22/2 Neko no Hi ( dia do gato)

         

Dia 22 de fevereiro, no Japão, é uma data especial em que se comemora o dia do gato. Aqui, no Brasil, também tem uma data dedicada aos felinos: dia 17 de fevereiro, mas nós não damos tanta importância quanto os japoneses. Os gatos são um dos animais mais estimados pelos japoneses. Lá existem duas ilhas - Aoshima e Tashirojima - que são conhecidas como ilha dos gatos, onde eles são reverenciados.
            A data escolhida não foi por acaso. Existe uma razão bem kawaii para ter escolhido esse dia, pois o número 2 é pronunciado como “ ni” em japonês, logo, por ser 22/2, ficaria “ Ni Ni Ni”. Sendo assim, a pronúncia da data se assemelha com o miado dos gatos que, segundo os japoneses, seria “ Nyan, Nyan, Nyan”. Essa data em especial foi criada em 1987 por um fabricante de ração para pets, “ Japan Pet food Association”. Também existe uma lenda que alimenta toda essa importância da tradição japonesa: em 1972, um samurai levou para uma batalha sete gatos na correia, para conseguir decifrar as horas ao longo do dia através dos seus olhos que sempre mudavam com a posição do sol.

            Os gatos são considerados amuletos da sorte. Até existem santuários xintoístas dedicado aos gatos, como o Nekogami Jinja (santuário dos gatos) em Kagoshima e Kannushi, onde geralmente vão rezar pedindo por saúde. A maioria dos estabelecimentos sempre têm um Maneki Neko, que fica geralmente na porta. Suas cores são variadas e ficam acenando com a pata, eles acreditam que os gatos chamam cliente e dinheiro, mas acredito não ser só no Japão, pois já vi muitos desses em estabelecimentos de outros asiáticos aqui no Brasil.  Geralmente, achamos bonitinhos, mas mal sabemos seu significado.
            A paixão por gatos no Japão é tão grande que quem não pode tê-los em casa, poderá passar uma tarde agradável rodeado com seus pets favoritos e fofinhos em um lugar chamado Cat Coffee. Pensa só que magnifico! Eu ia viver enfiada nesse coffee, quero um desses aqui no Brasil. Já ouvi rumores que existem empresas que criam gatos para fazer o ambiente mais confortável para seus funcionários. 

            Nesse dia tão especial, não é só para ir em templos e reverenciar não! Nossos amiguinhos pets recebem presentes, passeios especiais e ainda acontecem diversos eventos relacionado a gatos nessa época. Imagina só que divertido e o quanto essas coisas mais fofas do mundo são amadas e bem cuidadas!

2 comentários:

  1. omg eu não sabia que existia um dia só para os gatinhos *-* eu poderia ter feito algo para os 3 que tenho aqui em casa!
    Eu amaria visitar um cat coffe, abriu um na cidade vizinha!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, agora pode marcar na sua agenda e fazer ano que vem <3 :***

      Serio??? uauuu que legal queria aqui y.y

      Excluir