Rozen Maiden



            Encontrei esse anime há alguns anos e fiquei encantada. Apesar de não haver romance ou nada do que geralmente me envolve em uma história, me cativou muito. O mangá foi lançado em 2002 e, assim que concluído, lançaram uma nova saga, em 2008. Dei uma lida em ambas. A ilustração é muito boa. A primeira temporada do anime foi lançado em 2004 e a segunda em 2005, com o subtítulo “Traumend”. A qualidade não é muito boa, porque é realmente antigo. A história, apesar de ter o mesmo contexto, não segue igualmente a original, do mangá. Em 2013, saiu a suposta terceira temporada, que abordava a história da outra saga. A qualidade é maravilhosa. Ficamos muito confusos, no começo, mas logo entendemos os acontecimentos. Não teve uma conclusão. Mesmo assim, foi muito interessante.
            A história envolve um garoto que não tem frequentado a escola. Até mesmo sair de casa é difícil, tudo por causa de um trauma que sofreu. Então, seu passatempo é fazer compras online de todo o tipo de coisa estranha possível. Um dia, chega uma carta dizendo que ele ganhou um prêmio e perguntava se ele aceitaria ou não. Por mera curiosidade de saber qual era o prêmio, ele marca o sim. No outro dia, chega uma caixa e dentro havia uma maleta bem rústica. Ao abrí-la, se depara com uma boneca tão bem-feita, que suas feições pareciam reais. Curioso, analisa por todos lugares e da corda. Então, a boneca desperta e se apresenta, dizendo que era a quinta boneca da coleção Rozen Maiden. Ele, a partir de agora, seria seu servo. Era só fechar contrato com ela, assim, ela poderia protegê-lo, enquanto ele a servia. O garoto, a princípio, achou que era uma brincadeira de mau gosto. Mal ele sabia da importância dessa boneca. Não a levando a sério, é atacado por um outro boneco. Em meio ao desespero, ele fecha o contrato e é salvo pela educada boneca. Agora, que tipo de emoção a vida desse garoto terá?

            Jun Sakurada é estudante do fundamental. Tornou-se um NETT, após sofrer um trauma na escola, isso, passa ficar claro, no decorrer do anime. Ele é muito inteligente, habilidoso e pode ser muito rude e frio. Contudo, quando se importa com alguém, pode demonstrar ser muito atencioso e gentil. Ele passa todo o seu tempo fazendo compras estranhas pela internet e as devolve, antes do prazo de devolução acabar. Seus pais são muito ausentes, então, está ao cuidado da sua irmã, que é uma colegial. Apesar dela se preocupar muito com ele, o rapaz não está disposto a escutá-la. Quando Jun recebe uma boneca da Rozen Maiden, sua vida é virada de cabeça para baixo, sendo obrigado a, muitas vezes, sair da sua zona de conforto. No começo, era um incômodo, mas, com o tempo, ele acabou se apegado a ela e às demais que começaram a aparecer em sua casa. Com isso, muitas coisas mudaram em sua vida.


            Suigintou é a primeira boneca Rozen Maiden. Ela é referida como a boneca incompleta, o que pode, talvez, ter interferido na sua personalidade arrogante e rancorosa. Ela também é um tanto sádica. Adora ver o circo pegando fogo e tem uma clara intriga com Shinku, boneca de Jun. Ela não fazia questão de ter um medium (o humano com quem faz contrato para se tornar mais forte. É como se ele fosse seu alimento espiritual), porém, um dia, encontrou uma garota doente que a cativou, pois ela sentia que eram iguais. Foi a primeira vez que Suigintou se sentiu apegada a um humano, além de seu próprio criador. Suigintou quer muito vencer o Alice Gamer, para provar a todos e ao seu criador que é uma boneca perfeita. Então, não se importa em destruir suas outras irmãs para conseguir atingir seu objetivo. Por isso, está sempre perseguindo as demais bonecas.


            Kanaria é a segunda boneca de Rozen Maiden. Ela tem uma personalidade muito fofa, embora possa ser um pouco arrogante, e diz ser a mais corajosa de todas. No começo, ela quer roubar as rosas místicas de suas irmãs, mas acaba ficando amiga delas e desiste. Ela tem uma medium, que é uma mulher madura que ama bonecas. Elas se dão muito bem, inclusive, mais tarde, apresenta sua mestre para Jun e as demais bonecas. Kanaria, a princípio, parecer ser só uma bobinha, mas pude ver o quão poderosa ela pode ser. Ela toca violino. Além de ser uma amiga incomparável. Gosto muito dela.


            Suiseiseki é a terceira boneca Rozen Maiden. Ela tem uma irmã gêmea. Ela e a sua irmã são conhecidas como jardineiras, por terem o dom de falar com plantas e tratá-las.   Suiseseki é uma travessa. Ela é tímida, pode ser esquentada e abusada. Não confia em humanos, por isso destrata Jun, a princípio. Jura que nunca fará contrato com um humano.  No decorrer, ela passa a viver na casa de Jun e se apega a ele, mesmo que não tenha coragem de admitir abertamente. Essa fofinha está constantemente preocupada com sua irmã, que acabou nas garras de um mestre tirano. Tenta libertá-la dele, mas não é o que sua irmã deseja.


            Souseiseki é a quarta boneca Rozen Maiden, irmã gêmea de Suizeiseki. Elas são mais fortes quando estão juntas, no entanto, como elas discordam sobre fazer contrato ou não, acabam se separando. Ela é gentil, educada e leal. No começo, achava que era um garoto, já que ela fala como se fosse e se veste de forma mais masculina, mas descobri que é uma garota também. Há muitas coisas diferentes sobre ela, do mangá em relação ao anime. Souseiseki tem muito respeito por seu mestre e, não importa o que ele deseje, ela está disposta a fazer.


            Shinku é a quinta boneca Rozen Maiden. Ela é a mestre de Jun, que se tornou seu medium. Ela não aceita ser tratada como serva, é muito orgulhosa e se comporta como uma perfeita dama, o que mostra um lado arrogante. Seu passatempo é tomar chá e ler. No começo, Jun e ela viviam feito cão e gato, mas criaram respeito mútuo. Agora, Jun faz tudo que ela deseja e viraram bons parceiros. No começo, Shinku era agressiva com todas as suas irmãs, mas dava para ver que havia gentileza por trás de tudo e que, no fundo, não era o que ela queria fazer. Com o passar do tempo, ela se tornou cada vez mais gentil, acolhendo as suas irmãs, com exceção da primeira, que parecia impossível se relacionar. Shinku chegou ao ponto de não desejar jogar mais Alice Gamer, um jogo que o criador inventou para que pudesse encontrar a boneca mais perfeita. Todavia, jogar significava tirar a vida das demais bonecas. Shinku e Jun se tornaram muito próximos e mudaram muito, por cousa da convivência um com o outro.


            Hina Ichigo é a sexta boneca Rozen Maiden. Ela é fofa, infantil, ingênua e egoísta.  Ela odeia ficar sozinha, por traumas passados. Por essa razão, acabou quase matando sua atual medium, que era colega de sala de Jun. Porém, Shinku, que acabou percebendo isso, lutou com ela no Alice Gamer, salvou a mestra dela e a levou consigo para a casa de Jun.  Hina é uma das bonecas mais adoráveis. Ela conquistou profundamente o coração de todos, inclusive do frio Jun, que sempre a mimava, mesmo se fazendo de indiferente. Ela é um verdadeiro neném, que deveria ser protegida. Ela é mais corajosa do que aparenta. Faria qualquer coisa pelas pessoas que ama.


            Kirakisho é a sétima boneca Rozen Maiden. Ela só aparece, de fato, na segunda saga. Ela não tem corpo físico e foi completamente abandonada por seu criador. É apenas uma existência astral, por assim dizer. Por causa disso, ela está fazendo de tudo para conseguir um corpo e ser aceita. Ela pode ser carinhosa e muito insana. Aprisionou quase todos os mestres de suas irmãs, inclusive Jun, menos a de Kanaria. Além de desejar roubar o corpo de suas irmãs. Ela tem uma aparência muito fofa. Tenho uma Pulip (boneca de coleção) dela. Ela é terrível, mas tenho dó. O criador dela foi muito malvado em não terminá-la e abandonar só o sentimento de sua existência.

            Jun, do mundo que não deu corda, é um universitário que mora sozinho em uma kitnet vazia. Trabalha de meio período em uma livraria e não tem amigos. Vive sem sentido algum, porém, um dia, passou a receber mensagens estranhas do eu dele de outro mundo. No começo, não acreditou, mas chegaram partes de bonecas para ele montar. Isso começou o trazer ânimo à vida, assim, montou Shinku. Todavia, ficou desapontado quando viu que ela dava mais importância ao Jun do outro mundo, se sentindo um lixo novamente, o que o fez dar umas mancadas bem sérias.
            Esse anime é maravilhoso. Não expliquei tudo muito bem, mas ele é fantástico e acho que muitas pessoas deveriam conhecê-lo. Não vejo muitas pessoas falarem sobre ele, mas eu realmente amei. INDICADÍSSIMO!!!


Gênero:   Drama, seinen,comedia, Sobrenatural
Autor:  PEACH-PIT

Mangá:  7 volume,  10 volumes
Anime:  3 Temporadas - 37 episódios 

1 comentários:

  1. Eu tenho uma dúvida.. O mangá de 2002/2007 acaba incompleto? Falaram que foi cancelado, aí tenho medo que não tenha um final fechado pelo menos.

    ResponderExcluir