Algumas Arte tradicional do Japão


O período em que o Japão esteve isolado do resto do mundo, longe da cultura estrangera, eles desenvolveram as suas próprias artes e disciplinas. Então hoje iremos falar de algumas artes tradicionais do Japão que são Ukiyoe, Shodô e Kabukie, elas são de grande importância na cultura japonesa.

fonte 
Ukiyoe: tratasse de uma arte que se desenvolveu durante a era do Edo, este termo significa “pinturas do mundo flutuante”, vagamente conhecida como estampa japonesa. Ukiyoe são estampas que costumam representar cenas típicas da época, como lutas, apresentação de teatro kabuki, retratos de gueixas, samurais, lutadores de sumô, viajantes da rota tokaido que ligava kyoto e Edo/Tokyo, colheitas de arroz ou o Monte Fuji ao horizonte.  Uns dos autores mais famosos foram Hiroshige e Hokusai que criaram milhares de figuras de ukiyoe no século XIX. Hakusai ficou famoso por causa da sua série do Monte Fuji, onde retratava vidas cotidianas com a montanha ao fundo, contudo, ele ficou mais famoso por causa da obra “Hokusai mangá”, o que basicamente deu origem aos mangás (Quadrinhos japoneses). Também passaram a usar a técnica de Ukiyoe para ilustrar cenas de sexo explicito, estas estampas eróticas ficaram conhecidas como “Shungae”, onde se iniciou o primeiro mercado pornográfico da história.  Mas hoje em dia quase não existem mais estes quadros, mas os mangás eróticos e hentais carregam algumas características comuns ao shungae tradicional.
fonte
Shodô: Trata-se da arte de se escrever sobre o papel especial usando pincel e tinta chinesa. Este termo significa “o caminho da escrita”, Shodô é ensinado nas escolas desde o primeiro que faz parte da língua japonesa, contudo, no ensino médio é opcional nas aulas de artes. Não é uma técnica tão popular hoje em dia, mas ainda se usam em cartões de ano novo ou em ocasiões especiais. Muitos artistas fazem Shodô profissionalmente.

fonte

Kabuki: é um gênero de teatro tradicional Japonês nascido na era do Edo para entreter a sociedade quando o Japão estava isolado do mundo. Kabuki marca por suas características, onde todos os atores são homens que fazem até mesmo os papeis femininos, usam rostos pintados de branco, uma maquiagem especial, uma espécie de pó branco obtido do arroz, seus trajes especiais, músicas e danças.
Hoje em dia, pode se assistir a uma peça de Kabuki em dois teatros em Kyoto e, em Tokyo, pode se ver em um teatro em Ginza. Esta peça costuma ter temática tradicional, como disputas de famílias de samurais, amores não correspondidos e guerras, são usados linguagem antiga e vozes forçadas.  Além deste gênero, que é o mais conhecido, existem outros, como o Rakugo que é cómico, onde o comediante entra de joelhos no palco e recita monólogos. Noh é um pouco parecido com Kabuki, contudo, é uma peça mais dramática, musical e lenta.
Estas são algumas artes cênicas e plásticas, embora faltem algumas outras, resolvi citar apenas essas no momento para não ficar tão grande e cansativo. Eu estava pensando, quem diria que escrever em um papel é considerado arte, mas vejamos escrever em japonês é completa arte, vamos reconhecer isso e claro que reconheço que para escrever com tal papel, com tintas e perfeitamente exige muita habilidade, eu mesma queria um kanji para por na parede (uma ótima ideia), só que os materiais para Shodô são realmente caros. Gostaria muito de ter um lindo quadro com estampas Ukiyoe e assistir algumas peças seria tão interessante, não sei vocês, mas tenho sede de conhecer tudo isso apesar de ficar sabendo que mesmo que sejamos fluentes em japonês, é difícil entender, porque eles usam línguas antigas. Queria muito ter falado sobre ikebana, mas não encontrei nada que falasse de forma mais aberta sobre e eu sei que é algo bem especial na cultura do Japão, quem sabe no futuro. Então espero que esteja fácil de entender e não esteja tão ruim.

Obrigada a todos pela atenção.

Kissu:***

Fonte: Nerd no Japão

2 comentários:

  1. Ta de parabens pelo post, adorei! Acho super legal esses posts mais informativos e apesar de já conhecer vagamente essas artes curti bastante! O Shodô parece particularmente interessante :)

    kisses n.n

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece ser mais pratico... mas não e tão fácil :(

      obrigada linda ^^

      Excluir