Death Note



   Existem títulos que exigem uma gigantesca responsabilidade ao decidirmos escrever. Como todos me pedem isso, eu passei dias adiando para escrever e horas na frente do computador antes mesmo de começar uma única frase. Sinceramente, estou com um medo daqueles de não suprir as minhas próprias expectativas, quanto mais as dos leitores. Lembro, como se fosse hoje, do dia em que peguei o anime para assistir pela primeira vez, há exatamente 6 anos. Apesar de eu estar com o coração obscuro, não deixei que o lado negro da força me absorvesse e, como esperado de mim, torci para o lado da justiça, o que foi uma surpresa, já que, por diversas vezes, cheguei a pensar como o protagonista sobre a podridão desse mundo. Esse é um enredo um tanto extenso e pesado, então me exigiu vários meses para assistir ao anime, ler o mangá, ver o dorama e o live-action, e provavelmente demorará alguns dias para terminá-lo.


O mangá foi lançado em 2003, no Japão, e em 2007 foi trazido pela editora JBC para o Brasil, com 12 volumes. Em 2013, eles lançaram uma edição de luxo, “Death Note Black”, com 7 volumes. Gosto muito do mangá, que tem uma ilustração muito bonita, e apenas alguns detalhes são diferentes do anime. O anime foi lançado em 2006. Apesar de antigo, ainda assim tem uma produção muito boa. Você pode encontrá-lo dublado, disponível na Netflix e em alguns outros sites. Antigamente, eles costumavam ser mais fiéis à história original, por isso não existe tanta diferença entre o mangá e o anime, mas ainda gosto mais do mangá. Em 2007, saiu um jogo baseado na história. Nunca joguei, nem sequer vi e não sei como funciona, mas deve ser muito divertido. Gostaria muito de poder jogar uma vez.
Existem também light novels. A primeira é um prequel, uma história que aconteceu com personagens antes do caso de "Death note". O nome é “Death note, another note: The Los Angels BB murder cases”, lançado em 2006, que conta o caso que o detetive L estava investigando junto de uma agente que aparece na história original. A segunda é uma história alternativa sobre os acontecimentos com detetive L, após o término do caso Kira, lançada em 2008, com o nome “L: The prologue to Death note Spiraling trap”, falarei detalhes desse na próxima postagem. Essas duas obras foram trazidas pela editora JBC em 2011. Eu tenho as duas, mas ainda não li a primeira. Já li duas vezes a história alternativa de L.


Baseados na história original, saíram vários live-actions e doramas. Em 2006, saíram o primeiro e o segundo filme, que têm o subtítulo “The last name”. Apesar de algumas mudanças perante o desenvolvimento, eles seguiram muito bem a ideia. Os atores escolhidos para Kira e L interpretaram muito bem. O seu final segue a história alternativa, dando continuidade na história da light novel, que se foca no detetive L. Saiu também o live-action baseado na novel, mas com algumas diferenças. Em 2016, foi lançado um novo filme, com o subtítulo “Light Up the new world”. Foi baseado na história real, no entanto, é uma sequela do final de “The last name”. Não assisti por ser uma história totalmente fora da original, mas quero assistir algum dia, aí volto para falar para vocês. Em 2017, lançaram uma versão americana de "Death note", produzida pela Netflix. Ouvi muitas reclamações, mas os detalhes sobre o que eu acho ficam para a próxima postagem.


     Em 2015, foi lançado o dorama. Fiquei louca para assistir, porque o ator que fazia o L era simples e maravilhosamente lindo, mas não deu. Demorou muito, mas a oportunidade chegou. Minha expectativa era superalta, mas posso dizer que caiu e se estraçalhou no chão. A história teve mudanças, mas tentaram seguir o mesmo rumo. Contudo, os personagens mudaram muito! O Light Yagami me deu náusea, pois o que eu conhecia era extremamente inteligente e um tanto indiferente às outras pessoas, mas nesse dorama eles ousaram por o Light como um fã árduo de Misa, entre diversas coisas que me fizeram querer bater a cabeça na parede. Não estava bom. Eles fizeram o nosso L, que era compulsivo por doce, ser compulsivo por limpeza, entre outras coisinhas que foram bem irritantes. E o N, que fizeram ter dupla personalidade, sendo a outra o Mello? Só posso dizer que, se eu tivesse o DVD disso, gostaria de por fogo nele. Deixo isso declarado.


A história gira em torno de um caderno sobrenatural, chamado death note, que pertence ao deus da morte, Shinigami, mas, um dia, um desses cadernos cai sobre a Terra. Um jovem muito inteligente, cujo tédio tomou sua alma e coração, acaba encontrando esse misterioso caderno. Primeiramente, ele apenas cogitou ignorar, no entanto, um caderno, que de repente despenca do céu, pareceu aguçar muito sua curiosidade. Quando o abriu, coisas extremamente surreais estavam escritas ali. Era impossível de acreditar, ao menos ele não conseguia. “O humano que tiver seu nome escrito no Death note morrerá...”. No entanto, por que não testar? Ao mesmo tempo em que ele não acreditava, a curiosidade dele estava vencendo a razão. Foi aí que ele escreveu o nome de um criminoso, que estava mantendo reféns, que estava ao vivo na TV no momento. Os segundos que passavam pareciam uma eternidade. Assim que deu o tempo estimado, ele retrocedeu e pensou ser impossível, no entanto, antes que desligasse a TV, a notícia da morte do bandido foi dada. Dependia dele aceitar. O rapaz preferiu acreditar que era apenas uma feliz coincidência, mas e se não fosse?


Ele queria testar, mas dessa vez queria ver com seus próprios olhos a ação daquele caderno. Quem seria seu alvo? Há tantas pessoas que são a escória da sociedade, porém nem todas merecem a morte. Foi aí, então, que ele presenciou uns delinquentes motoqueiros acuando uma moça. Ao ouvir seu nome e gravar bem seu rosto, com seu coração cheio de fúria, ele escreveu no caderno. Se não estivesse presente, não conseguiria acreditar no que havia acontecido, pois, em 40 segundos, o delinquente morreu. Medo, fascínio e uma mistura de sentimentos entre o mal e o bem estavam dentro dele. Naquele momento, ele decidiu que esse poder era útil para colocar esse mundo sujo em ordem, eliminar a escória da sociedade e, assim, um dia se tornar o rei do novo mundo, o mais temido de todos. Quanto mais matava bandidos de todo o mundo, mais prazer nisso ele sentia. Porém, essas mortes que aconteciam uma atrás da outra, todas por ataque cardíaco, começaram a chamar atenção. As pessoas passaram a chamar o salvador deles de Kira. Enquanto isso, a polícia de todo o mundo se movia para investigar esse novo assassino em massa. Foi aí que um dos melhores detetives resolveu desvendar esse caso. E agora? Kira conseguirá virar o rei do novo mundo? Esse mundo é realmente pacífico como ele promete? Quem é o misterioso detetive? Ele conseguirá descobrir quem é Kira?




Light Yagami é um rapaz bonito, carismático, talentoso e perspicaz. Apesar de ser jovem, ele tem um alto nível de dedução, até mesmo já ajudou seu pai em alguns casos. Mesmo com seu carisma, que conquista facilmente as pessoas ao seu redor, ele pode ser muito indiferente, sem ter uma relação afetiva com ninguém. Seu objetivo é ser um grande policial investigativo, como seu pai, pois ele despreza totalmente a injustiça e quer contribuir de alguma forma. Ele aparenta ser o típico filho perfeito, e se fossemos apontar um defeito, seria seu excesso de confiança em si mesmo. Acredita cegamente que sempre está certo. Light está entediado com esse mundo podre. Dia após dia é sempre a mesma coisa. A justiça está aí, mas muitos saem impunes. Então, quando um poder tão estrondoso como o do death note caiu em suas mãos, ele viu a oportunidade de limpar o mundo daqueles que a lei não consegue. No entanto, quanto mais ele sujava suas mãos e se tornava dependente do caderno, mais desenvolvia uma natureza cruel e sangue-frio, e sua ambição em relação a isso só estava crescendo. O jovem mal se dava conta de que havia se tornado um dos assassinos mais temidos, ao invés de um salvador.  Enquanto ele era perseguido por investigadores, passou a matar pessoas inocentes para se proteger. Foi aí que ele, provavelmente, abraçou a natureza cruel, que o tornou uma pessoa desprovida de amor, compaixão e misericórdia, não hesitando em matar sua própria família para atingir seu objetivo de ser o rei do novo mundo.


       L é um misterioso detetive, intitulado o melhor do mundo. Ele vive isolado e apenas se comunica com as pessoas através do microfone com modificador de voz, nunca mostrando seu rosto e dizendo seu nome verdadeiro. L é sempre representado pelo seu parceiro, Watari, que leva o notebook por onde ele fala com as pessoas para quem ou com quem está trabalhando. Quando foi trabalhar com a equipe de investigadores de Kira, no Japão, L teve que se mostrar pela primeira vez. Esse é um detetive extremamente jovem. Assim que as pessoas o conhecem pessoalmente, ficam relutantes em acreditar que ele é o tão proclamado L. Apesar de sua aparência, ele é extremamente perspicaz, tem habilidades incombatíveis de dedução, cuidadoso e analítico. L é considerado rude muitas vezes, por causa do seu senso de humor seco e por tender ser sarcástico com as pessoas. Quando começa a investigar algo que lhe interessa, pode usar métodos frios e calculistas. L é compulsivo por doce e o tempo todo está comendo. Ele explica que doces ajudam em seu progresso profissional, assim com sua má postura, que também contribui para que ele consiga ter um alto raciocínio. Foi L quem descobriu onde o Kira estava. Depois de analisar ao redor, apontou o filho do senhor Soichiro, sem pestanejar, como o principal suspeito, embora a probabilidade fosse ainda mínima. Apesar de desconfiar do jovem, L estava extremamente curioso a respeito dele, afinal, eles eram realmente iguais em alguns aspectos, o que tornava o jovem Light extremamente intrigante. Ao investigá-lo de perto, ainda que as suspeitas fossem muito altas pelo Light ficar muito tempo com ele, acabou tendo-o como seu primeiro amigo. Encarou-o diversas vezes, dizendo que se fosse realmente Kira, ficaria triste. Na verdade, L já tinha certeza em seu coração, mas não havia provas. Por não haver provas, talvez pudesse ser ele o errado. Talvez ele tivesse se apegado a essa esperança ou não. Eu amo esse personagem. Meu favorito ever.


Near é um dos sucessores de L. Apesar da sua aparência infantil, é um gênio incombatível, e um jovem calmo e estável. Ele tem obsessão por solucionar problemas complexos ou investigações, como se fosse um quebra-cabeça. Near não é bom em socializar e mal sabe interagir com as pessoas. Pode ser um tanto ingênuo na questão da vida, sem ter capacidade de fazer muitas coisas por conta própria, como viajar sozinho. Assim como L, ele pode usar métodos calculistas e frios. Near tem interesses completamente infantis. Ele passa todos os momentos brincando com uma variedade de brinquedos, enquanto está trabalhando em suas deduções. Ele tem um alto respeito por L, mas deseja superá-lo. Esse jovem detetive demonstra ser menos emotivo que seu antecessor, o que ele diz ter sido um erro fatal perante a investigação de L.


            Mello é um dos sucessores. É considerado um dos mais inteligentes, depois de Near, o que ele não aceita de jeito algum. Ser sempre o segundo em tudo acabou gerando um complexo de inferioridade muito grande, o que definiu seu mau caráter. Ele está disposto a pegar o Kira, não importa que métodos terá que usar, tudo para esfregar na cara de Near e de todos que ele é o melhor e o mais digno de ser sucessor de L.  Então, Mello fez muitas coisas, como se envolver com a máfia, para conseguir o que quer. Até mesmo ameaçou o presidente dos EUA. Depois de quase ser pego, ele baixou um pouco a bola, e de certa forma, mesmo que involuntariamente, decidiu contribuir com Near para pegar Kira. Ele é compulsivo por chocolate. Assim como L, que era por todos os tipos de doces, M tem a necessidade do chocolate para ajudar seu cérebro a trabalhar.


            Misa Amane é uma idol japonesa, bonita, introvertida e hiperativa. Muitas vezes, pode ser impulsiva. Ela não é muito inteligente, mas pode ser bem esperta. Quando adolescente, sua família foi assassinada, e isso teve um marco muito grande em sua vida. Apesar de o bandido ter sido preso, a sua sentença foi muito baixa, no entanto, quando estava para ser solto, Kira fez justiça pela jovem, dando o destino merecido.  Foi aí que começou sua profunda admiração e respeito por esse deus da justiça. Passado algum tempo, ela quase foi morta por um fã obsessivo, mas, por um milagre, ele morreu antes. Nisso, um caderno caiu do céu e quando ela o tocou, um ser bem bizarro apareceu diante dela. Apesar de surpresa, ela não ficou com medo, na verdade, achou o máximo, afinal, esse tipo de coisa era bem o seu tipo. Depois de descobrir a finalidade daquele caderno, a jovem passou a ter um novo objetivo, que era conhecer Kira. Então, passou a fazer coisas para chamar a atenção. Um tempo mais, tendo os olhos de Shinigami, ela acabou reconhecendo quem era Kira, antes mesmo dele se apresentar. Naquele momento, foi amor à primeira vista. Ela o queria para si, não importava o que. Pobre Misa, amou tudo no Light, mas talvez nunca tenha sido amada de volta.


            Watari é o senhor que é o braço direito de L. Ele age como um mordomo, no entanto, ele tem um valor muito mais alto do que um empregado. É um homem muito inteligente e rico, um grande inventor. Era ele que patrocinava uma grande instituição, onde as crianças mais inteligentes moravam. Foi lá que L, N e M foram criados, entre outros prodígios. Apesar da idade, Watari é um homem cheio de cartas nas mangas, um bom atirador, entre outras coisas. Para L, Watari é como um pai e tem um valor enorme para sua vida.


            Soichiro Yagami é o diretor da polícia japonesa e pai do Light. É um homem muito centrado, que parece amar muito seu trabalho. Por causa de seus deveres como policial, ele não passa muito tempo com a família,  no entanto, no pouco tempo livre, gosta de ficar ciente de tudo que acontece com seus filhos. Quando a culpa caiu sobre seu filho, uma parte dele dizia que poderia ser verdade, mas seu coração de pai não o permitiu ir a fundo nessa dúvida que o amedrontava. No anime, ele acaba falecendo sem saber a verdade, no entanto, no dorama e no live-action, ele soube. O que será que era melhor? Saber ou não saber? O que acham?


            Touta Matsuda é um policial investigativo novo e muito imaturo, mas acaba entrando na equipe de investigação contra o Kira. Ele não fazia muitas coisas e quase ninguém dava créditos ao que ele dizia, sempre dando mancadas. Era assim que ele seguia, deixando a equipe um pouco cômica. Matsuda tem um coração bom e ingênuo, acredita com facilidades nas pessoas. Durante a investigação, foram poucas as vezes em que ele deu uma dentro. Ele tem um grande respeito pelo senhor Soichiro Yagami. De todos os policiais, ele foi quem se sentiu mais traído por Light, por ter acreditado cegamente nele até o fim. A sua fúria foi tão grande ao ver como ele brincou com sentimentos, não só dele, mas do próprio pai, que ele até nos surpreendeu reagindo rapidamente quando Kira tentava fugir.


            Shuichi Aizawa é um policial investigativo que entra para a equipe contra Kira. Ele é muito dedicado e, apesar do respeito que tem pelo senhor Soichiro, ele não se deixou apegar às emoções e estava sempre olhando as coisas com a razão. Ele odeia o detetive L, por não gostar de como ele se esconde e usa os outros para conseguir resolver seu trabalho, entre outras situações. Por um tempo, ele teve que sair da equipe, por causa de sua família. Entre todas as pessoas da equipe, depois do afastamento de L, ele foi o primeiro a desconfiar de Light. Ele não queria acreditar nisso, mas de acordo com seus olhos, que estavam olhando com a razão e não com o coração, tudo dizia que sim.


            Kanzo Mogi é um policial investigativo que também faz parte da equipe contra o Kira. Ele é caladão e sério, fica muito na dele, sem dar palpites. No entanto, é muito leal. Ele trabalhou em várias investigações solo que o L deu a ele, e nunca falou nada disso com ninguém. Depois, trabalhou como gerente da Misa, para vigiá-la. Foi o único momento em que ele mostrou outros lados, mas era tudo encenação. Ele e Aizawa começaram a investigar Light por conta própria, por baixos dos panos, uma vez que entraram em acordo de que ele era suspeito.  


            Ryuk é o Shinigami, o deus da morte, que jogou propositalmente o caderno da morte na Terra, por simplesmente estar entediado. Cansado da sua vida monótona no mundo, Shinigami resolveu botar lenha na fogueira na vida dos humanos e ver o que eles fariam com tamanho poder. Por sorte, o caderno caiu nas mãos de um homem muito interessante, que a cada dia estava tornando as coisas mais intrigante. Ryuk ama maçãs, é simplesmente viciado. Se ele ficar em abstinência, acaba tendo reações bem bizarras. Apesar dele seguir Light para todos os lados, ele não se deixa ser manipulado e não ajuda basicamente com nada, a não ser que seja algo que atrapalhe sua própria paz, como o dia em que tinha alguém vigiando o rapaz ou colocaram câmeras pela casa. Isso o deixava inquieto e ele não podia comer maçãs. Quando foi até o Light, no começo, ele disse que o caderno seria dele até o dia da sua morte e que ele mesmo escreveria seu nome no livro, sem sequer sentir algo a respeito.

            Rem é uma Shinigami que andava com a Misa. Foi ela quem deu o caderno para a garota, no entanto, esse caderno não pertencia à ela, mas a outro Shinigami que havia se apaixonado pela moça e havia morrido para salvá-la. Ao observar seu amigo, ela passou  a ficar cativada pela garota. O anime fala como se ela fosse macho, no entanto, o mangá deixa claro que é uma fêmea. Diferentemente de Ryuk, Rem é muito apegada ao portador do caderno, a ajuda muito. Quando a garota começa a querer namorar Light, ela o ameaça, dizendo que o matará se a matar. Rem está disposta a morrer por Misa, mas só se for muito necessário.


            Teru Mikami é um promotor de justiça, um tanto obcecado por ela. Ele acabou criando uma admiração por Kira, que acabava com a escória do mundo, a qual a justiça não conseguia por um fim. Então, ele tinha o Kira como um deus, sempre o quis conhecer e ser útil para ele. Foi aí que, um dia, o seu deus o enxergou e deu a chance de fazer o trabalho que ele não estava podendo fazer. O jovem rapaz se sentiu honrando e, em imediato, começou a trabalhar. Ele era um pouco mais severo que Kira, mantando pessoas até pelos pequenos erros. Não media níveis e matava todos que considerava escória. Uma pena que o dia que conheceu seu deus, ele ficou extremamente decepcionado.


            Kiyomi Takada é a âncora de um jornal. No passado, estudou e namorou Light. Um dia, por coincidência, o Teru a designou, como Kira, a ser a sua porta-voz. A jovem mulher, que era tratada como a verdadeira primeira dama, ainda supria sentimentos por Light, mesmo depois de muitos anos. Então, quando ele ligou para ela com o pretexto de descobrir quem era Kira, a jovem, ansiosa para revê-lo, aceitou. Apesar de, para a polícia, parecer ser o plano para descobrir quem era Kira, o Light, por sua vez, estava apenas tendo contato com o Teru através dela. Ele acabou revelando quem ele era, o que a deixou fascinada, por ela também endeusar Kira. Takada se sentia a rainha e achava que estava sendo amada por Light, até mesmo, às vezes, tentava humilhar Misa, que o namorava oficialmente. O que ela não sabia é que Light não amava ninguém, a não ser a si mesmo.


            Essa é uma das histórias mais fantásticas que já li. Acredito que todos que já viram concordam comigo. Acho que a maioria das pessoas, diante do mal, já sentiu ódio o suficiente para desejar o desaparecimento de uma pessoa. Eu, por diversas vezes, quando abro meus ouvidos e olhos para olhar o mundo, penso como esse mundo está insuportavelmente podre. Não posso julgar as ações de Kira. Ainda que eu dissesse eu nunca faria o que ele fez, só posso dar a certeza se tiver tal poder em mãos. Não vou ser hipócrita e dizer que eu nunca, afinal, por melhor que eu pareça ser, não sou imune ao mal, ninguém é. Nunca estive ao lado de Light e nunca estarei. Para mim, o L é um personagem fantástico, que sabe o que é errado e luta por isso. Mesmo quando esteve com esse poder em mãos, ele tomou atitudes totalmente surpreendentes.  Então, é isso. E você? O que faria se tivesse um death note em mãos? Sim, esse anime é SUPERINDICADO!!!!


Gênero:    Mistério, Sobrenatural,  Suspense

Autor: Tsugumi  Ohba
Light novel:    2 Volumes
Mangá:  12 Volume  
Anime:    37  episódios 
live-action:    4  episódios 
Dorama:    10  episódios 

0 comentário

Postar um comentário