Switched (J-drama)


    

        Esse dorama japonês foi lançado na Netflix nesse ano, 2018. Foi baseado no mangá “Sora wo kakeru yodaka”, que foi lançado no Japão em 2014. Não encontrei o mangá para ler, mas adoraria. Quem sabe, futuramente, apareça. Eu amei o dorama. A qualidade está incrível. Tem poucos episódios, mas são suficientes para desenvolver essa história cheia de mistérios. No elenco, teve vários rostinhos novos que eu não conhecia. Estou apaixonada pelo ator Daiki Shigeoka, que com certeza, se continuar presente em doramas e live-actions, vai acabar ganhando um espaço na minha lista de atores favoritos. Achei a história muito incrível, mas confesso que me deixou muito confusa. Eles trabalharam muito bem no mistério, porque, nas primeiras impressões, não consegui desvendar nada. Quando achava que era, não era. Foi uma loucura.


            A história gira em torno de duas estudantes da mesma sala que têm vidas completamente distintas. Enquanto uma delas é bonita, iluminada e cheia de amigos, a outra se sente feia por ser gordinha, deslocada, solitária e abandonada pelo mundo. Diante desse contraste, elas têm algo em comum: o amor pelo mesmo garoto. No entanto, esse rapaz acaba se declarando para a garota iluminada, da qual era amigo desde criança, e eles começam a namorar. A outra ficou devastada. No dia do primeiro encontro do casal, quando a garota estava no caminho, recebeu um telefonema privado. Ao atender, uma voz feminina anuncia de quem se trata e diz que cometerá suicídio. Desesperada, a garota pergunta onde ela está. Nisso, a suicida pede para que olhe para trás e não tire os olhos dela, então pula. Totalmente em choque pelo que havia visto, desmaia. Quando acorda, está no hospital. Após uma enfermeira falar que iria chamar o médico, ela vê seu reflexo no espelho e fica chocada quando a imagem que vê não é a dela. O que aconteceu? Por que ela estava no corpo da menina que havia se suicidado na sua frente? O que irá acontecer a partir de agora?

Sorriso mais fofo. Ayumi no corpo da Umine

            Ayumi Kohinata é uma menina bonita, alegre, atenciosa e simpática. Ela é como o sol, muito iluminada, atraía as pessoas para ela. Desde pequena, cresceu junto de seus dois melhores amigos, Kaga e Mizumoto. Nesse decorrer, ela sempre foi apaixonada por seu amigo, Mizumoto. Só depois de um bom tempo, finalmente, ele se declarou, e finalmente ela pode concretizar esse amor. No entanto, ela não imaginava que, antes de viver o máximo dessa nova etapa de sua vida, ela iria passar por uma situação tão caótica. Quem diria que seria possível o seu espírito passar para outro corpo? Ninguém acreditava nela, nem seus pais e seus amigos. Ela estava sozinha, presa num corpo do qual nem sequer tinha controle, sendo chamada de louca, vivendo em uma casa bagunçada, lidando com uma mãe que parecia ignorar sua existência, sendo desprezada pelos seus colegas de classe e vendo seu corpo verdadeiro sendo tomado por outra pessoa, vivendo com seu namorado e ao lado de seus amigos. Essa solidão foi desesperadora. Foi aí que ela viu o quanto a menina que era dona desse corpo estava sofrendo. Mesmo querendo seu corpo e sua vida de volta, ela não conseguia sentir raiva dela, porque, mais que ninguém, sabia o que ela havia sofrido por tanto tempo.

Umine no corpo da Ayumi

            Zenko Umine é uma garota introvertida, que se acha feia. Por ser gordinha, sempre foi chamada de feia e sempre sofreu todo o tipo de humilhação e maus-tratos das pessoas ao redor. Em casa, sua mãe acabou não ajudando muito no desenvolvimento do monstrinho que ela acabou criando dentro si, por causa de todas essas coisas que sofreu no decorrer do tempo. Zenko criou uma personalidade realmente amarga, invejosa e sem esperança qualquer. De todas as pessoas terríveis que ignoravam a existência dela, havia o Mizumoto, que era alguém muito atencioso e, às vezes, oferecia ajuda para fazer as tarefas de sala. Com isso, acabou se apaixonado por ele. Para Zenko, poderia ser que ela não tivesse nada, mas desde que ele olhasse para ela, estava tudo bem. Porém, quando descobriu os sentimentos dele pela garota que ela mais odiava, por pura inveja, acabou perdendo a cabeça. A raiva dela por Ayumi era pura inveja, porque a menina era tudo que ela queria ser e tinha tudo que ela queria ter. Ela pensou em se suicidar, mas acabou descobrindo um método para trocar de corpo. Poderia ser mentira e, no fim, ela só perder a vida, mas estava tudo bem. Se não desse certo, para ela, seria melhor morrer mesmo. Deu certo e finalmente estava em posse da vida que sempre quis ter: um corpo e rosto bonito, o namorado dos sonhos, bons amigos e uma família carinhosa. Tudo estava perfeito.


            Contudo, o que ela não contava era que Ayumi, ainda que estivesse em um corpo que julgavam ser feio, estaria brilhando como nunca. Mesmo em um corpo que não era dela, estava fazendo de tudo para conquistar o seu espaço e respeito das pessoas à sua volta. Já Umine, que estava em um corpo bonito e que tinha tudo que sonhara, estava cada vez mais se arruinando, por não ser capaz de, ainda em um corpo diferente, ser aceita e amada como queria. Ela tinha tudo, mas, ao mesmo tempo, não tinha nada, porque, no final, nada daquilo pertencia a ela. Ver a Ayumi ser amada e aceita, mesmo em corpo que ela odiava, a deixava mais frustrada. Só acredito que, no fundo, ela sempre quis culpar o fato de ter um corpo fora dos padrões de beleza japonesa que ela tinha pela sua vida miserável. No entanto, ao ver que a menina estava se saindo bem mesmo num corpo desses, a fez perceber que o problema, provavelmente, era como a personalidade dela havia se tornado terrível.


            Acho que esse dorama nos mostra, muito bem, algo muito importante. Não importa se você é magro, gordo, alto ou baixo. Ou que tenha uma beleza deslumbrante ou mediana. Se você for uma pessoa de coração amargo, se você for tomado totalmente pela escuridão que arruína o seu coração, você se tornará uma pessoa feia. Podemos ver um bom exemplo nessas duas. A Ayume, que estava no corpo da Umine, estava cada dia mais radiante, porque sorria, porque era atenciosa e porque era meiga. Mesmo sendo gordinha, ela estava realmente linda. Enquanto a Umine, no corpo da Ayume, com sua inveja insaciável e amargura estava ficando, a cada dia, mais sombria e feia. Então, não importa que você tenha um corpo e rosto que ache bonito se você não mudar quem você é por dentro. A importância de cuidar dos nossos corações é algo que não deve ser ignorado. Vou me cuidar para ser mais bonita fisicamente, vou fazer uma cirurgia plástica para ficar mais bonita...não adianta nada se você continuar uma pessoa amargurada.


            É claro que é mais fácil falar, porque ninguém conhece o que a pessoa passa para se tornar dessa forma. Nem todo mundo é forte o suficiente para enfrentar tanta humilhação e desprezo durante a vida. Às vezes, a pessoa acaba se afogando nisso tudo. Acho que o exemplo interessante que esse dorama dá é que você não precisa ser perfeito fisicamente, pois não é disso que você precisa. O que você precisa é curar esse coração, que está cheio de amargura. O que você precisa é dar um passo e aceitar a gentileza das pessoas. Juntar a mesma coragem que teve para tomar o corpo de outra pessoa e construir o seu próprio lugar. Umine, por ter se tornado tão amarga, muitas vezes afastava as pessoas que tentavam ser gentis com ela. Acreditava que todo mundo era falso e queria o mal dela. Não era bem assim. No final, a vida que estava tendo era porque não encarava ninguém de forma diferente. Mas não é tão fácil encarar, né? É fácil falar, mas fazer, só quem passar por isso sabe. Contudo, talvez essa experiência fosse boa para ela e para Ayume, que passou a prestar mais atenção à sua volta. Uma das coisas que eu esperava mesmo da Ayume, ela fez: falou para Umine que, ainda que não conseguisse voltar para o seu corpo, ela viveria plenamente. Essa seria sua vingança, ser feliz não importa onde estivesse. Fiquei feliz com essa atitude dela. 

Esse sorriso e um tiro em qualquer coração.

            Shunpei Kaga é um rapaz bonito, amigável e muito extrovertido. Ele é muito popular onde quer que vá. Ele é um dos amigos de infância de Ayumi e guarda seu amor por ela à sete chaves. Apesar de aparentar ser meio desligado, no decorrer, vemos que ele conhece a Ayumi muito mais do que ela imaginava. Sorrateiramente, sempre prestou muita atenção em seu comportamento, em suas ações e em detalhes inimagináveis. O fato dele esconder esse sentimento era porque ele conhecia os sentimentos dela por Mizumuto, seu bom amigo. Como era mútuo, ele não viu porquê se meter nisso. Era doloroso, mas mais doloroso seria atrapalhar a amizades deles. Kaga é apaixonante. Seu jeito de ser nos cativa com muita naturalidade, o que nos faz entender bem ele ser tão popular. Não falarei de como ele se desenvolve na história para não atrapalhar o mistério.


            Koshiro Mizumoto é um rapaz bonito, gentil, simpático e inteligente. Está sempre em primeiro lugar nas classificações de nota da escola. Ele sempre foi amigo de Ayumi e Kaga. Seu laço de amor por Ayumi parece existir desde sempre. Quando, finalmente, se tornaram namorados, ele ficou muito feliz. No começo da história, depois que as meninas trocam de corpo, eu o senti muito estranho. Principalmente em relação ao Kaga. Um mistério que ainda não foi solucionado, pelo menos não para mim. Koshiro era muito gentil com a Umine, e acho que ele nunca imaginou que ela acabaria interpretando seu lado atencioso como romântico. Quando ele percebeu que ela estava estranha - Ayumi já estava no corpo dela - acabou evitando-a. Não posso falar muito dele, mas confesso que ele fez um nó na minha cabeça. Ele me deixou muito confusa com todas as suas ações.
            Tem mais uma personagem que eu deveria mencionar, mas não vou. A única coisa que direi é que essa mulher sabe como é possível essa mudança de corpos, porque ela mesma já o fez. Porém, ela diz que não existe uma solução para voltarem aos seus próprios corpos.
            Achei esse dorama muito, muito bom. Gostaria de escrever uma postagem muito melhor, mas novembro e dezembro são meses caóticos na minha vida. A cabeça está cheia de coisas e não funciona direito. Então, espero que não tenha sido tão ruim assim. INDICADÍSSIMO!!!


Gênero:   Drama , Fantasia
Dorama:    6 episodio  

0 comentário

Postar um comentário