pela sua aldeia, a qual, por algum motivo, ela voltou e se vingou, botando fogo em toda a aldeia. Em consequência de seu pecado, ela não tem permissão de ir ao inferno e tem que permanecer no mundo atual para compensar o seu pecado. Assim como uma punição, ela é obrigada a cumprir essas vinganças, levando todo tipo de pessoas ao inferno, ou seja, culpado ou inocente.

“Odeie, seja odiado e mais alguém odiará. Leve, seja levado... e mais alguém o levará. Já vi esse ciclo infinitas vezes.”
            Toda vez que ela está perante a pessoa que será levada para o inferno, ela diz: “de que forma deseja ver a morte?” e quando está a caminho do inferno diz: “eu levarei essa dor para o inferno.”. Ela parece não sentir nada a respeito disso, entretanto, eu acho que isso a tortura, afinal, seja bom ou ruim, ela tem que cumprir e aceitar que esse ciclo do ódio não tem fim. Não é que ela aceite, e se sinta bem fazendo o que faz, mas aos poucos, observando por tanto tempo as pessoas, ela passou a tentar não se importar, afinal, a escolha era das pessoas, não dela. Na terceira temporada ela diz: “esse mundo poluído nunca vai mudar. E as pessoas, inconscientemente,querem que o mundo seja assim. A entidade que me manda as visões deve querer preservar essa ordem. As pessoas são fracas. Protegem somente a si mesmas. Fingem que não estão vendo nada.”.


            Wanyuudo foi o primeiro ajudante que Ai recrutou. Sua aparência é de um velho homem que usa uma tradicional yukata. Ele é um Youkai em formato de roda de madeira que costumava assombrar uma estrada, só que nem sempre foi assim. Ele, quando era humano, era chofer de um princesa, entretanto, em um acidente, eles caíram no precipício onde a carruagem pegou fogo e eles morreram queimados. Agora ,ele segue fielmente a Donzela Ai. Ele tem algumas boas habilidades de artes marciais. Às vezes vira o boneco de palha das vinganças e outras é uma carruagem para transportar a Donzela do inferno.

            Ichimoku Ren é o segundo ajudante recrutado pela Donzela. Sua aparência é de um lindo jovem rapaz. Ele costumava ser uma espada que foi usada por muitos e matou muitas pessoas, sendo assim, acabou por se tornar um tsukumogami (objeto abandonado que depois de 100 anos se torna um Youkai). Ele foi encontrado fincado em uma pedra, Ai o tirou e ele se transformou em humano. Ele tem uma habilidade de projetar um olho em qualquer lugar, podendo observar qualquer lugar. Ele também pode se transformar em boneco de palha, está sempre investigando os  clientes de sua mestre. Por causa de sua beleza e jeito, acabou por virar meu crush. Para mim, ele é o mais sentimental de todos eles, tem buscado algo por anos.


            Hone-onna é a terceira ajudante recrutada pela donzela. Ela é uma Youkai e sua aparência é de uma mulher humana normal, entretanto, ela se transforma em esqueleto para assustar as pessoas. Quando humana, era uma prostituta que foi vendida pelo homem que amava e havia jurado se casar com ela. Virou Youkai depois de ser morta após ser traída por sua amiga, que a denunciou quando tentava fugir do bordel. As almas das mulheres abandonadas se juntaram ao corpo dela que boiava sobre a  margem de um rio e ela passou a assustar os homens que passavam por ali. Sua habilidade é sua própria beleza, vira um boneco de palha também e ajuda nas investigações.

            Yamawaro é o quarto ajudante recrutado pela Donzela. Ele aparece apenas na terceira temporada. Sua forma é de um menino normal. Ele também é um Youkai e sua forma original é de uma pilha de cogumelos andante. Ele vivia solitário na floresta, apenas assustando sem querer alguns visitantes que a exploravam. Um dia, observando uma família que perdeu o seu filho, acabou sendo acolhido pela mãe do garoto que morreu e pensava que ele era o filho perdido. E o seu esposo, que sustentou a mentira, sabia que ele não era um mero humano e o usou para várias experiências. Agora, ele se juntou à donzela e é tratado como servente da Kikuri. Ele tem algumas habilidades de mover objetos e pessoas contra algumas folhas e até mesmo causa uma explosão de energia. Também se transforma em boneco de palha.


            Kikuri é uma garotinha irritante e não se sabe muito a respeito dela. Tem alguns poderes também e é hospedeira de uma entidade do inferno que fica observando o que Ai e seus companheiros fazem. Ela só aprece, de fato, a partir da terceira temporada, fazendo a maior bagunça. É uma criança mimada, seu objetivo é um mistério. Não respeita ninguém a não ser a Donzela Ai.


            Hajime Shibata é um jornalista que acaba por descobrir que  Jikoku Tsuushin (Correspondência do inferno) não e só uma brincadeira atual dos jovens. Sua filha, Tsugumi Shibata, por alguma razão, tem uma espécie de ligação com a Donzela que passa a ver através dos olhos de Ai nos momentos em que a pessoa acessa a linha do inferno. Perturbado em ver essa situação, ele passa a tentar impedir todos que acessaram de desfazer o laço vermelho. No final, descobrimos que existe uma ligação dele e sua filha com a Donzela Ai. Com o tempo, por não ter êxito em impedir, acabaram desistindo.

            Yuzuki Mikage é uma estudante supostamente normal que aparece na terceira temporada. No primeiro episódio, por alguma razão, ela é possuída pela Emma Ai. Ela começa a ouvir o sino das pessoas que haviam acessado a linha direta, ver hora que acessam e fazem o contrato. Ela ficou muito perturbada com tudo que via. Com o tempo, ela entendeu o que realmente estava acontecendo e  começou a tentar a ajudar, pensando que conseguiria impedir as pessoas, mas não teve muito sucesso. É uma garota boa que quer acreditar na bondade das pessoas, na forma de vida melhor, só que ela não fazia ideia do destino que ela teria que tomar.

            Essa é uma das personagens mais lamentáveis desse anime. Sinceramente, toda vez que lembro da situação dela, me dói o coração. Ela encarou diversas vezes a Ai, dizendo que não queria estar envolvida nisso e que isso devia ser impedido, pois o ódio e a vingança não levam a nada. Então, a Donzela disse a ela sobre o ciclo do ódio, impossível de ser evitado, e também disse: “o verdadeiro inferno jaz dentro de cada um. De você também.”. Vendo que não podia evitar que as pessoas o fizessem, ela apenas ignorou tudo, fazendo de tudo que o seu destino fosse evitado.


            Vamos ver muitas situações complicadas envolvendo bullying, inveja, ciúmes, violência doméstica, solidão, traição e todos os tipos de situações ruins possíveis. Teve algumas situações que, mesmo que não seja aceitável as decisões, da para entender o motivo dela ter recorrido a isso. Entretanto, teve algumas realmente desnecessárias que poderiam ter sido fáceis de resolver se a pessoa tivesse atitude de mudar, só que é mais fácil falar do que fazer, né?  Eu sou alguém que entra muito na história. Consigo sentir a dor dos personagens perfeitamente e teve uns casos que realmente me abalaram, até mesmo pelo fato de ver que aquele tipo de situação realmente acontece no mundo em que vivemos.

            Eu confesso que terminei esse anime me sentindo totalmente sem esperança, mas aprendi muitas coisas importantes. Então, eu convido você a preparar o coração e psicológico e assistir a esse anime muito bom. Odiar pode ser um sentimento inevitável, porém é como você lida com esse sentimento que vai definir a sua vida. Ouvi um rumor que vai haver um remake desse anime e outro diz que vai ser outra temporada. Não sei qual do dois está correto, mas qualquer um é bem vindo. Também existe o dorama, quando surgir a oportunidade de assistir, venho falar novamente sobre esse fantástico enredo de terror. E aí? Já assistiram? O que acharam?

Gênero:   Drama, Terror, mistério, fantasia
Autor: Miyuki etoo
Dorama:  16  episódios

Anime:   3 Temporadas , 78 episódios


Mangá:   9 Volumes 

4 comentários:

  1. Jigoku shoujo é um dos meus animes favoritos até hoje, comecei a assistir no falido canal Animex, de fato a primeira temporada foi a melhor, fico bem feliz que esse ano vai sair uma nova temporada, realmente não faço ideia de como eles vão voltar com a história já que o final foi tão bem fechado.
    Seria legal se você fizer um update falando sobre a nova animação, depois que for lançado. ^^
    (๑◕ ₃ ◕๑) Crazy and Kawaii Desu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii linda que saudade de você!!! esse anime e maravilhoso né??? Sim, pode deixar falarei sim <3

      Excluir
  2. Um anime que quero ver, talvez começe hoje ta vendo nada além de Boruto os outros que vejo é um episodio por semana bjs

    ResponderExcluir