Juuni kokuki ( The twelve kingdoms)


             Eu havia assistido a esse anime há muito tempo. E embora eu não lembrasse de muitas coisas sobre ele, eu sabia que era um anime fantástico, por isso eu resolvi rever mais um vez para poder  escrever melhor sobre ele. Imagina: são 45 episódios e eu o devorei em dois dias e meio. Não por estar com presa de terminá-lo, mas sim porque eu não conseguia parar de assistir. Sim, fui sugada completamente por essa história tão intrigante e interessante. 
            “Juuni Kokuki” significa “Os doze reinos”.  É um anime baseado em uma Light novel. A produção  do anime é muito bem feita, apesar de já ter 16 anos que foi lançando na tv japonesa.  A Light novel, infelizmente, não pude ler, mas gostaria. Quem sabe algumas das pontas soltas do anime podem ter sido contadas nele? Eu fiquei impressionada quando vi que essa novel foi lançada em 1991, no Japão. Eu tinha um ano de idade quando essa história foi escrita. Mesmo sendo tanto tempo, é de fato uma história incrível.

            A história envolve uma colegial exemplar que faz tudo para agradar as pessoas. Ela estava tendo pesadelos com monstros e nem imaginava que isso viraria realidade. Um dia, na escola, um homem estranho aparece em sua sala e se ajoelha diante dela, jura sua lealdade e diz que precisa levá-la para seu mundo de origem para protegê-la. Diante dessa loucura, sem conseguir entender o que estava acontecendo, um pássaro gigante os atacam. Então, para não envolver outras pessoas nisso, eles correm para o terraço da escola. Entretanto, havia dois colegas dela lá que acabaram envolvidos na situação. O homem dá uma espada para ela e diz para ela matar o pássaro, mas, assustada, diz não conseguir. Então, ele chama uns monstros para liderem com o pássaro. No meio de todo esse caos, ele acaba levando ela e seus colegas para o mundo dos doze reinos. Ao chegar lá, acabam por ficarem separados, perdidos, sem entender o motivo de serem levados para aquele lugar estranho.

            Youko Nakajima é uma garota de família rígida. Ela nasceu com o cabelo vermelho, o que causou muito descontentamento em sua casa. Desde pequena, tinha que pintar o cabelo para não envergonhar sua família. Vivendo assim, ela tentou o máximo possível ser uma garota exemplar se passando por boazinha para agradar todas as pessoas a sua volta.  Ela sempre se sentiu deslocada, não tinha amigos de verdade. Por estar sempre preocupada em agradar os outros, acaba não sendo ela mesma e nem sequer fazendo algo por si. Mesmo não dizendo isso em voz alta, ela sentia que sua vida estava vazia.

            Quando ela foi levada para aquele mundo estranho, ela sofreu uma mudança, primeiro fisicamente: seu rosto mudou ao ponto de seus colegas não a reconhecerem e, diferentemente de seus amigos que não conseguiam se comunicar com as pessoas locais, ela os entendia perfeitamente e falava a língua deles sem se dar conta. Durante a viagem, ela sofreu muito por ser de Hourai, que era assim que eles chamavam o Japão, pois caíram em um pais onde eles eram vistos como pragas. No começo, ela era ingênua e foi enganada por muitas pessoas, mas aos poucos ela começou a surtar, por causa do seu medo e a pressão de seus companheiros que ela acabou reencontrando.

            Conforme ela ia viajando, começou a prender muitas coisas sobre o reinos. Conheceu um Rakushun, que é hanjyuu, uma espécie de humano metade animal, em um momento realmente perturbador. Se não fosse ele, talvez ela teria perdido a sanidade ou até mesmo morrido no relento.  Ela descobriu a verdade sobre si, que ela era na verdade a governante escolhida para o país de Kei e que por isso aquele homem que é chamado de kirin ajoelhou diante dela e jurou fidelidade.  Demorou para ela aceitar isso, mas aos poucos ela viu o quanto aquelas pessoas precisavam dela. Então, ela se transformou em uma brava guerreira, recuperou seu trono e seu kirin e decidiu reinar. Entretanto, uma garota de 18 anos será mesmo capaz de proteger um reino? Ela começou a se estressar e foi quando eu comecei a me irritar com ela, pois ficava hesitando, com medo de encarar. Só que ela tomou a decisão certa e virou uma rainha que eu posso me orgulhar. Sim, gosto muito dela. 

            Keiki é um kirin, no Japão essa palavra significa girafa, entretanto, nesse mundo, essa palavra se refere à uma criatura nobre que foi escolhida pelos céus para escolher o governante do reino de acordo com a vontade de Tentei (imperador do céus). Keiki, assim como todos os kirin, abomina a violência e sempre opta por uma solução mais pacífica. Ele não se expressa muito bem, parece carecer de emoções, é um pouco grosseiro e inacessível, só que é muito sincero e leal à Youko. Ele não teve uma boa experiência com sua primeira governante, pois sabia que ela não seria apta para lidar com os problemas do reino, mas não tinha como ir contra a vontade dos céus e sua ligação com ela tornava impossível resistir.

            Ela acabou por se apaixonar por ele e surtar com todas as mulheres que se aproximava do reino. Sendo assim, mandou matar todas as mulheres do reino. No final, ele ficou doente por causa das escolhas erradas de sua mestre e para salvar a vida dele, ela se matou.  Deve ter sido um verdadeiro choque para ele passar por tudo isso. Ele ficou preocupado com Youko, mas ela parecia muito mais capaz do que ele mesmo imaginara. Keiki até mesmo começou a mudar um pouco, conforme ia, de certa forma, aprendendo com ela. Sendo de melhor ajuda para ela, ambos passaram a confiar muito um no outro.

            Sugimoto, ela é uma das colegas que veio do Japão para esse mundo. Ela era uma garota reservada que vivia em seu próprio mundo, lendo seus livros de histórias mitológicas que ela era fascinada e dizia que ela não pertencia ao seu mundo de origem. Então, quando ela acabou se envolvendo na situação de Youko, ela não teve medo, ficou empolga com tudo. Entretanto, ela começou a surtar por causa de sua inveja, pois não queria aceitar o fato de que a Youko era a escolhida, dizia que só poderia ter errado. Ela estava de namorico com Asano, que foi o outro que acabou envolvido nisso também.  Ela acabou se envolvendo com o Rei de Kou, que queria usá-la para matar Youko em troca de uma vida naquele mundo. Passou muitas coisas até cair na real que não importava o quanto ela quisesse, ela nunca pertenceria àquele lugar.

            Asano é amigo de Youko, por quem ela tinha uma queda, mas estava namorando a Sugimoto. Ele acabou se envolvendo nessa situação, que foi um verdadeiro pesadelo para ele. Um verdadeiro covarde, ele estava com mais medo do que as meninas. Acabou sendo deixado por sua namorada, o que o deixou realmente irritado. Permaneceu ao lado de Youko, afinal, era tudo que ele tinha naquele mundo assustador. Entretanto, em um momento de combate, ele acabou caindo de uma montanha. Youko o procurou, mas  não encontrou.

            Rakushun, ele é o salvador da Youko.  Sua forma é de rato, mas mesmo sofrendo discriminação por ser quem é, ele se orgulha de ser um hanjyuu, que já falei mais cedo o que é. É muito inteligente, experiente e ensina a Youko tudo sobre esse mundo e como viver nele. Tornou-se o primeiro amigo de verdade dela, mesmo que no começo ela tenha desconfiado dele ao ponto de pensar em matá-lo. Ele viajou com ela para o reino de En, tanto para guiá-la quanto tentar estudar em uma escola superior por lá, já que em seu atual país ele não podia por causa de sua espécie.

           Rakushun acabou por deduzir  que ela era uma governante após observar todos os acontecimentos que estavam o rodeando desde que chegou naquele mundo. Youko só foi descobrir que ele era capaz de se transformar em humano um pouco depois, o que a deixou bem envergonhada,  pois ela havia o convidado várias vezes para tomar banho com ela, ou até mesmo trocar de roupa na sua frente, óbvio que ele não aceitava e se virava toda vez.  O que virou, com certeza, motivo de eu shippar os dois, pois ele era muito bonito em sua forma humana. Eu gostava da ligação dos dois, só que acho que vão ser só amigos no fim de tudo, para minha tristeza.

            Tudo começa em torno de Youko, entretanto, esse anime não conta só a história dela. Também conta a história de alguns outros reinos, como o de En, o qual o seu governante ajudou Youko a recuperar seu trono.  Shoryu é o rei de En, ele governa já por 500 anos. No começo, ele não inspirava confiança, nem mesmo do seu próprio kirin, entretanto, se transformou em um dos mais admiráveis governantes, um gênio da administração. Seu país é próspero e aceita sem preconceito todas as espécies. Enki é o kirin do reino de En. Como nem sempre ele viveu  em um berço de ouro, ele conhece bem a dor de um país em guerra, da fome e o frio. Por isso, ele não gosta de governantes nem de nada relacionado a isso. Quando ainda era novinho, não queria aceitar o fato de ter que escolher um governante, então fugiu. Entretanto, nessa fuga, acabou por encontrar seu governante, o qual ele não resistiu, mesmo não querendo. Agora ele já respeita muito seu mestre.


            Uma das histórias interessantes que eu queria que tivesse sido aprofundada é sobre o kirin negro Taiki. Nesse mundo, as crianças não nascem da barriga de uma mulher, eles nascem de uma árvore (bizarro isso). Assim como aconteceu com muitas crianças,  inclusive com Youko, quando ainda estava se desenvolvendo dentro de um fruto, ele foi levado por um grande shoku para o outro mundo, caindo no Japão. Um dia, eles o encontram quando tinhas uns 7 anos e o levaram de volta. Embora estivesse confuso, ele aceitou facilmente sua vida naquele lugar, pois onde morava ele não era bem tratado.  Era um kirin imaturo e raro por ser negro, demorou muito para ele conseguir se desenvolver, mas com ajuda de Keiki, ele começou a entender mais sobre si mesmo.

            Quando chegou o momento dele escolher um governante, ele não estava confiante e também não queria se separar das pessoas que cuidavam dele. Na hora que encontrou Taiki, não entendeu que o mal estar dele era o sinal de que ele estava diante do seu mestre, então deixou passar. Contudo, ele acabou se envolvendo  mais uma vez com aquele homem que era um general chamado Gyuosou. Ele tinha uma espécie de medo e felicidade quando estava com ele. No fim das contas, ele acabou jurando lealdade para ele, mesmo achando que não era ele só por causa do seu impulso de achar que ele era talvez o homem certo. Ele ficou com medo, arrependido e não estava conseguindo conviver com isso, mas quando contou para Keiki, ele revelou a ele que não tem como um kirin se prostrar por outra pessoa que não seja seu mestre, mesmo se ele quisesse.  Depois de um tempo, algo grande aconteceu e ele, de alguma forma, voltou para o Japão sem lembrar muito sobre o que aconteceu com ele. Eu queria saber mais sobre a história dele, sobre o que aconteceu para ele voltar e o que aconteceu com o rei.

            Suzu é mais uma das pessoas que, por causa de Shoku, foi trazida do Japão para esse mundo estranho. Sem poder se comunicar, ela era tratada mal por onde passava. Um dia, ela implora para uma Sennin  que era capaz de entender a língua dela para trabalhar com ela e acaba por se transformar em uma Sennin. Sendo assim, ela nunca envelheceria e seria capaz de entender a língua nativa daquele mundo. Achando que finalmente havia conseguido algo bom na vida, acabou que essa mulher a tratava como uma verdadeira escrava. Assim ela viveu por 100 anos. A primeira vez que ela descobre que tem alguém que veio do mesmo mundo que ela, foi um rumor sobre um Kirin Taiki, o qual ela tentou aproximação, mas não deu certo.

            Depois, ela foge quando descobre sobre a rainha de Kei, Youko, que veio do mesmo mundo que o dela, então fez de tudo para chegar até ela. Suzu achava que ninguém sofria mais do que ela, o que me irritava muito. Ela não aceitava nada do que as outras pessoas tentavam para abrir os olhos dela e caia num choro irritante. A rainha do reino de Sai, a quem ela pediu ajuda primeiro, era muito gentil e conseguiu a libertar de sua mestre malvada, entretanto disse que ela tinha que viver com as demais pessoas normais e aprender a viver. Ela levou aquilo para lado ruim, dizendo que ninguém a entende, mas que a rainha de Kei seria capaz de entende-la. Nessa viagem, ela aprende muitas coisas com uma criança e acaba amadurecendo bastante.


            Shoukei é a ex princesa do reino de Hou. O reino de seu pai caiu alguns ano atrás depois de uma rebelião. Ele foi decapitado e ela teve que ver sua mãe sendo decapitada na sua frente. A princesa, que era um verdadeira boneca, vivia uma vida de paz, não fazia ideia de como seu pai tratava o seu reino. Teve que viver como uma plebeia, sem direito a qualquer coisa. Quando descobriram quem ela era, quase a mataram por causa do seu odioso pai, que matou muitas pessoas por motivos banais. Por causa de sua inveja de não suportar ver que ela havia perdido tudo, quando a nova rainha de Kei estava ganhando tudo; ela fez um plano de tomar o trono dela. Porém, enquanto viajava, ela acabou conhecendo Rakushun, que ensinou muitas coisas importantes, tanto sobre o sofrimento do povo dela quanto a vida. Então, ela resolveu ir para o reino de Kei ver o que uma rainha da idade dela seria capaz de fazer.            

           Como podem ver, são várias histórias. Aposto que talvez o livro deva contar as histórias dos outros reinos. Eu queria muito saber. Não sei se vocês entenderam bem sobre os kirins, os governantes e tudo, então farei uma breve explicação: cada um dos doze reinos tem um monarca que é um kirin,  que, como já foi dito, é um animal mitológico. Se parece bastante com um unicórnio, mas ele pode assumir sua forma humana para servir como monarca. Eles nascem em uma árvore sagrada, que fica em um lugar sagrado onde eles crescem, aprendem sobre seus deveres e depois de encontrar seu governante, vão para o seu país destinado.  O kirin não pode matar, até porque o sangue é como um veneno para eles. Se o seu governante  fizer uma decisão errada, ele não pode ir contra isso, mas em consequência, ele acaba sendo punido, ficando doente e vai piorando cada vez que ele faz uma escolha ruim. Quando ele morre, não demora muito para que o governante também acabe morrendo. E aí, o reino cai em desastre e tem que esperar ate que um próximo kirin nasça e traga um novo governante. Alguns desses países estão sem, vivendo da sua maneira, na esperança que um bom governante  venha na próxima.                                                                                            Essa história é simplesmente incrível. Ficou enorme porque eu não podia  deixar de falar de alguns personagens.  Eu sei que são muitos episódios e há pessoas que têm preguiça de encarar, mas eu tenho certeza que se você gosta do gênero, não vai se arrepender de assisti-lo de forma alguma. E aí? Já assistiram? O que charam?

Gênero:   Drama, Romance, Fantasia
Autor: Fuyume Ono 
Ilustrador:  Akihiro Yamada

Anime:   45 episódio 


Light Novel:   8 Volumes 

1 comentários:

  1. Eu amo tanto os personagens desse anime, Rakushun é meu favorito, e claro a Youko, acho muito legal como ela fica forte, eu estou para ler a Novel dele mas ainda não achei nem em inglês os livros, mas quando achar leio. Amo muito esse anime, as músicas principalmente. Lembro que acabei parando nele por causa do Fushigui Yuugi estava procurando animes com viagens e parei nele sou muito grata por isso.

    Quero ver de novo.

    Bjs boa semana!

    ResponderExcluir