Bullying ( ijime) : Anime, Mangá e Dorama.


Ontem, falei sobre bullying no Japão, e hoje queria falar sobre alguns mangás, animes e doramas que contêm esse fato. Vou deixar muitos outros de fora, pois tem alguns que não consigo lembrar, embora saiba que essa lista que juntei é pouca, perto da quantidade que já li ou vi que tem esses casos. Queria comentar aqui, também, que os casos de bullying na Coreia são totalmente assustadores, talvez até mais que o Japão, e,  bem como os índices de suicídios conseguem ser maiores que do Japão, também são os de ijime .



O primeiro dorama que vou citar é um dos que mais mexeu comigo. Foi um dos que eu pude ver o quão cruel o bullying pode ser na Coreia:  “Who are you: school 2015”, esse dorama  acabou comigo, acho que chorei do começo ao fim. Todos os sentimentos de uma pessoa que está passando por isso, a humilhação, o medo o desamparo, cada sentimento que uma vítima passa, você pode sentir assistindo a esse dorama que, por sinal, tenho que dizer: é maravilhoso! Ainda não falei dele aqui, mas falarei em breve.
Outros doramas que podemos ver casos de bullying são:


Akai Ito: esse é um j-drama, já falei dele aqui. Há muitos casos difíceis de lidar nesse dorama, então, é claro que o ijime não ficaria de fora de tudo isso. Um desses casos foi pela menina ser diferente. Era discriminada por ser Lollita e ter seu estilo próprio e, por isso, era perseguida. Outra sofreu bullying por parte do colégio, já que haviam rumores que sua amiga se jogou de um prédio por culpa dela.



Flower boy Next Door: esse é um k-drama. Ainda não falei dele, porque ele tem um assunto muito especial, por isso quero estar muito inspirada para escrever sobre ele. Nesse dorama, podemos acompanhar a vida de uma pessoa que  passou por bullying em sua juventude e, depois de madura, continua ainda traumatizada, tendo medo de se relacionar com as pessoas. Até mesmo sair de casa é algo difícil para ela.



Good Doctor: esse  é um k-drama que conta a história de um homem que sofre desde pequeno por causa da sua deficiência, pela sociedade e até mesmo pelo seus familiares. Embora você chore diversas vezes pelas coisas que ele tem que passar, nesse dorama você verá uma pessoa que venceu sua deficiência e se fez ser aceito. Falei sobre esse dorama aqui, para mais detalhes, clique no nome.



Gakkou no kaidan: esse é um j-drama. Faz pouco tempo que falei sobre ele aqui. Tem altos casos de ijime, inclusive relacionando professores. O mais legal desse dorama é que mostra exatamente como vencer essas dificuldades e fazer da escola um lugar melhor para todos.



Innocent Love: ainda não escrevi sobre esse j-drama, mas não vai demorar muito. Nesse dorama, podemos ver o caso de uma jovem que sofre bullying por onde passa por causa do seu irmão, que foi preso. Ela acaba sendo demitida constantemente de seus empregos ou sendo expulsa de suas moradias.



Hana Yori Dango: tanto na versão japonesa quanto na versão coreana, no começo, presenciamos cenas muito graves de bullying. Acho que foi o meu primeiro contato com esse ato horrível de doramas.
Têm muitos doramas com esses casos, mas juntei os que estou lembrando mais nesse momento. Agora, sobre animes, não cheguei ver muito animes com casos graves ou que pelo menos pudéssemos ver, mas vamos lá ver alguns animes que contam fatos como esse:



Ao haru Ride: aqui podemos ver uma situação que deve ser muito comum nas escolas japonesas e, possivelmente, nas coreanas também. Aquela menina que é delicada e bonitinha, que acaba sendo muito visada pelos garotos e sofrendo muito nas mãos das outras meninas, que sempre começam com exclusão e, daí, pode ir piorando. O pior é que, até mesmo aquelas que costumavam ser suas amigas, viram as costas para você.
Tem uma série de animes que aborda esse casos, mas, no momento, eu quis apenas citar esse  fato já que é um dos casos mais comuns. Agora, mangá são tantos, mas separei só alguns. Vamos lá:



7Th Period Is a Secret: falei sobre esse mangá aqui. Tem um caso da menina que sofria bullying no secundário por ser quieta e reservada. Acabou por ser excluída. Basicamente, era alguém que não existia na sala de aula. Entretanto, quando foi para o ensino médio, resolveu forçar a si mesma a mudar para nunca mais passar por aquilo.



8-Banme no Tsumi: esse é um caso bem sério em que uma adolescente engravida e sua família passa a sofrer bullying em sua cidade, sendo obrigada a mudar para conseguir viver.



Vitamin: esse sim é um mangá que aborda muito bem o ijime. É maravilhoso! Esse conta a história de uma menina que começou a sofrer bullying após ser flagrada tendo momentos íntimos com seu namorado. Depois, os rumores se espalharam pela escola e sua vida vira um inferno.
Temos muitos, muitos casos como esses nas histórias que assistimos por aí. Infelizmente, não posso por todos, e minha cabeça também não está me ajudando a lembrar nesse momento. Então, e vocês? Qual mangá, anime ou dorama os deixou mais chocados ou comovidos com a situação?
Vou deixar uma música aqui de uma cantora que escreveu e cantou sobre suas experiências  como vítima de bullying quando estava na escola. Música indicada pela youtuber Camila Pipoka, que, no caso, tem vários vídeos no canal dela falando sobre ijime. Então, fiquem à vontade para vê-la, pois é uma das minhas favoritas. 




“Eu realmente não posso te entregar meu cellular; Eu não quero ir para escola e não quero ficar em casa; Não quero que esses velhos pensamentos fiquem por aqui; Essa é uma nova era.

Não importa a forma que eu estou vestida, mesmo que eu me esforce Todos os dias e todas as noites, nós nos encontramos; Não importa o quanto você fale comigo Eu não estou satisfeita, garota solitária. Eu não estou solitária!”

0 comentário

Postar um comentário