Shingeki no Kyojin/ Attack on Titan / Ataque dos titãs

Esse é um anime que causou grande impacto e virou basicamente a sensação  dos últimos tempos no meio do povo otaku. Demorei bastante para ter interesse nele, porque  costumo deixar passar a modinha para não me deixar influenciar, além de que sou meio do contra. Só que, eu já vinha lendo o mangá desde que foi lançando aqui no Brasil. Agora, finalmente, chegou a vez de assistir a esse anime que tenho que dizer: o mangá era muito bom, mas ver toda aquela história com vida é magnífico e da uma sensação de adrenalina absurda. A qualidade do anime é maravilhosa,  mas às vezes fico confusa, pois eles têm muito dessa coisa de estar acontecendo um certo momento e, do nada, você fica : “uai, como chegou a acontecer isso?”. E então, de repente, volta para minutos antes, explicando o que está acontecendo. Não é algo do anime em si, mas sim da história mesmo, que corre desde o começo. O anime contém duas temporadas e alguns ovas. A terceira temporada está prevista para 2018.

O mangá está com 22 volumes e em andamento ainda. Aqui no Brasil, foi lançando somente até o 21, até agora. Eu gosto muito do mangá, até porque já passou  bastante da história do anime. Até onde vejo, eles seguem muito bem o mangá, até nos últimos detalhes, e só incrementam, às vezes, alguma coisa que ainda não vi no mangá.  Além do mangá principal, têm as histórias extras: uma série chamada “Sem arrependimento” e  “Antes da queda”,  que são à parte da história original, explicando assuntos de antes dessa geração. Também tem os live-actions, dois filmes, sendo um a continuação do outro. Entretanto, falarei dele à parte, por ser muito diferente da história original. Aqui em minha cidade, temos um grande grupo de cosplay de Shingeki, eu também participarei.


A história gira em torno de uma realidade em que, há algumas décadas, a humanidade tem sido devorada por humanoides, conhecidos como titãs. São criaturas gigantes - de vários tamanhos -, com nível baixo de inteligência e que devoram pessoas por bel-prazer. Um grupo com poucas pessoas que sobreviveram passou a viver em uma cidade envolvida por muralhas gigantes, onde acabou vivendo por 107 anos em paz.  Muitas gerações nunca se quer haviam visto um titã em sua vida. Um menino, que junto de sua irmã adotiva e seu amigo de infância, sonha em um dia poder conhecer a imensidão desse mundo e se incomoda pelo fato das pessoas terem passado tanto tempo em paz, que acabaram se acomodando e mantendo suas guardas baixas.


Foi em um belo dia que parecia somente um dia de paz, que essas três crianças presenciaram a cena mais terrível de suas vidas: o titã Colossal, jamais visto, de 60 metros e que conseguia olhar por cima do muro, destruiu o portão. Com isso, vários outros titãs, de diversos tamanhos, passaram a invadir a cidade, começando uma grande carnificina. Todos tentando fugir em meio ao caos para a próxima muralha. O menino e sua irmã correm para casa após perceber que os destroços caíram para o lado de sua casa onde sua mãe está. Chegando lá, eles se deparam com sua mãe viva em meio aos destroços. Enquanto tentavam tirá-la de lá, um titã começou a se aproximar e um oficial, a pedido da mãe, pega as crianças e foge. O menino vê o titã devorando sua mãe e, com muito ódio, ele promete se vigar matando todos os titãs. Alguns anos se passaram e agora ele e seus amigos fazem parte do exército, cada dia mais próximo de seu objetivo. Poderá mesmo ele conseguir derrotar todos os titãs do mundo sendo que ninguém conseguiu até hoje?


“Desde que nascemos todos nós somos livres! Não importa quão forte sejam aqueles que negam isso. Um mar de fogo, uma planície de gelo... Não importa! Aquele que viu essas coisas é o homem mais livre deste mundo! Se for por isso não me importo de morrer! Não importa o quanto o mundo seja terrível! Não importa o quanto o mundo seja cruel! Lutem! Lutem!”

Eren Yeager é marcado pela sua força de vontade. Ele é cabeça quente,  impulsivo e mostra paixão por tudo que acredita. O seu maior sonho é ser livre e ver o mundo que está atrás desse altos muros, por isso, sempre sonhou também em entrar na Divisão de Reconhecimento. Tem como melhor amigo o Armin, que foi quem apresentou o que havia de melhor no mundo de fora, mostrando os seus livros. Eren  pode ter uma força sem medida quando está diante de uma situação que tem que proteger alguém, como quando ainda era criança e matou dois homens para resgatar Mikasa, sua irmã adotiva que havia sido sequestrada. Existem muitos segredos envolvendo a família de Eren, e até mesmo o próprio, que iremos ver no decorrer da história. Ele foi classificado em quinto lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão. Eu gosto dele e a sua determinação me inspirou.


“Enquanto você estiver comigo, eu posso fazer tudo.”
Mikasa Ackerman é dona de uma força admirável e provavelmente a última descendente de asiático dentro da muralha.  É uma moça retraída, equilibrada e séria, mas nem sempre foi assim. Antes de seus pais biológicos terem sido assassinados na sua frente, ela era uma menina alegre e expressiva. Mesmo assim, ela mostra ter uma amor incondicional por Eren desde que ele a salvou e muita afeição pela sua nova família e seu amigo Armin. Embora ela tenha um grande senso sobre o que é certo e errado, não importa  o que, ela sempre seguirá os passos do Eren, sejam eles certos ou errados. Ela queria convencer o Eren a ir para a polícia, para que ele pudesse se manter seguro, contudo, não houve acordo, então ela o seguiu para a Divisão de Reconhecimento. Mikasa foi classificada em primeiro lugar como a melhor recruta em todos os termos  do 104º Esquadrão. Essa mulher é terrivelmente incrível. Sozinha, da conta de matar muitos titãs e é temida até mesmo por soldados antigos. Ela protege Eren de tudo, está disposta a matar qualquer um que comprometa a segurança dele, pois ele é tudo para ela. É claro que shippo muito. Preciso dizer que amo essa personagem? Meu Deus, ela é maravilhosa! Amo mulheres fortes e ela é a melhor.



" Quero confiar tudo ao Eren. Meu sonho, minha vida, tudo...Essas são as únicas coisas que posso abandonar. Se for o Eren, ele definitivamente vai conseguir chegar ao oceano, e ele o verá por mim! 

Armin Arlert não tem força física, então é mais conhecido pela sua inteligência.  Tem uma excelente capacidade de observação, sendo um ótimo estrategista. Desde criança, ele é fascinado pelo mundo afora. Sempre andou por aí lendo esses livros proibidos na muralha, que pertenciam ao seu avô, que contava histórias sobre como o mundo era. O seu sonho é um dia conhecer o mar.  Ele sempre compartilhou todo o seu conhecimento sobre o mundo, através dos livros, com seu melhor amigo, Eren. Por ser esse sonhador nato e todo pequeno, os outros garotos o intimidavam e era sempre protegido pelo seu amigo Eren, que por sua vez era protegido pela sua amiga Mikasa.  Mesmo Armin sendo fraco, mesmo tremendo de medo diante de uma situação de risco, ele não foge. Essa é uma das maiores marcas desse personagem, que aprendi a admirar com o tempo. Muitas coisas irão acontecer na vida dele, estou ansiosa por isso.



Jean Kirstein é um cara que fala tudo que vem à sua mente sem medir a situação, o que faz gerar vários transtornos. Embora seja assim, ele tem algumas qualidades boas, como entender certas situações com mais clareza que os outros. As pessoas o intitularam de filhinho da mamãe e, de fato, é um garoto muito mimado. Ele tem como objetivo ter uma vida pacífica como policial dentro da muralha, mas muda depois que perde um bom amigo. Jean tem o Eren como seu rival e estão sempre a trancos e barrancos por causa dos conflitos de ponto de vista e também no amor, já que ele mostra ter muito interesse por Mikasa. No começo, o achava idiota e irritante, mas, desde que entrou na Divisão de Reconhecimento, tem mudado muito. Tem agido com maturidade, embora a implicância com Eren não tenha mudado.  Ele foi classificado em sexto lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão.


“Quero dizer... a maioria dos seres humanos são fracos, incluindo eu... mas se eu receber uma ordem de alguém que visse as coisas como eu vejo... não importa o quão difícil seja, eu darei o meu melhor para realizá-lo.”
Marcos Bott tem como marca os seu idealismo. É um rapaz que valoriza o bem estar de seus parceiros e reconhece bem suas próprias deficiências e limitações. Marcos é bem respeitado por todos, por ter já um extinto natural de líder. Seu objetivo é ir para a polícia, mas sua ambição de ir para lá é completamente sincera e fiel, diferentemente das demais pessoas. Ele foi classificado em sétimo lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão.


            Sasha Blouse tem como marca ser comilona e gostar muito de batatas, por isso os seus companheiros a apelidaram de “mulher batata”. É uma garota bem amigável,  de personalidade excêntrica e mente simples. Por querer esconder o seu sotaque, ela sempre fala formalmente, mesmo perante aos seus colegas, o que acaba sendo mais um motivo de zoação entre os outros recrutas, em especial Ymir, que está sempre a provocando. Sasha é de uma vila de caçadores, então essa é uma das suas habilidades.  Ela entrou na Divisão de Reconhecimento mesmo tendo muito medo de titãs, acho que nem ela entende direito o motivo disso. Embora fique sempre tremendo na base quando está diante do perigo, ela tem ótimas habilidades, principalmente para fugir. Está sempre roubando comida, o que a faz se meter em uma série de brigas com todos por causa da falta de comida. Ela mudou bastante e eu gosto dela. Por incrível que pareça, ela é a esfomeada mais querida do anime. Ela foi classificada em nono lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão.

Connie Springer é um garoto misto. Ele é discreto e às vezes extrovertido. É também um tanto impetuoso, tem facilidade de expressar sua opinião e às vezes pode ser um tanto idiota. Ele tem orgulho de suas habilidades, embora saiba que faltam muitas coisas para ser, de fato, um bom soldado. O seu objetivo é ser  motivo de orgulho para sua aldeia. Connie pode ser bem otimista e se importa bastante com o bem estar de seus companheiros. Ele foi classificado em oitavo lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão.


Krista Lenz é uma garota de aparência meiga, tímida, gentil e insegura. Está sempre preocupada com o bem estar do outros. A única pessoa que vê através dela é a Ymir, que conhece bem o seu passado e, mais para frente, descobrimos que até mesmo Eren notou que a forma que agia era, na verdade, uma máscara. Krista Lenz, na verdade, é um nome falso que ela usa para ocultar sua verdadeira origem e até mesmo seu verdadeiro eu. O seu nome verdadeiro é Historia Reiss, filha bastarda da família real da muralha. Tudo isso descobrimos na segunda temporada, que é quando ela começa aparecer mais. Historia teve um passado muito triste, cresceu em uma casa onde nunca havia sido amada pela sua família nem ninguém. Sua mãe, que sempre a desprezou, deixava evidente o quanto ela era indesejada. Assim, ela seguiu sozinha até chegar a idade que tem agora. Ela sendo ela mesma, não sabe ser como a personagem Krista, que tirou de um livro.


“Não quero ser uma boa menina. Nem Virar um Deus. Mas... se eu vejo alguém chorando por achar que não merece existir. Eu gostaria de dizer a essa pessoa que isso não e verdade. Não importa quem seja ou onde esteja eu sempre ajudarei!!”
No decorrer do mangá, ela reencontra seu pai, relembra de coisas que havia esquecido e vê que apenas uma pessoa a amou sim. Historia parece ser uma garota fraca, mas de acordo com as coisas que iam acontecendo ao seu redor, ela passou a amadurecer e formar, de fato, os seus próprios sentimentos. Tem um laço muito grande com Ymir, que foi a primeira pessoa mais importante de verdade para ela. Historia chega em um momento em que declara: “já chega! Cansei de viver em função dos outros!!”. Ela foi classificada em décimo lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão. Eu amo essa personagem. Conhecendo-a melhor, vi o quanto temos em comum em muitos pontos, então me cativei ainda mais por ela. (Obs.: como ela se divide em duas pessoas, acabou ficando muito grade o que escrevi sobre ela, mas também tem a ver por ela ser especial para mim).



“Krista... eu não tenho o direito de te dizer como viver. Então, isto é apenas um desejo meu: viva a sua vida... com orgulho!”
Ymir é complexa, egoísta, mandona, pomposa e arrogante. Mesmo sendo assim, existe apenas uma pessoa em especial com a qual ela é bem gentil: Krista, embora às vezes implique com ela por saber que não está sendo ela mesma. Na verdade, Ymir implica com qualquer pessoa que não é verdadeira consigo mesma, principalmente com Sasha, que fica escondendo seu sotaque. Ela tem uma história bem triste atrás de todo esse egoísmo e arrogância e sabe de coisas que nem um dos seus colegas sabe, mas esconde à sete chaves para si mesma. Ymir está sempre ao lado de Krista e a fez prometer que viveria como ela mesma assim que ela revelasse o seu segredo. Eu aprendi a gostar muito dessa personagem. No começo, não entendi por quê muitos shippavam elas duas, agora entendo bem e até mesmo eu não consigo não shippar, pois as duas se tornaram muito especial uma para outra. Ymir está sempre a dizer: “Krista case comigo”.


Annie Leonhardt é uma pessoa reservada, isolada e muitas vezes fria. Não faz amizade com facilidade. Está sempre evitando certos treinamentos que ela julga menos importantes. É um verdadeiro lobo solitário. Ela é muito habilidosa, principalmente nas luta corpo a corpo. Mostra ter um certo fascínio por pessoas com grande senso de justiça, que se entregam ao seu dever com convicção. Ela tem muito respeito por esse tipo de pessoa. Existe algo muito grande por trás dessa moça, muitas pessoas ficaram chocados ao descobrir sobre quem ela era de verdade. Anne é a única que foi realmente para a polícia. Ela foi classificada em quarto lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão.


“Eu não sei o que é certo mais... mas... Eu sei que tenho que enfrentar as consequências de minhas ações e realizar meu dever como guerreira até o fim.”
Reiner Braun é um homem forte, calmo e passivo. Ele leva muito a sério seu dever como soldado. Está sempre motivando a todos a darem o seu melhor. Dá-se bem com todo mundo e é reconhecido como verdadeiro irmão mais velho pelos seus parceiros, por sempre estar cuidando de todo mundo. Tem ótimas habilidades de combate. A verdade é que também existe um grande segredo atrás dessa pessoa que é muitas vezes gentil e querido por todos, de certa forma. Reiner foi para a Divisão de Reconhecimento. Ele foi classificado em segundo lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão.

Bertolt Hoover é um rapaz calmo e, até onde eu vejo, faz de tudo para ficar fora da vista dos demais. Entretanto, por sempre andar com o Reiner, fica difícil ignorar sua existência. Ele  é o tipo de pessoa que se move de acordo com o que as outras falam ou mandam fazer. Não tem opinião própria e não pensa por si mesmo. Entretanto, é muito habilidoso e também tem um grande segredo. Ele foi classificado em terceiro lugar entre os melhores recrutas do 104º Esquadrão.


Comandante Erwin Smith, da Divisão de Reconhecimento, é um homem inteligente e racional, muito respeitado. Ele claramente se importa com seus homens, entretanto, não hesita em sacrificá-los pelo bem da humanidade. Todos que estão ao seu comando estão disposto a darem suas vidas para cumprir a sua ordem.  A sua ambição é entender a verdade sobre esse mundo, a verdade sobre o motivo pelo qual seu pai foi morto pelo governo da muralha por apenas dizer ao seu filho sobre o que existe fora das muralhas.


Capitão Levi é conhecido como o soldado mais forte da humanidade, não irei falar muito dele, porque mais tarde falarei sobre o mangá, que fala da vida dele.  Entretanto, ele é um personagem muito admirável, um homem realmente incrível, que é muito respeitado e temido. É basicamente o ídolo de Eren e de muitos outros.


“Você sabe pelo que nós do Corpo de Investigação derramamos o nosso sangue? Para recuperar de volta a liberdade que os titãs roubaram de nós. Por essa causa, nossas vidas são um pequeno preço a pagar!”
Hanji Zoe é uma cientista louca, que tem um posto muito importante de líder do esquadrão na Divisão de Reconhecimento. Tem uma pessoalidade bem sólida e mostra suas emoções de forma muito extrema. Sua ambição no momento é  conseguir entender a genética dos titãs, por isso, ela tenta capturá-los vivo, para estuda-los. Ela tem um fascínio muito grande por qualquer coisa que seja diferente. Hanji é meio louca, mas é muito habilidosa, inteligente e esperta. Sabe muito bem qual é a hora de ser séria e tem ótimas habilidades. Tenta dialogar com os titãs antes de matá-los.

Muralhas: a única forma que eles encontraram para se protegerem dos titãs foi construindo as três muralhas. Cada uma tem 50 metros de altura, sendo distantes uma da outra por 100km. A muralha externa se chama Muralha Maria; a intermediaria, Muralha Rose; central, Muralha Sina. Nessas muralhas, têm algumas cidades que são separadas por pequenos blocos de muralha. Na Maria, ao lado sul, tem o Distrito Shiganshina, cidade natal de Eren, Mikasa e Armin. Na Rose, tem o Distrito Trost, que fica ao sul, onde os soldados treinam; Distrito Chlorba fica no oeste; Distrito Utopia fica no norte;  Distrito de Karanese fica no leste. Na Sina: Distrito de Orvud; Distrito de Yalkeell; Distrito Stohess e subterrâneo. A muralha também tem o seu segredo por ser muito resistente. Os titãs só conseguem arrombar os portões, mas não conseguem destruir a muralha.  

Tropas Militares: eles são divididos em três divisões. Primeiro, Divisão de Reconhecimento, que são focados em fazer explorações em territórios fora da muralha, atrás de respostas. Lidando diretamente com  titãs e não conseguindo chegar muito longe, eles também são responsáveis por exterminar os titãs que estão se aproximado ao ponto de ser um alto risco para a muralha. Segundo, Divisão de Guarnição, que são responsáveis pela manutenção das muralhas e preservar a ordem civil. Terceiro, a polícia militar. É a divisão que protege a família real e cobra impostos da população. Vivem uma vida desmazelada, pois são a parte mais suja do governo, por assim dizer.


Titãs: eles são humanoides gigantes. Os mais comuns têm tamanhos variados entre 3 à 15 metros. Não possuem órgãos genitais, não têm aparelho digestivo: comem apenas humanos e, depois que estão muito cheios, vomitam. Eles têm a temperatura quente, regeneram, e só da para matá-los se for em seus pontos fracos, que existem atrás do pescoço. A noite, geralmente, não são ativos, pois são bem ativos no sol. Não têm muita inteligência. Alguns são muito rápidos e seu tipo físico varia muito. Os titãs especiais  também têm várias características dos comuns, entretanto, alguns são muito maiores, como o Colossal, que tem 60 metros e uma alta temperatura, que pode transformar seu oponente em churrasquinho. Acredito que a sua fraqueza é ser muito lerdo, por causa do seu peso. Tem o Blindado, que é muito forte e resistente, porém lento. Existem outros tipos de titãs que irão conhecer no decorrer da história. Eles são denominados como especiais, pois eles têm raciocínio e existe mais uma coisa que ninguém sabe: é que esses titãs especiais e com inteligência são humanos que conseguem se transformar em titãs. De onde eles vêm e onde eles estão ninguém sabe. Esses não comem humanos, mas matam para chegar ao seu objetivo sem dó e piedade.
Eu sei que o texto ficou gigante, mas não esperava menos desse anime, afinal são muitos personagens que não da para deixar para trás. Muitos detalhes que não da para deixar passar também. Esse é um anime/mangá maravilhoso. Eu espero que vocês assistam, sem dúvidas vale muito a pena acompanhar. Essa é basicamente a semana  dedicada a essa história intrigante, então fiquem ligados. E aí? Já assistiram? O que acharam?



Gênero:   Ação, Horror,  Fantasia Sombria, Tragedia
Autor: Hajime Isayama

Mangá:   23 Volumes ( em andamento)

Anime:   2 Temporadas , 37 episódios

Live-action:  2  filmes


4 comentários:

  1. O post ficou muito legal, falando de personagem um por um e com gifs de ótima qualidade :)
    Esse anime me fixou de uma maneira incrível, eu comecei a assistir ai fiquei frenética vendo o resto
    Os personagens são super cativantes e eu não decido o meu favorito, para mim a Sasha é a mais carismática, mas eu tbm gosto mt da Misaka, da Annie, Levi... ♥

    Und wir sind die Jäger!

    https://shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir