Perfect Blue


           Encontrei esse filme há algum tempo. Não esperava assistir de imediato, mas acabou surgindo a oportunidade. Ele foi produzindo em 1997 e nota-se claramente que é um tanto antigo, no entanto, foi muito bem-feito. Sua história envolve um teor um tanto pesado, mexendo totalmente com o psicológico dos personagens e nos deixando muito confusos. Confesso que fiquei muito perdida, sem entender algumas coisas. Minha sorte foi que uma moça explicou algumas coisas nos comentários, aí as coisas começaram a fazer sentido. Caso contrário, estaria até agora sem entender nada.


            A história envolve uma jovem idol pop que está prestes a sair do seu grupo para seguir a carreira de atriz. No entanto, ao anunciar a sua saída, muitos fãs ficam chateados com a atitude dela. Passado um tempo, ao começar a sua primeira filmagem, o seu gerente recebe uma carta endereçada a ela, que explodiu quando ele abriu para conferir o conteúdo. Naquele mesmo dia, a moça entrou num site que haviam feito para ela. Ali, tinha uma espécie de diário, falando tudo que havia feito ou falado durante o dia. Quando as coisas que havia feito durante aquele mesmo dia estavam escritas ali, a jovem começou a ficar assustada, por perceber que estava sendo perseguida tão de perto. Isso começou a deixá-la transtornada. As coisas começaram a piorar quando ela decidiu aceitar fazer uma cena que manchava sua pureza, recebendo cada vez mais ameaças. Aquele diário estava, a cada dia, mais assustador, jogando na cara que a pessoa que estava fazendo coisas que manchavam a imagem da idol, a qual todos amavam, era uma pessoa falsa. Pessoas do seu trabalho começaram a ser assassinadas. Diante de toda essa pressão psicológica, ela começou a duvidar de si mesma e não conseguia mais dividir a realidade da ficção. E agora? O que acontecerá com a vida e a carreira dessa jovem?


            Mima Kirigoe é uma moça cheia de energia que, depois de curtir um bom tempo sua carreia de cantora em um grupo de garotas que cantavam música pop, chamado de “CHAM!”, resolveu se dedicar à sua carreira de atriz. Esses grupos, geralmente, têm muitos fãs que desejam que, para sempre, suas idols sejam puras como anjos. Uma vez que ela decidiu seguir um novo caminho, muitos de seus fãs ficaram decepcionados, mas alguns ainda a seguiam por todos os lados. Quando ela percebeu que algum fã, infeliz com a sua decisão, estava a perseguindo, começou a ficar paranoica com todos ao seu redor. Querendo dar um up em sua carreira de atriz, passou a aceitar fazer ensaios fotográficos eróticos. Foi aí que as coisas passaram a ficar mais sérias, porque, no diário que alguém fez sobre a vida dela em um site, passaram a escrever coisas que ela nunca havia feito ou dito. A pressão de vários lados começou a deixá-la cada dia mais fora de si.


            Rumi é assessora de Mima. Ela é muito atenciosa e a acompanhou desde o começo de sua carreira como idol até a sua nova carreira de atriz. Ela sempre bate de frente com o gerente, pelo bem de Mima, para que ela não tenha sua imagem manchada ou que não faça o que não quer. No entanto, a jovem atriz decidiu fazer uma cena em que ela era estuprada, mesmo que Rumi tenha insistido para que não fizesse. Durante a gravação, Rumi ficou transtornada e abandonou o local, ficando um tempo sem cuidar da Mima.  Depois de um bom tempo, ela voltou a rodeá-la, no entanto, mesmo que a Mima parecesse tão estranha, dizendo coisas confusas, Rumi não delatou isso a ninguém e nem tentou ajudar.


            Tadokoro é o gerente de Mima. Ele faz de tudo para que ela alcance o topo, mesmo que isso manche um pouco da pureza que ela costumava ter. Para ele, parecia fácil aceitar a cena, mas ver não foi. Mesmo assim, continuou a apoiando firme e forte em suas decisões. Todavia, ele não percebeu ou fingia não ver o problema que sua atriz estava passando. Não sei ao certo. Ele ficava o tempo todo com ela, como não percebeu que algo estava errado?


            Uchida é um fã muito fanático de Mima. Ele ficou muito desapontado com a saída dela, mas ainda a seguia por toda a parte. Acredito que ele escrevia o diário, no entanto, ele recebia um e-mail da suposta Mima, contando tudo o que ocorria com ela. Para mim, era ele que fazia todas as coisas, mas as coisas passam a ficar confusas. Talvez ele esteja sendo usado por alguém. De alguma forma, parece que ele passou a acreditar que a Mima atriz não era a verdadeira Mima, por isso passou a tentar fazer coisas ruins com ela, por estar sujando a imagem da sua pura idol.
            É bem tenso esse filme. Ele abrangeu, de uma forma muito interessante, o extremismo dos fãs. Já vimos muitas coisas acontecerem entre fãs e ídolos, não só de fora, como no próprio Brasil. Acho que ser famoso não é tão fácil, pois muitos perdem a liberdade de fazer suas próprias decisões. Pelo menos os asiáticos são assim. Se um idol resolve namorar, as fãs fazem um inferno na vida dos coitados, e por aí vai. Parece bem difícil. Já houve vários casos se casais terminarem, por causa da pressão dos fãs. Gostei desse filme, só não esperava que fosse desse jeito. Fiquei bem surpresa. Assistam, se gostarem desse lance psicológico.  


Gênero:  Mistério, suspense, Drama
Roterista: Sadaiyuki Murai
Filme animado: 1

0 comentário

Postar um comentário