Satsuriku no Tenshi (Angels of Death)


            Uma estranha atração me levou a assistir a esse anime. Não sei exatamente como isso aconteceu. Eu poderia dizer que foi amor à primeira vista, mas não é exatamente isso.  Algo dentro de mim me atraiu para a personagem principal, mesmo que eu nem soubesse de onde ela era. Eu sentia que queria conhecê-la e, mais que isso, eu queria fazer cosplay dela. Foi esse sentimento que me levou a conhecer o anime. Na época, estava em lançamento. Não assisto lançamentos, então resolvi, primeiramente, ler o mangá e aguardar a hora certa para ver. E como eu esperava, ainda que seja uma história um tanto obscura e cheia de contradições internas, eu me apaixonei.
            O anime, mangá e novel foram baseados no jogo, que foi lançando em 2015. Não faço ideia de como é e não achei nada concreto para ver, mas acho que amaria jogar. O primeiro mangá saiu em 2016. Eu gosto muito da ilustração. Como sempre, acho que os sentimentos dos personagens são expressados de forma mais intensa no mangá. Tem alguns detalhes que você não verá na animação. Até mesmo as histórias de vida de alguns personagens envolvidos que, na animação, não entram em detalhes.  Então, indico que, se você quiser se aprofundar mais nessa história, leia o mangá. Em 2017, lançaram outro mangá, que é uma espécie de prequel do game. No momento, está com dois volumes e em andamento. No mesmo ano, foi lançanda outra série, com o subnome de “Satsuten”, concluída com 2 volumes.

            Em 2016, lançaram a novel. São três volumes. Não sei se segue a mesma história ou se tem algo diferente, mas eu gostaria de conhecer, com certeza. O anime foi lançado em 2018, no segundo semestre do ano. Eu achei a qualidade ótima e que os dubladores fizeram jus aos seus personagens. Mesmo que eles tenham, talvez, cortado alguns detalhes, não fez a história empobrecer. Ficou profunda, como eu já esperava. Não tenho certeza se o final que vimos no anime é, de fato, um final. Vamos saber somente quando o mangá finalizar. No entanto, eu gostaria muito que tivesse algo mais detalhado no final do mangá, porque o anime, apesar de terem trabalhado numa conclusão muito bem-feita e bonita, fiquei com uma pulguinha atrás da orelha, o que me levou a ficar um tanto confusa sobre o que, de fato, aconteceu.


            A história envolve uma menina que está presa em uma sala de um edifício abandonado, sem nem uma lembrança ou qualquer pista do porquê se encontra em tal lugar. Ao começar a explorar o prédio, ela se depara com algumas mensagens misteriosas: “Quem é você? O que você é? Você deve descobrir por você mesmo. Um anjo ou um sacrifício?”. Ao descer um andar, acaba tendo um encontro um tanto perigoso com um rapaz todo enfaixado, usando uma foice, que começou a persegui-la. Quando ela consegue despistá-lo e descer para próximo andar, encontra um médico que diz ser o seu terapeuta. Porém, ele começa a ter uns comportamentos um tanto estranhos, e ao tentar fugir dele, o médico acaba a rendendo em cima de uma cama de cirurgia. Ela se debatia, tentando se soltar, e de repente tudo ficou vermelho e uma risada estridente surgiu por trás do médico, que caiu ao seu lado, com o corpo inerte. Totalmente em choque, o rapaz enfaixado perde totalmente a vontade de matá-la quando percebe que, apesar de estar respirando, parecia mais uma boneca sem vida, e vai embora. Ao despertar do seu choque, toda a sua memória havia voltado, e em seu rosto angelical havia apenas vazio. Então, ela se aproxima do moço da foice, que estava tentando abrir à força o elevador, e faz um pedido: “Eu te imploro, por favor, me mate”. O moço vomita, uma forma de expressar o quanto estava enojado com tal pedido. Ele diz que, apesar de ser um assassino, não sente vontade de matar alguém com olhos tão sem vida como os dela. Porém, naquele momento, eles fizeram uma promessa um ao outro: em troca de matá-la, como queria, ela teria que o tirar daquele prédio. Em meio a essa promessa estranha e louca, agora eles irão trabalhar juntos para sair do prédio. Que tipo de desafio aguarda-os nos demais andares? Conseguirão cumprir suas promessas?


            Rachel Gardner é uma menina de 13 anos que, após ver pessoas morrerem, foi levada a fazer um tratamento psicológico. Ela é uma garota de aparência meiga, uma face inexpressiva e incapaz de mostrar qualquer emoção. Mostrou ser muito calma e pode ser muito obediente. Além disso, é muito inteligente. No começo, ao não lembrar de nada, estava um pouco mais expressiva, porém, após o choque de ver uma pessoa sendo morta na sua frente, recuperou a memória. Seja lá qual for essa lembrança, deve ser muito obscura, porque, a partir desse momento, ela parecia uma boneca totalmente sem emoção, que só desejava a morte. Durante seu trajeto, os líderes dos andares a acusaram de ser egoísta, cruel e manipuladora. Parecia mais um jogo psicológico. Isso a perturbava e ela negava severamente tal acusação.
(Atenção: o parágrafo a seguir contém spoiler. Passa para o próximo)


            Rachel não teve um passado muito agradável, e talvez esse seja o motivo dela ser como é hoje. A garotinha sem expressão, de quem não sabemos nada, nos surpreende com a verdade sobre si. Ela não entende a moralidade humana, por isso nada do que faz é por malícia ou por maldade. Após ver sua mãe sendo morta e, em seguida, matar o seu pai, ela os costurou novamente e fez o que sempre sonhou: uma família feliz. Tudo o que desejava era que as pessoas e coisas que amava fossem perfeitas e pertencessem a ela, nada mais. Apesar de achar que não havia nada de mal no que fazia. Um dia, quando encontrou uma bíblia, descobre que era uma pessoa impura e que tudo o que havia feito, até então, era errado. Então, teve um colapso. Apesar de não entender por que era errado, agora ela sabia que o que havia feito era ruim. Ao ver que isso a fazia impura e pecadora, passou a acreditar que somente a morte seria a solução para que, talvez, fosse perdoada por Deus.


“São pessoas felizes assim que criam monstros! Eu sou um monstro.”
            Isaac Foster é um rapaz de 20 anos, um assassino em série que anda enfaixado e com uma foice. Depois de começar a ser caçado pela polícia, por estar envolvido em uma série de assassinatos, acaba sendo acolhido em um prédio abandonado, no qual ele domina o andar B6 e tem autorização para matar qualquer um que ali entre. Isaac prefere ser chamado de Zack. É um rapaz um tanto contraditório, eu diria. Pode custar a acreditar, mas ele é uma pessoa muito pura e honesta. Odeia profundamente mentiras. Seu linguajar é um tanto chulo. Não sabe escrever ou ler e tem dificuldades para entender coisas complexas. No entanto, tem um instinto muito aguçado, tem bons reflexos, é forte e veloz. Embora seja uma pessoa simples e nem um pouco esperto, conseguiu sobreviver a todo tipo de situação, desde criança, sem qualquer proteção e alguém. Não se sabe ao certo se ele já tinha algum problema mental quando nasceu, no entanto, depois de passar tantas coisas terríveis quando criança, passou a ter sede por destruir e matar.
(Atenção: o parágrafo a seguir contém spoiler. Passa para o próximo)


            Porém, como foi que tudo isso começou? Quando ainda pequeno, vivendo com sua mãe, que provavelmente não tinha uma vida decente, acabou presenciando um dos episódios mais terríveis de sua vida: um homem, que era provavelmente namorado de sua mãe, jogou álcool e fogo nele. Mesmo estando com todo o seu corpo queimado, o garotinho não morreu, mas foi descartado, como lixo, por dinheiro. Assim, passou a viver em uma casa que tinha várias crianças que morriam todos os dias, ficando apenas ele ali, obedientemente, fazendo o que os donos da casa o mandavam fazer. Viveu uma vida que carecia de educação, princípios básicos de um ser humano e amor. Um dia, após ver um filme em que um assassino matava pessoas que estavam vivendo momentos felizes, nasceu dentro dele essa vontade de fazer o mesmo. Foi assim que um assassino nasceu. Zack só tem prazer em matar pessoas que parecem felizes ou que conseguem demonstrar suas emoções tão claramente. Por nunca ninguém ter sido gentil ou amoroso com a sua existência, o moço não sabe lidar com os sentimentos ou quando prestam atenção nele. Não sabe lidar nem com os sentimentos que isso lhe proporciona. A primeira coisa em que pensa é matar a pessoa para livrá-la dessa sensação desconhecida ou fica enojado.


            Talvez esse encontro tenha sido coisa do destino. Essas promessas loucas, em uma situação caótica, iam mudar a vida desses dois para o bem ou para o mal. Quem sabe?  Durante esse trajeto, juntos, a inteligência de Rachel e a força e rapidez de Zack eram usadas para conseguir cumprir seus objetivos. Eles acabaram construindo um forte laço entre eles, inquebrável. Por mais que eles não vissem, algo já havia mudado dentro deles.  Não parecia que ambos protegiam um ao outro apenas por uma promessa, embora esse fosse o motivo que eles usavam para justificar o que estavam fazendo um pelo outro. Apesar de todas as controvérsias que envolve a vida e a situação deles, eu gosto muito de como um é com o outro. Para mim, a forma que eles ficam revivendo as promessas deles, que são um tanto loucas, acaba soando como uma forma de se importar pelo outro. Até mesmo para dar uma razão para continuarem lutando e vivos. Rachel, que não tinha nem uma esperança, começou a usar essa promessa como um motivo para continuar viva, até o dia em que, pelas mãos daquele em que ela confia, sua vida seja finalmente tirada.


            Daniel Dickens é um médico que, aparentemente, parecia ser uma pessoa totalmente normal. No entanto, ele é um dos habitantes do prédio abandonado, o dominador do andar B5, que parece um hospital. Danny é um homem inteligente e astuto. Ele chegou a ser o terapeuta que estava tratando a Rachel, mas acabou ficando obsessivo pelos olhos sem vida da garota, os quais ele diz serem muito parecidos com os da sua mãe, que faleceu quando ele ainda era criança. O médico também é o assassino de seu andar. Ele mostra ter uma obsessão por olhos, pois nasceu sem um de seus olhos quando criança. Por causa disso, sofreu muita discriminação, e isso afetou a sua mãe, embora ele lembre que ela era quem mais o amava. Depois de encontrar sua mãe morta, por suicídio, ficou apaixonado pelos olhos azuis e sem vida dela. Ao encontrar Rachel, ele encontrou novamente os olhos que sempre ambicionou. Danny a queria por perto. No começo, achei que ele queria só os olhos dela. Porém, no desenvolvimento, tomamos conta de que ele a ama de verdade, do jeito torto dele, mas ama, e quer muito ser amado por ela, assim como a mãe dele o amou quando criança. Daniel sabe tudo sobre a vida da menina, inclusive como ela foi parar nesse prédio.


            Edward Mason é um menino de uns 13 anos. Ele é residente do andar B4, que parece ser mais ser um cemitério muito bem-cuidado, por sinal. O garoto é educado e gentil, no entanto, pode ser impaciente quando as coisas não saem como quer e mostrar um lado agressivo. Eddie é uma criança que tinha tudo para ter uma vida normal como qualquer outra criança, mas a vida acabou o tornando assim. Em toda a vida, ele nunca teve nada que fosse, de fato, dele. Sendo de uma família de muitos irmãos, sempre teve que se contentar com os restos dos outros. Então, um dia, ele descobriu uma forma de eternizar os seus próprios tesouros: matando aqueles que deseja e arrumando um lindo túmulo, onde poderão descansar em paz. Edward se apaixonou à primeira vista por Rachel e diz que eles são tão iguais, que deseja muito que ela fique com ele para sempre, em um lindo túmulo que ele arrumou somente para ela. Já que ela quer tanto morrer, será que vai topar e deixar a promessa feita com Zack?


            Catherine Ward é uma mulher que habita o andar B3, um local que é cheio de armadilhas. Ela é extrovertida, excêntrica e sádica. Ela diz ser uma condenadora, que está ali para julgar os seus pecadores. Em seu andar, tem uma série de jogos perigosos, os quais ela nem hesita usar. Cathy estava extremamente interessada em ver como seria o fim do maior dos pecadores, que ela acreditava ser Zack. Ficava totalmente animada ao vê-lo sendo torturado de todas as formas. Ele chegou a levar um choque de execução, mas não morreu, o que a deixou mais animada ainda. Não existe uma história bizarra que a levou a ser assim. Até onde eu entendo, ela sempre acreditou ser superior, a pessoa que está acima de todos, e por isso pode julgá-los da forma que queira. No mangá, tem a história de como ela começou a ser mais extrema em seu modo de ser.


            Abraham Gray é o senhor que habita o andar B2, onde tem uma sala principal que parece uma igreja. É um homem eloquente e sério. Também é um tanto culto e está sempre em busca de conhecimento, ainda que isso custe a vida de alguém.  Com seu alto nível de persuasão, ele consegue fascinar as pessoas. Ele usa uma espécie de incenso para fazer as pessoas terem ilusões. Gary se posiciona como reverendo, no entanto, não acredita em Deus. Por estar envolvido com a religião das pessoas, ele mesmo se designou ser um deus. Quando a Rachel chega ao andar dele, o homem começou a dizer que ela era uma bruxa, culpada de todas as desgraças que aconteceram com os outros habitantes dos andares anteriores e ainda por ter corrompido o Zack. O senhor Gray parece ter simpatia em relação ao Zack. 
            Esse anime me conquistou. Sei que tem todo esse lado sombrio, porém, algo em particular me atrai para a Rachel e o Zack, eu disse isso no começo. Eu fui totalmente atraída por ela, e meio que entendo o motivo, mas ainda não sei colocar em palavras. Eu gostei muito do anime. Ainda quero assistir mais algumas vezes, com toda a certeza. O mangá, para mim, é o melhor de todos, porque sinto que têm uns detalhes que foram deixados para trás na animação. SUPERINDICO!!!

Gênero:  Aventura, Horror
Autor: Makoto Sanada 
Ilustração: Kudan Nazuka 
Mangá: 8 / 2 / 2 Volumes
Anime: 16 episodio

0 comentário

Postar um comentário