Playlist: músicas chinesas



De uns quatro meses para cá, minha vibe musical mudou totalmente. O que eu tenho escutado o tempo todo são músicas chinesas, com suas melodias que ressoam tão intensamente em meu coração.  Para ser sincera, nunca achei que eu gostaria tanto de ouvir. Hoje, o que mais me relaxa é uma boa música chinesa. Isso não começou por acaso. Na verdade, tudo começou quando vi meu primeiro anime chinês e, em seguida, assisti doramas chineses de época. Assim, me vi totalmente vidrada nessas canções, que fizeram meu coração vibrar. Por isso, nesse mês em que estamos quase concluindo o ano, quero compartilhar com vocês algumas que tenho ouvido muito. Deixarei outras de fora, porque são de uma história em particular que, no ano que vem, terá uma playlist somente para ela. 


A primeira música conheci nesse fim de semana e estou totalmente apaixonada. “Promise”, cantada por Raymond Lam & Eva Huang. Eu nem sabia o que dizia a letra, mas entrou com força em meu coração. Quando eu li a letra, tive mais certeza do quão maravilhosa é. Nesse momento, estou lendo uma novel que, inclusive, farei cosplay. A canção me lembra muito o casal principal. Choro ouvindo essa música. “Promise” fez parte da trilha sonora de um filme, que ainda não assisti, mas quero muito, chamado “A lenda do mestre chinês”. “Eu juro viver por você, porque eu posso perder tudo, menos te perder. O nosso amor vai durar mais do que todo o tempo do mundo.”.


Essa música é muito fofa e doce, porque supostamente é cantada pelo meu San Lang, porém, não sei quem canta, só sei seu nome em chinês: 追光者(seguidor). Ela soa tão adorável, mas não sei a letra, infelizmente.


                É complexo quando você acha uma música chinesa, porque existem dois fatores: ou está tudo escrito em vietnamita ou em chinês. É muito difícil saber o que é nome e o que não é. Gostei muito da canção cujo nome em chinês é 左手指”. Provavelmente, é uma música de dorama. Eu gostei muito dela, então, escutem. Gosto da melodia e a forma como é cantada. Uma pena que não saiba a letra.

>

Outra canção, que provavelmente é de dorama, se chama “Painted Love”, cantada por Yao Beina. Eu gosto do quão profunda e intensa essa música é. Talvez seja sobre uma linda e triste história de amor. 


Acho que vocês devem saber que músicas tristes são o que me cativa. A forma triste como essa canção soa também toca meu coração profundamente. O nome dela é “Painted Heart”, cantada por Jane Zhang. É provável que seja mais uma da trilha sonora de algum dorama.



Encontrei essa música enquanto escutava várias outras. Eu a acho tão linda! O seu nome é 做多情種, cantada por 胡楊林.


Esta canção também é linda. Cantada por JUN, se chama ( original). Eu gosto da forma como é cantada e da voz desse cantor.



Outra música de algum dorama que não conheço ainda, “Peach Blossom Promise”, cantada por G.E.M. Ela soa tão lindamente em meu coração, e a letra é muito bonita. “Na próxima vida, não sei se poderemos nos ver novamente.”.


Eu conhecia essa música em japonês. Foi uma surpresa encontrá-la em chinês e, não sei por que, parece mais bonita ainda. Pode ser porque estou apaixonada pela língua chinesa, no momento. Ainda mais porque usaram-na como trilha sonora da história que estou lendo, no momento. Não consegui entender como é o nome dela em chinês, mas em japonês é 金魚花火


Essa música é só lágrimas, apesar de parecer mais pop. Eu gosto dela, porque fala muito bem do amor do o casal da novel que estou lendo. É cantada por 林俊傑 JJ Lin, e o nome da música é 一眼萬年(Mil anos).
>


Agora, essa música não tem jeito: da vontade de chorar toda vez que a escuto. “Burial of Immortals”, cantada por Ye Li & Yuan She. Não tem como não espelhar essa canção no Príncipe herdeiro de Chien Le. Eu fico toda emocionada quando escuto, ainda que não saiba a letra.


Essa também é mais umas das canções que lembram a novel que estou lendo. O nome dela é “Enchanted for a Thousand years” (encantado por mil anos), cantada por Li Yuanjie.
E não para, porque essa história inspirou muitos corações e as trilhas sonoras estão aí para botar mais efeito ainda nesse amor. A música se chama 若花怜蝶, cantada por纯歌. Fico triste por não saber a letra.


Enquanto escutava músicas aleatoriamente, encontrei essa outra canção muito linda 皈依(纯歌版)” de 小曲兒. Não sei a letra também.


Além dessa, do mesmo cantor encontrei【曲終人未散】忘川, que também é linda, apesar de eu também não saber a tradução.


D a novel que estou lendo, essa foi uma das primeiras canções inspirada nela, com o nome 苍生不(indigno), cantada por 黑崎子. Essa canção é originalmente japonesa, mas acredito que a tradução da letra seja um pouco diferente. “Três mil lanternas brilhantes. Ouvi orações, não importa quão mesquinhas ou baixas, desejando riquezas, desejando fortuna, desejando poder, desejando sucesso. Eu não desejo nada disso. Tudo que eu desejo é você.”.


Outra música inspirada nessa história, mas não achei o nome de jeito algum. Conta como se conheceram. 
Essas são poucas de muitas que ando ouvindo quase sempre, ultimamente. Espero que vocês gostem, porque eu realmente amo muito essas canções. É uma pena que não consegui as traduções. Um dia, com certeza, chegarei lá. Se alguém quiser me indicar músicas chinesas nesse estilo, por favor, fique à vontade.

0 comentário

Postar um comentário