Férias de verão com Coo



Essa animação japonesa está disponível na Netflix. A princípio, apesar de tê-lo colocado na lista, não achei que seria muito interessante, mas me enganei. Ele é realmente muito bom. Sua história nos move, o que acho realmente importante em qualquer enredo.  Foi lançado em 2007, baseado em duas novels do autor Masao Kogure. A produção, apesar de antiga, é muito boa. Os personagens são interessantes e cada um mexe com suas emoções de forma diferente.
A história envolve um jovem Kappa que vive no tempo do Edo, em que presenciou uma grande tragédia: um samurai assassinando seu pai. Porém, enquanto fugia para não ser morto, um grande terremoto aconteceu e ele foi soterrado. Passados 200 anos, um garotinho acaba tropeçando em uma pedra. Furioso, ele escava até tirar a pedra e a joga para longe, mas ela se parte ao meio e algo muito peculiar estava dentro. Curioso sobre o que se tratava, levou para casa. Ao chegar em casa, ele começa a lavar e, junto de sua família, faz uma descoberta um tanto assustadora e ao mesmo tempo animadora. Dentro da pedra, havia um Kappa, que até então, por terem desaparecido há séculos, todos acreditavam ser apenas lenda. Ao ser molhado, o Kappa começa a recuperar sua cor e até mesmo voltar à vida. Agora, aquela família não sabe o que fazer com o novo integrante.  E agora? O que acontecerá???

Kappa é um ser sobrenatural, de certa forma, encontrada no folclore japonês. Ter um ser desses exatamente na sua frente é algo realmente fascinante. Esse jovem, ainda em sua forma de criança, foi recuperando as forças aos poucos, e ganhou o nome Coo. Como não lembrava do seu próprio nome, aceitou de bom grado. Devido ao passado e muitos rumores, ele não confiava em humanos, porém, confiava naquela família que o acolheu. Ele começou a aprender tudo sobre essa nova era. Contudo, não poderia esperar que, conforme as pessoas descobrissem sua existência, as coisas se tornassem caóticas.


Koichi Uehara é um garotinho muito enérgico e de personalidade única. Apesar de todas crianças seguirem sempre o mesmo fluxo, ele segue apenas o que seu coração manda. Ele não sabe bem ser honesto consigo mesmo, como quando fala coisas feias para a garota por quem, obviamente, tem uma queda. No passado, ele trouxe um cachorro para casa, e agora trouxe essa criatura sobrenatural. Isso demonstra o quão bondoso ele é, no fim das contas. Koichi salvou Coo e o ensinou tudo sobre a vida. Ele o protegeu do mundo, apensar de ainda ser um pouco imaturo. Eles eram como irmãos e construíram uma forte amizade. Ele conseguirá, realmente, protegê-lo do mal desse mundo?


Uehara Pai é um bom homem. Foi o primeiro a ficar animado com seu filho. Ele o permitiu ficar com Kappa e protegê-lo. Esse senhor é muito simpático e acho muito interessante o quão ligado à família ele é, apesar de ser um trabalhador de escritório. Foi alguém que aceitou Coo de braços abertos, além de ser o primeiro a dizer que não deveriam dizer a ninguém sobre ele. Porém quando a notícia sobre a existência do Coo estourou em todo o Japão, ele começou a ser pressionado até no trabalho. Não foi capaz de proteger, de fato, tendo que expor Kappa ao mundo, apesar de ainda o tratar como um membro da família.


Uehara mãe é uma boa mulher, mas, no começo, não aceitou Coo. Disse que era um bicho estranho e nojento. Porém, como acabou sendo aquela que cuidava dele quando as crianças estavam na escola, aos poucos abriu seu coração e passou a tratá-lo como da família.


Uehara Irmã é uma garotinha muito chata, mimada e birrenta. O tipo de criança que não gosto. Do começo até a metade da história, ela não gostava do Kappa, provavelmente por ciúmes. Porém, com muita paciência da parte dele, ganhou a garotinha.


Ossan é o cachorro da família Uehara, que já é um idoso. Coo e ele viraram bons amigos e conversavam por telepatia. 
É um filme muito bom de se ver. Diria que é refrescante, embora você também sinta uma dorzinha no coração. Com certeza, vale muito a pena assistir. INDICADÍSSIMO!!!



0 comentário

Postar um comentário